Nossa visita à Casa de Cristóvão Colombo em Gênova, na região da Ligúria, Itália, nos demonstrou um pouco do quão importante este ilustre morador da cidade foi e continua sendo para seus habitantes.
É um dos locais mais importantes a serem vistos por quem visita a cidade e um dos mais procurados, fui com minha família também atrás dessa atração.
A Casa de Cristóvão Colombo é um pequeno museu localizado no centro histórico de Gênova, instalado em uma construção de dois andares e que chama pouco a atenção de quem passa pela esquina onde está localizada.
Apesar da importância do antigo morador e da construção do Século XVIII, o imóvel é muito simples e pequeno.
Sua fachada também não exibe nenhum padrão de riqueza, somente tijolos aparentes que dão um ar mais rústico e encantador à construção, coberta por trepadeiras e heras.
Passando pela porta negra de ferro da entrada, um corredor nos levou à uma pequena sala à direita, onde uma recepcionista nos atendeu e cobrou a quantia de 3 euros por pessoa.
Nos disse que poderíamos percorrer o museu sozinhos e não falou nada sobre não poder tirar fotos, então já viram, né?
Seu interior não guarda nenhuma relíquia dos tempos de outrora, apenas se mostra despido de luxo, com suas paredes grossas, telhado e chão rústicos e escadarias íngremes e perigosas.
Subindo a escada para o segundo andar, deparamos com uma pequena sala que foi decorada com objetos e adornos medievais, criando um cenário da época.
Em vários cômodos pudemos perceber a grossura das paredes e em uma delas havia a imagem da Nau Santa Maria em alto relevo.
Foi uma visita rápida, com pausas para as fotos, mas do lado de fora também havia mais surpresas que valeram a pena conhecer.
Uma delas é um claustro em ruínas, o Chiostro di Sant´Andrea, que fica bem ao lado da Casa de Cristóvão Colombo e pode ser visitado gratuitamente.
É muito bem preservado, apesar da idade, e é um registro de construção medieval incrível.
A outra é a não menos importante Porta Soprana, um das duas antigas entradas para a cidade de Gênova. Imponente e bastante preservada, uma construção muito bonita e que é imperdível na cidade.
E aí, gostou? Conte aqui o que você achou dessas atrações de Gênova, não valem a pena conhecer?
Porto Antico di Genova (Porto Antigo de Gênova) é uma área portuária linda, histórica e…
Ficamos hospedados no Hotel Wyndham Foz do Iguaçu, e considero que foi uma excelente escolha…
Fizemos um bate e volta de Santiago à Viña del Mar, que considero um dos…
O Museu da Memória e dos Direitos Humanos, localizado em Santiago, Chile, é uma instituição…
Altar da Igreja Matriz de Santo Antônio Em uma viagem à Catas Altas, cidade próxima…
Facilidade na troca de operadoras, mais espaço nos dispositivos, maior segurança e confiabilidade, suporte a…
View Comments
Olha que chique Gisele....
Bacana...Obrigado
Muito obrigada pela visita, Rubens, seja sempre bem vindo.
Uma pergunta, Gisele: essa era a casa de Cristóvão mesmo ou é uma réplica na cidade de Gênova de como foi a casa de Cristóvão Colombo?
Também fiquei surpreso de vocês não terem tido nenhum guia na visita à casa.
Gostei do que li.
Aprendi mais um pouco.
Olá, Roberto, realmente é a casa onde Cristóvão Colombo viveu em Gênova, bem simples e pequena, mas existem registros de que a casa pertencia à família dele sim.
Não havia nenhum guia na visita, talvez porque a casa seja bem pequena, dois andares com cômodos pequenos. Obrigada pela visita e comentário, volte sempre.
O Clausto faz parte da casa de Colombo? Era fechado com teto e outras paredes? ou assim aberto?
Me interessaria saber se o poço foi cimentado, ou era uma fonte? e se tem profundidade...
Olá Sady, obrigada pela visita. Sobre suas perguntas:
O claustro não faz parte da casa de Colombo, ele pertencia ao Mosteiro de S. Andrea della Porta, um mosteiro beneditino feminino, que ficava próximo dali. O claustro foi a única estrutura arquitetônica a ser salva da demolição. Foi reconstruído neste local em 1922 e está em excelentes condições.
Não consegui nenhuma informação a respeito do teto, paredes e fosso, e como este se encontra tampado, não tenho conhecimento se é pelo menos raso ou profundo. Adoraria te responder a estas perguntas, mas, neste caso, ficaremos os dois na dúvida, rsrs. Abraços e volte sempre!
Obrigado Gisele,
Já foi de grande valia a sua resposta, pois estou estudando Colombo há algum tempo e não sabia sobre o Claustro. Muito boas todas as fotos!
Abraços,
Sady
Fico muito feliz por ter contribuído em algum momento com suas pesquisas, Sady.
Pena que não consegui te passar algumas informações que necessitava, mas o claustro, quando visitei, era um local aberto à todos e não havia ninguém que pudesse dar informações. Você é sempre muito bem vindo aqui, obrigada por sua visita.
Abraços.
Pelo Google Earth não dá pra ver a fachada da casa.Uma pena.O jeito é ir conhecer pessoalmente,hihihi....
Boa desculpa, não é, José Carlos? Recomendo que vá mesmo, rsrs.
Muito legal!!!!!!!
Gisele, gostaria de saber duas coisas dessas suas fotos:
Se aquela janela que tem uma grade em forma de cruz está dentro de casa. Ela não está voltada para fora, é isso?
Numa foto que aparece uma parede vazada a escada parece ter 3 lances? Mas a casa não tem só dois pisos? Ou é impressão minha?
Que bom que gostou, Sady, muito obrigada.
Sim, a janela com grade em forma de cruz fica dentro da casa e não voltada para fora, você está correto.
A casa tem só dois andares, porém a escada foi construída em três lances, sendo que o do meio faz uma curva para o terceiro lance que leva ao segundo andar.
Obrigada pela visita e pelo comentário, volte sempre.
Eu estou admirado com este portuguesismo, meia dúzia de bons portugueses gastam tempo e dinheiro para provarem que Cristóvão colon, é português e foi ao serviço de D. João II que foi á América. Sim foi à América porque esse continente já era à muitos anos conhecido pelos nossos marinheiros!!!!
Agora vejo portugueses a jurarem a pés juntos que ele é Italiano.
Bravo!!! Bravíssimo!!!