No meu segundo dia em Paris fomos visitar o Castelo de Versalhes, antiga residência dos reis da França, tais como Luis XIV, Luis XV e Luis VI, situado em Versalhes, que hoje é um subúrbio de Paris, mas que na época era uma aldeia rural.
Pegamos o RER na Estação do Museu D´Orsay, que é o trem urbano que passa na cidade em direção às regiões fora de Paris e é interligado ao Metrô. Paramos na própria estação de Versalhes, que é muito perto do Castelo, caminhando por aproximadamente 10 minutos.
Esperando o trem
Chegando em Versalhes
Caminhando até o Castelo que não é este aí ainda não.
Na chegada ao Castelo de Versalhes mais uma surpresa pela beleza e suntuosidade da construção que sendo um dos maiores castelos do mundo, representava o poder da monarquia absoluta, sustentada por Luis XIV, que se auto-proclamava “Le Roi-Soleil” (O Rei Sol), comparando-se com o astro rei que brilha para todos e que dá vida à humanidade, para demonstrar aos seus súditos seu poder inquestionável e ilimitado. Humilde o Rei, não ?
Só uma pequena parte do Castelo
Um dos portões dourados que dão acesso ao pátio
Conseguimos comprar as entradas depois de enfrentar uma longa fila, mas que andava rápido e passar pelos seguranças que nos pediam para abrirmos nossas bolsas para fiscalizarem.
O interior do castelo é rico em entalhes dourados, cômodos com lareiras enormes, móveis muito antigos e quadros que ilustravam o estilo de vida da época e muitos membros da família real.
Quadro e decoração dos tetos
Uma das 1.250 lareiras
Membros da família real
Mobiliário da época
Conhecemos o quarto do rei, o quarto da rainha (Maria Antonieta) e o deslumbrante Salão dos Espelhos, este último assim chamado por ter vários espelhos que refletem para seu interior a beleza dos jardins do Castelo.
O quarto do Rei
O quarto da Rainha
Salão dos Espelhos
Uma das partes mais interessantes é a Capela de Versalhes, que se encontra dentro do prédio e era onde os eventos eram realizados tais como cerimônias religiosas, casamentos e apresentações musicais para comemorar vitórias militares e o nascimento dos filhos dos reis.
Andar superior da Capela
O Castelo possui uma estrutura muito boa para receber seus visitantes, tais como toaletes, lanchonete, restaurante, lojas de souvenirs e aparelhos de áudio que explicam sobre cada cômodo visitado e a história do local.
Loja no interior do Castelo
Souvenirs
Livraria
A seguir o post sobre a área externa, os belíssimos Jardins do Castelo de Versalhes. A plus tard !!!
Amo viagens, fotografia e gastronomia, posto tudo aqui no blog com o objetivo de informar, registrar e compartilhar lugares e momentos maravilhosos com as pessoas que também curtem estes hobbies.
View Comments
Esse castelo é sensacional!!
Realmente, Victor.
Versalhes é incrível!!! Amo!!!
Eu também, Nini, obrigada por passar por aqui.
Passei um dos meus aniversários visitando Versailles (para ter um ano de rainha, mas sem a parte da guilhotina). É um dos lugares mais lindos que já vi. Pena que foi no inverno e os jardins estavam "tristes".
A parte da guilhotina foi ótima, Talita, obrigada, beijos.
Só fui na primeira viagem que fiz para Paris, deve estar maravilhoso.
Está sempre maravilhoso, pelo menos nas vezes em que fui estava. rsrs
Versailles é uma das coisas mais lindas que vi na vida. Mas, tiraria todos os japoneses/chineses, que ficam por lá, entupindo tudo com suas máquinas fotográficas! :/ Queria voltar e ver, com um pouco menos de asiáticos....rs O jardins, ahhhh os jardins!!!!
Realmente os asiáticos frequentam e gostam muito da Europa inteira, vi por todos os lados, não só em Versailles. O povo tem bom gosto!
Amo castelos e esse é sensacional! Está na minha lista, com certeza! :) Coisa mais linda essa decoração! Adorei! Deve ser um passeio maravilhoso! Beijos
É tudo lindo e muito bem cuidado, é uma decoração rebuscada, mas de incrível bom gosto, para a época.
Ainda falta conhecer isso em Paris!! E adorei o quarto da rainha!! :)
Bjooo
Não perca quando retornar à Paris, vale muito a pena. Obrigada.
Uau, que coisa mais perfeita! Adorei todas as fotos!!!
Obrigada, Guaci, grande beijo.
Quero ver os jardins!!rs..Adoro castelos e a França está repleta deles!!
Tem um post aqui dos jardins, não deixe de ver, para mim é a melhor parte da visita. Beijos e obrigada pela presença aqui.
Ah, ta aí um passeio que eu ainda não fiz mas que tenho certeza que ainda vou fazer. Incrível!
Obrigada, Nat, faça mesmo, vai adorar! Beijo.