Citar só 8 motivos para se apaixonar por BH é um pecado se tratando da capital mineira que tem tanto a oferecer aos visitantes.
Porém, vou pecando por aqui, e neste post, resumi o que considero imperdível na cidade para quem visita em uma primeira oportunidade ou quem esteja retornando, tem dica pra todo mundo. E aí, vamos nos apaixonar por BH?
Esta é uma das primeiras referências para quem quer visitar Belo Horizonte, e tem mesmo seu valor.
Em sua gestão, Juscelino Kubitschek, então presidente da República, encomendou ao jovem arquiteto Oscar Niemeyer, um grande projeto com obras ao redor da Lagoa da Pampulha.
Desde então, toda sua obra foi reconhecida e admirada em todo o mundo. Certamente é um dos lugares que mais gosto de visitar em BH.
Esta é a minha maior paixão em BH, a querida Praça da Liberdade, que abriga em seu entorno edifícios históricos e importantes museus.
É lá onde está o Palácio da Liberdade, antiga sede do Governo Mineiro, ao fim da extensa alameda de palmeiras imperiais.
O Edifício Niemeyer dá ao lugar uma assinatura glamourosa do arquiteto, a mesma que um pintor famoso daria à sua tela.
Estar ali, é sentir a essência de ser mineiro, com seu jeitim quieto, calmo, sereno, tranquilo…
Me lembro muito bem do dia em que o Papa João Paulo II visitou Belo Horizonte, 1º de julho de 1980. Enquanto as pessoas se dirigiam ao encontro do Pontífice, eu caminhava em direção oposta, rumo à rodoviária, para visitar minha mãe no interior de Minas Gerais.
Era moradora recente da capital mineira, de onde nunca mais saí, e tenho entre minhas melhores recordações daquele dia, a voz do Papa ecoando nos alto-falantes espalhados pela Avenida Afonso Pena, abençoando os fiéis.
A Praça do Papa foi palco da celebração da primeira visita de um Papa à cidade, e o local onde o ilustre visitante proferiu a famosa frase: – “Que belo horizonte!”
O Mirante do Mangabeiras é um dos cartões-postais mais famosos da cidade, fica próximo à Praça do Papa, no bairro Mangabeiras, região nobre e mais alta da cidade.
Um dos locais mais bonitos e visitados de Belo Horizonte, onde a vista da cidade se perde no horizonte e surpreende a todos os visitantes.
Foi totalmente reformado e é um local bem seguro, oferece um passeio muito agradável, com uma vista linda da capital mineira e de suas montanhas.
O Mercado Central é outro queridinho meu. Tá triste, deprimido(a), aborrecido(a)? Vá ao Mercado Central que seu humor vai mudar para melhor logo, logo, garanto, rsrs.
O mercado tem uma vibe maravilhosa, repleto de pessoas circulando entre suas estreitas galerias, comprando, degustando, bebendo, um charme só, eu adoro.
Ali podemos encontrar todo tipo de produto, de produtos alimentícios à artesanato, tem de tudo no mercado, é uma excelente opção de passeio em BH.
BH possui vários museus de grande expressão na cidade, um dos mais importantes é o Museu de Artes e Ofícios, é o primeiro empreendimento museológico dedicado integralmente ao tema do trabalho, das artes e ofícios do país.
Um dos museus que eu mais gosto fica bem perto de minha casa, o Museu Histórico Abílio Barreto, instalado no antigo casarão que deu origem à cidade. Vale a pena conferir.
Muitos que visitam Belo Horizonte e Minas Gerais se referem à cidade e ao estado como um dos melhores lugares para comer no Brasil.
A fama é justa, porque a comida mineira é rica e saborosa mesmo, muito baseada em carnes de porco, aves, legumes e verduras, e com um tempero bem marcante.
Quem não gosta de um bom feijão tropeiro, tutu à mineira, galinhada, lombo assado, frango ao molho pardo, torresmo e o famoso representante das melhores quitandas, o pão de queijo?
Deu água na boca? Vem pra Minas experimentar tudo isto, tenho certeza de que nunca mais se esquecerá desta rica experiência gastronômica.
Esta é uma das melhores coisas de BH, considerada a capital mundial dos botecos. Tem um em cada esquina e pra todo gosto, não faltam boas opções.
Finos, descolados, requintados, simplesinhos, temáticos, são uma grande atração na capital mineira.
Os meus preferidos são o Mercearia 130, que é bem famoso e já apareceu até no New York Times, trem mais chique, rsrs, e o Redentor, que eu frequento há vários anos e adoro.
Gostou dos meus 8 motivos para se apaixonar por BH? Se vier à cidade e for beber, não dirija, mas me convide pra um chopp, lá a gente se encontra e troca umas idéias sobre o que mais fazer de bom na capital mineira.
Este post faz parte da Blogagem Coletiva do Grupo 8on8, quando amigas blogueiras postam todo dia 8 do mês, somente com 8 fotos e sobre o mesmo tema. Este mês o tema escolhido foi motivos para turistar onde moro.
Confira os posts abaixo e conheça o que cada destino tem de melhor a oferecer:
Let’s Fly Away – O que fazer em Botafogo. 8 motivos para turistar no Rio de Janeiro [8on8]
Chicas Lokas na Estrada – 8 motivos para turistar no Rio de Janeiro
Viajante Econômica – Baixada Santista: o que fazer no Guarujá
Travel Tips Brasil – Trilhas em Niterói – belezas naturais na nossa cidade
Bodega Casa Vigil (El Enemigo) é uma vinícola renomada localizada no coração de Mendoza, Argentina,…
Porto Antico di Genova (Porto Antigo de Gênova) é uma área portuária linda, histórica e…
Ficamos hospedados no Hotel Wyndham Foz do Iguaçu, e considero que foi uma excelente escolha…
Fizemos um bate e volta de Santiago à Viña del Mar, que considero um dos…
O Museu da Memória e dos Direitos Humanos, localizado em Santiago, Chile, é uma instituição…
Altar da Igreja Matriz de Santo Antônio Em uma viagem à Catas Altas, cidade próxima…
View Comments
Amiga, esses só mais 8 motivos para eu me apaixonar por BH, porque eu já quero voltar aí desde que conheci você virtualmente. Não vejo a hora de poder viajar de novo. Aí BH estará no topo da lista de prioridades. beijos
E eu estarei te esperando aqui de braços abertos, amiga. Que você consiga vir logo, grande beijo e obrigada.
Realmente motivos não faltam para se apaixonar por BH, mas a comida...nossa eu amo comida mineira. Pra mim só esse motivo já bastaria. É um estado que eu adoro :)
Nossa comidinha é famosa mesmo, Mairim, todo mundo aprecia muito. Obrigada pela visita, beijos.
Eu também sou completamente apaixonado por Belo Horizonte. Que cidade incrível, linda, repleta de atrativos. Sempre que posso, volto e visito tudo de novo. Acrescento a simpatia, receptividade e calorosidade dos mineiros. Amo demais!
Que ótimo, Lúcio, fico feliz que goste tanto assim de BH. Muito obrigada e volte sempre.
Parabéns pelo post e os seus 8 motivos para se apaixonar por BH, pois realmente são incríveis! A capital mineira é realmente maravilhosa, e eu concordo plenamente com os seus 8 motivos para se apaixonar pela capital de Minas. Sou suspeita pra falar, mas é a mais pura verdade! E a nossa comida né, nossos museus, parques e etc?!!!!! São incríveis! Amo a capital capital mineira!
Também amo BH, Deyse, sou supeita também, rsrs. Grande beijo e obrigada.
Oi Gi,
adorei os seus 8 motivos para se apaixonar por BH. Sabe que eu estive aí só uma vez há tanto tempo que nem conta. Quero voltar. Aí você me leva no mercado para gente ficar feliz!
Ah, adorei essa foto super florida do prédio do Niemeyer.
E não podemos deixar de passear por todos os botecos da cidade. kkkk
Beijo,
Mari
É isso aí, Mari, venha logo, tô te esperando pra gente curtir tudo isso juntas. Beijos.
BH deve mesmo ser uma cidade encantadora, eu já tinha ouvido falar que era a capital dos bares e que é impossível conhecer tudo. Adorei seu post e as dicas!
Nossas praias aqui são os bares, Noelia, precisa vir conhecer alguns. Obrigada, beijos.
Desses 8 motivos para se apaixonar por BH eu só precisava de um, a comida mineira, rs, adoro o pão de queijo e imagino que o feito na cidade deve ser melhor ainda. Mas sua lista só reforçou ainda mais a vontade de conhecer Minas e sua capital.
Nosso pão de queijo é especial mesmo, Fabíola, precisa vir à Minas para experimentar. Obrigada. Beijos.
Gi, já apaixonei por BH, seus 8 motivos me convenceram que assim a pandemia acabar preciso ir correndo para ai, até pq temos um casal de amigos super queridos que moram em BH e aguardam ansiosos nossa visita.
Que ótimo, Hebe, espero que consiga vir logo e aproveitar tudo que BH oferece aos visitantes. Obrigada.
Sempre fiquei pouquíssimo em BH. Da sua lista falta eu conhecer a praça do Papa e o parque Mangabeiras, e vários museus claro hahaha
O mercado de BH é um dos meus pontos preferidos por aí. Adorei os motivos :)
Que bom que gostou, Diego, precisa voltar e ficar mais tempo na cidade. Obrigada.
Ahh, que post lindo! Como sou de BH, fiquei encantada com seus 8 motivos para se apaixonar pela cidade. Vale muito a pena conhecer a capital mineira.
Vale muito a pena mesmo, que legal que você é daqui. Obrigada pela visita, volte sempre.