Amsterdam

Rijksmuseum, Amsterdam

Adoro conhecer museus e fiz questão que o Rijksmuseum fosse um dos primeiros lugares a visitar em Amsterdam e por isto também é o tema do primeiro post que faço sobre a cidade, merecidamente.

É o museu mais importante da Holanda e um dos mais visitados do mundo, possui 04 andares e 80 salas, onde estão expostas belíssimas obras que contam a história da arte holandesa, uma expressiva coleção de arte asiática, além de mobílias, casas de bonecas, tapeçarias, porcelanas e outros inúmeros objetos.

Está localizado na Museumplein ou Praça dos Museus, onde também está presente outro importante representante das artes, o Museu Van Gogh e onde fica o mais famoso e disputado letreiro I amsterdam, o outro fica em frente ao Aeroporto Schiphol.

Chegando ao Rijksmuseum

O edifício já impressiona de longe e à medida que nos aproximamos somos apresentados aos detalhes que fazem dele uma grande atração.

Arquitetura elaborada

Comprei os ingressos com antecedência no site Get Your Guide para algumas atrações de Amsterdam e no caso do Rijksmuseum foi um Combo que incluía também o passeio de barco pelos canais da cidade. Emoção em dose dupla e com um descontinho em euros; como éramos três, compensou.

O hall de entrada…

e o suntuoso interior…

…que atrai todos os olhares

Obras de grandes pintores compõem o acervo do museu, tais como Rembrandt, Johannes Vermeer, Jan Steen, Frans Hals, dentre outros. As obras podem ser fotografadas, porém sem a utilização de flash e as fotos abaixo dão um idéia do impressionante acervo do museu.
Vem comigo que vou te mostrar!!!
Grandes obras
e aqui a mais importante, A Ronda Noturna de Rembrandt
Este quadro trás alguns mistérios não desvendados, um deles é que a única personagem feminina presente na imagem seria Saskia, a primeira esposa de Rembrandt, falecida aos 30 anos de idade e cuja morte trouxe enorme sofrimento ao artista.
A segunda hipótese seria que, uma das figuras masculinas e que se encontra escondida no meio do quadro, seria o próprio Rembrandt observando a cena. Veja e tire suas conclusões:
Interessante, não é?
As obras nos levam a refletir sobre como e quando foram criadas, qual a finalidade, quais os materiais utilizados, quem seriam as pessoas representadas e a apreciar a delicadeza e beleza dos traços, como por exemplo a tela abaixo, que achei impressionante.
As rendas do vestuário…
…ampliadas, parecem reais, não resisti e tive que fazer este zoom.
As casas de bonecas…
…admiradas por adultos e crianças
Antigas porcelanas…
…de Delft, cidade holandesa famosa por suas criações azuis.
E outras tantas, coloridas…
…e com vários formatos e utilidades.
Retrato da união de Isaac Massa e Beatriz van der Laen, de Frans Hals
Famosíssimos, A Leiteira mostra uma típica empregada de cozinha, de Vermeer…
…e Os síndicos do grêmio de tecidos de Amsterdam…
… e a Noiva Judia, ambos de Rembrandt.
A tela Mulher no seu quarto sugere uma cortesã, devido à meia vermelha, ao urinol e ao sorriso malicioso, quase imperceptível, representada por Jan Steen
E uma das melhores surpresas foi conhecer a biblioteca do museu, que possui a maior coleção de história da arte dos países baixos e é linda, além de ainda estar ativa. Todo o material pode ser consultado na sala de leitura que fica no centro da biblioteca.
Catálogos, livros e
periódicos, rigorosamente organizados
nas imensas estantes
Que programa maravilhoso foi visitar o Rijksmuseum, uma lembrança para o resto da vida e não é à toa que é mundialmente reconhecido como um dos mais importantes museus do mundo.
No hall de entrada, a propaganda do aplicativo
Eu já te mostrei uma pequena parte, se desejar conhecer um pouco mais, pode baixar o aplicativo em seu smartphone ou visitá-lo pessoalmente. Vale muito a pena!
Gostou? Leia mais um post sobre Amsterdam no link abaixo:

Últimos posts por Gisele Prosdocimi (exibir todos)
Gisele Prosdocimi

Amo viagens, fotografia e gastronomia, posto tudo aqui no blog com o objetivo de informar, registrar e compartilhar lugares e momentos maravilhosos com as pessoas que também curtem estes hobbies.

View Comments

  • Grande matéria, Gisele. Você, o Flávio e o Vitor aproveitaram bem o tempo na Holanda! Lugar maravilhoso o Rijksmuseum! Um grande abraço a vocês!

Recent Posts

Porto Antico di Genova, Italia

Porto Antico di Genova (Porto Antigo de Gênova) é uma área portuária linda, histórica e…

2 semanas ago

Hotel Wyndham Foz do Iguaçu

Ficamos hospedados no Hotel Wyndham Foz do Iguaçu, e considero que foi uma excelente escolha…

1 mês ago

Bate e volta de Santiago à Viña del Mar

Fizemos um bate e volta de Santiago à Viña del Mar, que considero um dos…

3 meses ago

Museu da Memória e dos Direitos Humanos em Santiago

O Museu da Memória e dos Direitos Humanos, localizado em Santiago, Chile, é uma instituição…

6 meses ago

Igreja Matriz de Santo Antônio, Santa Bárbara, MG

Altar da Igreja Matriz de Santo Antônio Em uma viagem à Catas Altas, cidade próxima…

7 meses ago

eSIM Internacional: O Futuro das Conexões Móveis ao Redor do Mundo

Facilidade na troca de operadoras, mais espaço nos dispositivos, maior segurança e confiabilidade, suporte a…

7 meses ago