A Casa Fiat de Cultura também faz parte do Circuito Cultural da Praça da Liberdade e trás na atual exposição uma pequena inserção ao mundo de Cândido Portinari, do ponto de vista do talentoso estilista mineiro Ronaldo Fraga, onde o tema principal é o painel “Civilização Mineira”.
Cândido Portinari foi um premiado pintor brasileiro e criador de obras que ilustravam um Brasil rural e um povo sofrido, que ele deixou para trás quando foi para Paris em 1930 por ter ganhado o Prêmio de Viagem ao Estrangeiro da Exposição Geral de Belas Artes. Saudoso de seu país e de sua gente entendeu por bem passar a registrar em suas telas e seus painéis a vida rural e urbana de seu povo, com suas tradições e costumes.
O painel “Civilização Mineira” nos recebe no hall do prédio
Assinatura do artista e data da obra
O painel “Civilização Mineira” foi produzido para decorar a sede do Banco do Estado de Minas Gerais, na Praça Sete de Setembro e posteriormente foi transferido ao Palácio dos Despachos, sede administrativa do Governo do Estado de Minas Gerais, que hoje abriga a Casa Fiat de Cultura.
O painel retrata a transferência da capital de Ouro Preto para Belo Horizonte e é o maior quadro de Portinari em Minas Gerais, sendo restaurado com as mais modernas técnicas de conservação.
Manequins vestindo roupas de Ronaldo Fraga com o tema do painel
Balões, elementos constantes nas obras de Portinari
Murais contam um pouco da vida e obra do artista
Espantalho, outro elemento importante nas obras
Cândido Portinari criou quase 5 mil obras, entre elas os famosos painéis Guerra e Paz, instalados na sede da ONU, em Nova Iorque, sendo considerado um dos mais importantes artistas brasileiros e o que chegou a alcançar maior projeção internacional com seus trabalhos. Veio a falecer em decorrência de envenenamento pelas tintas que utilizava, no ano de 1962.
Desabafo do artista, vítima de intoxicação pelas tintas
A exposição está instalada no quarto andar do prédio e exibe um vídeo mostrando a restauração desta importante obra de Portinari e alguns materiais e ferramentas utilizadas pelo artista ao longo de sua vida.
Tintas, aquarelas, pincéis, dentre outros objetos de Portinari
As figuras e objetos saem do painel e se destacam
Fachada do prédio, em frente estava acontecendo o Festival da Fartura
A linda escadaria da Casa Fiat de Cultura
Cafeteria da chocolatier Frau Bondan
Delícias da cafeteria
As mesas ficam localizadas atrás da escadaria
Embora pequena, esta exposição é mais uma interessante opção de passeio cultural em Belo Horizonte, com o destaque para o painel que é realmente maravilhoso, ficando disponível para visitação até 26 de outubro de 2014 e entrada gratuita.
Informações: (31) 3289-8900
Visitação – Terças a sextas, das 10 h às 21 horas e sábados, domingos e feriados das 10 h às 18 horas.
Amo viagens, fotografia e gastronomia, posto tudo aqui no blog com o objetivo de informar, registrar e compartilhar lugares e momentos maravilhosos com as pessoas que também curtem estes hobbies.
View Comments
UUAAUU!!
Muito legal mesmo!
Continue compartilhando seus momentos!
Parabéns!
Muito obrigada, Emerson, é um grande incentivo saber que você gostou. Um abraço.