O Castelo de Guimarães, em Portugal, é uma daquelas grandes atrações que não podem ser ignoradas em uma visita ao Norte daquele país.
Localizado mais precisamente na frequesia de Oliveira do Castelo, cidade e conselho de Guimarães, é considerado uma das Sete Maravilhas de Portugal.
Fomos conhecê-lo partindo de comboio da Estação São Bento, no Porto, em um percurso que demorou aproximadamente 1 hora e 15 minutos.
Vai viajar para Portugal? Confira Motivos para visitar o Porto, 8 inspirações e inclua este destino maravilhoso no seu roteiro!
Chegando à Guimarães, saímos da estação e seguimos a pé pela avenida D. João IV, que nos levou à uma enorme praça toda florida, o Jardim do Largo da República do Brasil.
Subimos ao topo deste jardim e viramos à direita, margeando uma antiga muralha, a Muralha de Guimarães.
Aproveitamos para visitar o Percurso Pedonal Adave da Muralha, uma passarela de 300 metros de comprimento paralela à muralha e de onde se pode ter uma vista maravilhosa da cidade. A entrada é gratuita!
Confira no mapa abaixo nosso trajeto da estação até o Castelo de Guimarães, é um percurso bem tranquilo e bastante prazeroso.
O Castelo de Guimarães, em Portugal, tem uma longa história que tentarei resumir nos próximos parágrafos.
Em 926, a condessa de Portucale, Mumadona Dias, filha de Diogo Fernandes, um nobre medieval da Península Ibérica, a quem foi outorgado os domínios de Vimaranes, herdou do rei Ramiro II, junto com seu marido, o conde Hermenegildo Gonçalves, a Vila de Creximir, próxima à Guimarães. É confuso, eu sei, rsrs.
Em 928, ficando viúva, manda erguer um Mosteiro em Vimaranes, hoje Guimarães. Devido aos constantes ataques de mouros e normandos, é construída uma fortaleza para proteger os monges e a comunidade cristã que ali viviam, surgindo assim, primitivamente, o Castelo de Guimarães.
Mais de um século depois, o conde D. Henrique e sua esposa D. Teresa de Leão fizeram do Castelo de Guimarães a sua residência, sendo necessário a ampliação e reforço em sua segurança.
Segundo a tradição, o rei D. Afonso Henriques, filho do casal, teria nascido no Castelo de Guimarães, mas não existe confirmação
D. Afonso Henriques, também chamado de Afonso I, e conhecido como “o Conquistador”, foi o primeiro rei de Portugal, tendo reinado de 1139 até a sua morte.
Parte da história pode ser vista nas gravuras, objetos e vídeos disponíveis no Castelo de Guimarães, além da construção imponente que surpreende à todos que a visitam.
Ficamos maravilhados com tudo que vimos em nossa visita ao Castelo de Guimarães, uma atração que realmente vale a pena conhecer em Portugal.
A Maíra, do blog Aos Viajantes, escreveu sobre os países que já estão recebendo brasileiros para o turismo pós-covid. E Portugal é um deles, confira a lista atualizada em Países abertos para turismo pós-covid.
Horários de visitação: Terça a Sexta – das 09h00 às 18h30 (última entrada às 18h00) Sábados, Domingos e Feriados – Das 10h00 às 12h30 (última entrada às 12h00) e das 13h00 às 18h00 (última entrada às 17h30).
Fechado para visitação nas Segundas-Feiras, 1 de Janeiro, Domingo de Páscoa, 1º de Maio, 24 Junho e 25 de Dezembro.
Este post faz parte da Blogagem Coletiva do grupo Pequenos Grandes Viajantes cujo tema deste mês é Destinos na Europa. Confira abaixo as dicas dos blogueiros amigos:
Vamos Por Aí – Descubra os pontos turísticos de Paris e os melhores passeios
Viajante Comum – ANDALUZIA, SUL DA ESPANHA: Cidades lindas para incluir no seu roteiro!
Experiência Barbara – Roteiro pela linda Cesky Krumlov – República Checa
Mulher Casada Viaja – O que fazer em Sorrento, base para a Costa Amalfitana
Vamos viajar pra onde agora – Explorando Braga em Portugal
Dani Turismo – O que fazer na Europa?
Across The Universe – Viagem para Itália: sugestão de roteiro de 8 a 15 dias
3 Gerações e 1 Mala – San Gimignano: a Manhattan Medieval
Uma Viagem Diferente – Cidades para conhecer na Itália
6 Viajantes – Provence: como visitar os campos de lavanda com as crianças
Viajante Móvel – Destinos quentes da Europa no inverno – férias fim de ano
Viajante Econômica – Como visitar as estações de esqui de Andorra
Porto Antico di Genova (Porto Antigo de Gênova) é uma área portuária linda, histórica e…
Ficamos hospedados no Hotel Wyndham Foz do Iguaçu, e considero que foi uma excelente escolha…
Fizemos um bate e volta de Santiago à Viña del Mar, que considero um dos…
O Museu da Memória e dos Direitos Humanos, localizado em Santiago, Chile, é uma instituição…
Altar da Igreja Matriz de Santo Antônio Em uma viagem à Catas Altas, cidade próxima…
Facilidade na troca de operadoras, mais espaço nos dispositivos, maior segurança e confiabilidade, suporte a…
View Comments
Esse Castelo de Guimarães em Portugal é uma relíquia medieval. Adoro esse tipo de lugar. Com certeza incluirei no meu roteiro!
Inclua mesmo, Bárbara, vai gostar muito, tenho certeza. Obrigada, beijos.
O Castelo de Guimarães em portugal é realmente lindo. Eu fiquei triste que não deu para conhcer na minha ida à Portugal, mas é sempre bom deixar algo para a próxima viagem né. Adorei o seu post. :)
Com certeza, o Castelo de Guimarães é um ótimo motivo para você voltar à Portugal, Mairim. Muito obrigada.
Pesquisando sobre o que conhecer em Portugal, descobri esse post sensacional repleto de dicas e informações sobre esse Castelo. Quero muito incluir Guimarães no meu roteiro. Amo visitar esses lugares repletos de história e beleza. Uma viagem no tempo.
Oi, Lúcio, que bom que gostou, quando puder conhecer Portugal e o Castelo de Guimarães, tenho certeza de que vai gostar muito também. Grande abraço e obrigada.
Oi, Gi! Adorei as fotos e a história do Castelo de Guimarães. Ainda não conheço Portugal, mas já está na lista, inclusive quero ir neste castelo. Obrigada por compartilhar sua visita. Beijos
Tenho certeza de que você vai amar Portugal, tanto quanto eu, Cecília. Um país que vale a pena conhecer, inclua mesmo o Castelo de Guimarães, um atração imperdível. Beijos.
Estou totalmente encantada pelo Castelo de Guimarães em Portugal e quero MUITO conhecê-lo brevemente em nossa eurotrip, quando tudo isso passar. Amei conhecer cada cantinho e detalhe em seu texto, o que me ajudará muito quando for conhecê-lo pessoalmente, para prestar mais atenção a cada detalhe. A paisagem que sê vê dele também é incrível! Obrigada por compartilhar!
Eu que agradeço por sua presença aqui, Deyse. Espero que tudo se resolva logo e que sua Eurotrip seja incrível. Beijos.
Conheci o Castelo de Guimarães, mas não sabia dessa lista de 7 maravilhas de Portugal. Já vou procurar quais são os outros pontos.
Sim, é uma das 7 maravilhas de Portugal, Polliana, e uma das mais visitadas, gostei muito de conhecer. Obrigada, beijos.
Nossa, muito interessante a experiencia de ver de perto e ainda andar no Castelo de Guimarães. Dica anotada para quando visitar Portugal!
Faça isto, Diego, vai adorar conhecer o Castelo e a cidade de Guimarães. Muito obrigada.
Gisele, adoro castelos e certamente visitarei o Castelo de Guimarães numa viagem a Portugal. Adorei tuas fotos e informações deste castelo no berço de Portugal.
Muito obrigada, Márcia, se puder conhecer, vale a pena, não perca. Beijos.
Gisele, que Castelo mais lindo heim?! Fiquei super tentada a conhecê-lo quando estive em Porto, mas não deu tempo. Agora vi o tanto que perdi. Ótima dica
Então precisa voltar e incluir Guimarães e o castelo em sua próxima viagem à Portugal, Carol. Vai gostar muito. Beijos.
Que lindo o castelo de Guimarães. Quando fui a Portugal ficamos por Lisboa e arredores. Agora estava planejando uma ida a cidade do Porto, já vou encaixar um dia para visitar o castelo.
Faça isto, Andrea, vale muito a pena mesmo. Obrigada.