Olha eu lá em Aveiro, rsrs.
Caso vá para o Norte de Portugal, que tal fazer um bate e volta do Porto a Aveiro? Garanto que você vai gostar de conhecer a Veneza Portuguesa, como a cidade é conhecida.
Eu e meu marido iniciamos nossa viagem partindo da Estação São Bento, aquela maravilhosa, uma das grandes atrações do Porto, cheia de azulejos portugueses que contam episódios da história de Portugal, sobretudo os ocorridos no Norte do país.
Compramos nossos bilhetes na bilheteria da estação, mas podem ser comprados também pelo site Comboios de Portugal, que é super fácil de navegar e onde eu sempre consultava os horários dos trens antes de ir para a estação.
Pegamos nosso trem, bem moderno e confortável, que saiu pontualmente e partimos rumo à Aveiro, observando a paisagem pela janela, de onde víamos os ninhos de cegonhas, à medida que nos aproximávamos de nosso destino. Foi muito interessante e diferente para nós.
Chegamos à moderna estação de Aveiro, que é bem central, e partimos para conhecer mais este destino que estava no nosso roteiro pelo norte de Portugal.
Na saída da estação, nos deparamos com um interessante mural do artista português Alexandre Farto, também conhecido por Vhils, cuja imagem foi obtida através do desgaste na parede de tijolos. Eu fiquei encantada pela técnica e talento do artista.
Dobramos a esquina à esquerda e seguimos caminhando por uma grande avenida com canteiros centrais, que nos levou aos canais de Aveiro.
Chegamos à parte agitada e mais turística da cidade, um enorme calçadão, onde os turistas partem de barcos para passear pelos canais.
Os passeios podem ser adquiridos em pequenos stands ou antecipadamente e sem filas através de nosso parceiro GetYourGuide.
As embarcações, chamadas de moliceiros, deslizam pelos canais, repletas de turistas, criando também a oportunidade de verem as belas construções paralelas, típicas da cidade.
Os moliceiros eram utilizados para colher o moliço, plantas aquáticas, um tipo de alga, utilizadas na agricultura, porém perderam essa finalidade com o passar do tempo e hoje são utilizados praticamente com a finalidade turística.
Um dado curioso também são as coloridas pinturas nas proas das embarcações, muitas delas de natureza erótica, são muito engraçadas e chama a atenção de todos.
Confira abaixo um dos vídeos de nosso bate e volta do Porto à Aveiro.
Na área central deste enorme calçadão existe uma feira livre, onde artistas exibem sua arte, além de produtos regionais.
Cerâmicas, licores, geléias, artesanato e dois produtos bem típicos da região, os ovos moles de Aveiro e o sal.
Uma das atrações mais interessantes em Aveiro é o Museu Arte Nova, uma edificação das mais belas da cidade, que além de exibir em sua fachada, elementos típicos desse movimento artístico, guarda um acervo importante e representativo da extensa rede de motivos Arte Nova disseminados por toda a cidade.
Seguimos caminhando em direção ao interior da cidade e fomos percebendo a riqueza das calçadas em mosaico português, tão bem preservados.
Já no primeiro quarteirão, chegamos à uma área cheia de bares e restaurantes, e um deles me chamou a atenção.
Era a Tasquinha do Leitão, onde servem o tão famoso Leitão à Bairrada, prato típico português, considerado uma das 7 Maravilhas da Gastronomia de Portugal.
Pedimos uma porção para dois, que veio acompanhada de batatas chips e laranjas super doces e suculentas.
Para mim foi o ponto alto de visitar Aveiro, porque este prato já era um desejo antigo meu e prová-lo de forma tão especial foi um grande plus nesta viagem.
Após a deliciosa refeição, fomos conhecer a Igreja de Nossa Senhora da Apresentação, cuja fachada possui dois lindos painéis de azulejos com motivos hagiográficos.
O que mais me chamou a atenção foram as paredes em azulejos tão bem cuidados e um altar ricamente ornamentado.
Esta é a Igreja Paroquial de Aveiro, muito bem preservada e com localização bem central, vale a visita.
Prosseguimos em direção à estação de trem para voltarmos para o Porto, pela mesma avenida que iniciamos nosso passeio pela cidade.
Mas antes de seguirmos viagem, paramos para um café e uma sobremesa na Confeitaria Avenida Pastelaria Ramos, onde pudemos provar um dos maravilhosos doces portugueses.
Finalizamos assim nosso bate e volta do Porto a Aveiro, fechando com chave de ouro mais um passeio maravilhoso que pudemos realizar em Portugal, país que adoramos.
Quer conhecer mais do Norte de Portugal? Confira em Motivos para visitar o Porto, 8 inspirações.
Este post faz parte da Blogagem Coletiva com o tema Bate e Volta, onde várias blogueiras mostram ótimos destinos para viajarmos de forma tão prática. Confira nos links abaixo:
Expedições em Família – Bate Volta a partir de Belo Horizonte – 25 Destinos incríveis para visitar
6 Viajantes- Viña del Mar – bate-volta saindo de Santiago
Vamos Viajar pra onde agora – Bate e volta – Bruxelas a Antuérpia
Abcdosviajantes- Bate e volte em Campos do Jordão
Mystras- Morro Reuter: Bate-Volta na Serra Gaúcha
Se joga no roteiro – Cabo Frio: bate e volta de Arraial do Cabo!
Mapeando Mundo – Mapeando Curitiba: bate e volta em Morretes
Mai Viagens – Pipa: Bate e volta nas praias paradisíacas da Região
Experiência Barbara – Roteiro de 1 dia em Mariana MG
Nósdoispelomundo – Bate e Volta Salto do Corumbá
Família que Viaja Junto – Bate e volta de Florença – Pisa e Lucca
Enquanto Elas Crescem – Bate e Volta Embu das Artes SP
3 Gerações e 1 mala – Bate-volta para conhecer Pisa e Lucca
Blog Vamos Viajar- 5 bate-voltas a partir de Florença
Só Penso em Viajar – Descanso ou Aventura? Bate volta à Analândia com lindas paisagens
Disney e Outros Lugares Incríveis – O que fazer em Montreux – Roteiro de 1 e 2 dias
A Plaza de Bolívar é uma das praças mais importantes e emblemáticas de Bogotá, a…
O Castelo Brown, localizado em Portofino, na região da Ligúria, é uma construção histórica que…
Fizemos um bate e volta de Gênova a Portofino de trem, na Itália, foi uma…
Mendoza é um destino fantástico para amantes de vinho, e suas lojas especializadas oferecem uma…
Bodega Casa Vigil (El Enemigo) é uma vinícola renomada localizada no coração de Mendoza, Argentina,…
Porto Antico di Genova (Porto Antigo de Gênova) é uma área portuária linda, histórica e…
View Comments
Que destino lindo. amei suas dicas. Eu estive em Porto brevemente e não deu pra explorar mais, mas agora com seu artigo já coloquei Aveiro na minha lista de lugares pra visitar.. Muito obrigada pelas dicas :)
Eu que agradeço por sua visita aqui, Mairim, torço para que vá e conheça Aveiro e outras cidades em bate e voltas partindo do Porto, recomendo.
Obaaa! Que delícia de texto, mais um de seus textos que aprecio e que vão me guiar no meu roteiro pra Portugal! Eu amei saber da possibilidade de se fazer um Bate e volta do Porto à Aveiro em Portugal. Já sei que Aveiro não pode faltar em meu roteiro, amei a "Veneza portuguesa", saber do artesanato local, os doces maravilhoso. E as edificações e o museu?? Quanta lindeza! Amei!!!!
Você vai adorar conhecer Aveiro, Deyse, tenho certeza disso, aproveite bastante quando for. Beijos.
Eu já estava aqui doidinha pelo seu post novo, e acho que vamos seguir essas dicas muito em breve. Vou compartilhar com o meu marido para ele já ir curtindo tudo que vamos fazer em Aveiro. Ansiosa por essa viagem ! ❤️
Que bacana que irão conhecer Aveiro, Noelia, obrigada, tenho certeza de que irão gostar muito. Beijos.
Conheci muito pouco do Porto durante um Campeonato de Ginástica Olímpica. A cidade me encantou e sempre pensei em voltar. A vontade só aumentou depois que li esse post tão completo.. Adoraria fazer esse bate e volta do Porto a Aveiro.Amo Portugal!
Quando tiver outra oportunidade aproveite para conhecer melhor o Porto e fazer bate e voltas maravilhosos no Norte de Portugal, como à Aveiro, Angela, será inesquecível.
Queria muito ter feito esse bate e volta de Porto a Aveiro, quando estive em Portugal ano passado. Aveiro é muito fofa né? Na verdade eu amei esse país em cada cidade que conheci.
Também amo Portugal, Hebe, já visitei duas vezes e quero voltar mais para conhecer outras regiões. Obrigada.
Que delícia esse passeio! sabe que quando estive em aveiro, adorei comer os docinhos portugueses, os famosos travesseiros de aveiro! Obrigada pelas dicas, sempre bom ter boas referências principalmente de gastronomia.
Muito obrigada, Nathalia, que bom que gostou das dicas.
Aveiro parece mesmo linda! Pelo seu relato, um bate-volta perfeito a partir do Porto, pois dá para conhecer os principais pontos turísticos em um dia. Que vontade de conhecer Portugal!
Tenho certeza de que vai amar Portugal, Cíntia, não deixe de conhecer e inclua Aveiro sim. Beijos.
Fui a Aveiro em 2015, em um bate-volta que incluiu outras cidades, mas no nosso saindo de Lisboa. Acabou sendo muito cansativo, fizemos o passeio de barco e acabamos não conhecendo mais da cidade. Agora queremos ir a Porto, e com o teu post, ficou uma vontade de retornar e conhecer mais um pouco deste cantinho português.
Se tiver oportunidade, vá sim, Andréa, vai valer muito a pena retornar. Recomendo!
Adorei o post. Sempre tive muita vontade de conhecer Porto. Aveiro certamente será outro destino que irei conhecer. Dicas e informações excelentes para um bate-volta especial. Só conheci Lisboa e Sintra e me apaixonei por Portugal. Quero muito voltar!
Então você já provou o gostinho de conhecer Portugal e sabe bem que vale a pena, não é, Lúcio? Não deixe de incluir o Porto, Aveiro, Guimarães, Braga e o Vale do Douro, valem a pena.
Que cidade encantadora, como tudo em Portugal, sonho em conhecer! Espero que nos próximos anos eu tenha essa possibilidade, adorei o post.
Espero que tenha sim, Vanessa, você vai gostar, tenho certeza.