O Castelo dos Condes, em Gent, era um dos motivos que me fez desejar visitar esta cidadezinha na região de Flandres, na Bélgica.
Quando organizava a viagem pensei: Opa, mais um castelo pra lista! E incluí Gent na nossa Eurotrip de 2015, quando visitamos quatro países na ordem à seguir: Holanda, Hungria, Bélgica e Portugal.
Até hoje morro de saudades dessa viagem, e aqui em casa consideramos uma das melhores que já fizemos e não é pra menos.
Mas voltando à Bélgica, o Castelo dos Condes, em Gent, é daquelas atrações que com certeza surpreendem à todos que a visitam.
Um misto de histórias de condes, cavaleiros e cenários macabros que só percebi estando lá.
Pagamos 10 euros por pessoa para entrarmos no castelo, um valor que considero alto, mas acho que valeu a pena devido à sua história e conservação.
Esta construção medieval me pareceu muito bem preservada, parecia que tudo que estava lá era original ou que havia sido no máximo restaurado.
À medida que fomos percorrendo o interior, fui percebendo a natureza sombria e de terror que imperava por ali. E motivos para isto não faltavam.
Há um espaço chamado Sala da Tortura onde existem vários objetos destinados à aterrorizar as pessoas pela dor e pelo medo, entre eles o que mais me chamou a atenção foi uma enorme guilhotina, daquelas só vistas nos filmes medievais.
Incontáveis objetos inimagináveis destinados à torturar pessoas estavam ali bem diante de nossos olhos, inacreditável a crueldade humana e a capacidade de aterrorizar e sacrificar os mais frágeis.
Abaixo uma grande gravura pendurada na parede demonstra os dias de horror vividos no castelo, que já foi inclusive utilizado como tribunal, prisão, fábrica de algodão e a Casa da Moeda de Gent.
Embora os ambientes sejam bastante sinistros e decorados com quadros e objetos que remetem ao seu passado sombrio, o ponto alto foi subir nas torres, de onde se pode avistar a cidade em 360 graus.
Confira abaixo o vídeo que gravei das torres com o som original do próprio castelo.
Após percorrermos o interior e as torres do castelo, fomos conhecer também os pátios e a parte externa em arquitetura medieval e gótica, achei maravilhoso.
Este castelo medieval foi construído no Século XII e é a atração mais procurada e visitada em Gent, fica bem na região central, sendo de muito fácil acesso.
Na saída, minha expressão de alegria já não era mais a mesma, devido aos objetos e história que tive acesso, mas nem por isto deixo de recomendar esta atração como sendo uma das mais importantes da região de Flandres, na Bélgica.
Quem tiver oportunidade de conhecer, acho que vale muito a pena, é realmente impressionante ver de perto uma construção medieval tão preservada e com tanta história, super recomendo.
Este post faz parte de uma Blogagem Coletiva do grupo 8 on 8, em que todo dia 8 do mês, alguns blogueiros escrevem sobre um tema em comum, somente com 8 imagens.
Neste mês de novembro, o tema escolhido foi “Castelos e Palácios”. Confira abaixo o que as minhas amigas sugerem e aproveite!
Mulher Casada Viaja – Os Castelos de Bellinzona na Suíça
Let’s Fly Away – [8on8] O Castelo de Osaka: o mais lindo do país!
O Berço do Mundo: Castelos em Portugal: 8 sugestões encantadoras
Entre Polos – Visita ao Majestoso Palácio Real de Madri
Travel Tips Brasil – Palacio da Bolsa Porto – visita guiada
Viajante Econômica – O Castelo Sforzesco de Milão e seus museus
Turistando.in – Schloss alemães: Castelo ou Palácio?
Porto Antico di Genova (Porto Antigo de Gênova) é uma área portuária linda, histórica e…
Ficamos hospedados no Hotel Wyndham Foz do Iguaçu, e considero que foi uma excelente escolha…
Fizemos um bate e volta de Santiago à Viña del Mar, que considero um dos…
O Museu da Memória e dos Direitos Humanos, localizado em Santiago, Chile, é uma instituição…
Altar da Igreja Matriz de Santo Antônio Em uma viagem à Catas Altas, cidade próxima…
Facilidade na troca de operadoras, mais espaço nos dispositivos, maior segurança e confiabilidade, suporte a…
View Comments
Gisele, gosto muito de construções medievais e certamente gostaria de ver aquela linda vista da cidade, mas provavelmente iria tentar desviar da sala de tortura.
Muito bom descobrir lugares que nunca tinha ouvido falar.
Oi, Zudi, a Sala da Tortura foi uma grande surpresa, aliás, o castelo inteiro, por tratar desse tema com muita ênfase. Mas, no final a gente aproveitou muito, porque a construção é muito interessante e original. A vista de Gent é realmente o ponto forte do castelo, vale muito a pena visitar.
Gisele, acredita que não sabia deste castelo dos condes de Gent? Sempre vejo posts de Gent e não me recordo de tê-lo visto. Gent é lindinha, mas acabei optando por Bruges, quando de viagem entre França e Holanda. Muitos destinos para pouco tempo...
Oi, Márcia. É assim mesmo, são tantos lugares que desejamos conhecer, que às vezes algumas informações ficam de fora das nossas pesquisas. Mas este Castelo é bem importante em Gent, se tiver oportunidade de conhecer, vai se surpreender. Beijos.
Estive em Gent no ano passado com o meu filho mas só fotografamos o castelo por fora. Porque só fizemos um bate-volta, o que nos limitou muito o tempo. Mas fizemos um passeio pelos canais e pude apreciá-lo de várias perspectivas diferentes.
Sabe que na praça em frente ao castelo tem um candeeiro que pisca cada vez que nasce um bebé na cidade. Achei super fofo essa tradição. Passei bastante tempo por lá e desbaratei a carteira numa loja de chocolates...
Beijinho querida, obrigada por me levar de volta à Bélgica
Olá Ruthia, faço ideia de quantos chocolates comprou, a Bélgica é o país onde você encontra os melhores e Gent não decepciona os visitantes neste quesito. Aliás, acho que nunca decepciona em nada, porque comigo foi assim, fiquei muito feliz por ter escolhido conhecer esta cidade encantadora e o castelo foi uma grande experiência. Obrigada, beijos.
Não conheço a Bélgica ainda. Tenho planos de visitar algumas cidades belgas no futuro e já vou incluir Gent e este castelo. Realmente é difícil imaginar o que se passou dentro deste castelo, mas graças a Deus isso ficou no passado. E que bom que podemos ver que estas barbaridades existiram, mas não existem mais. Obrigada por compartilhar sua experiência conosco. beijos, querida.
Com certeza, Cecília, o importante destes lugares é nos lembrarem de que tudo que se passou ali não deve voltar a acontecer, como nos campos de concentração, não é? Torcendo aqui para que visite mesmo a Bélgica, é um país que adorei conhecer, foi uma viagem maravilhosa conhecer Gent, Bruges, Antuérpia e a apaixonante Bruxelas. Que saudades dessa viagem em família! Beijos, amiga!
Que bela atração o Castelo dos Condes em Gent. Realmente, você mostrou que o castelo tem um lado bem sombrio com aquela sala da tortura. Imagino quantos fantasmas perambulam por ali de noite! A visão lá de cima da cidade é belíssima, adoro visitar lugares que dão a oportunidade desse tipo de contemplação. Apesar da entrada de 10 euros ser realmente carinha o passeio vale muito a pena. Quero voltar na Bélgica e com certeza vou incluir esse castelo no meu roteiro!
Oi Lulu, esta atração em Gent vale muito a pena mesmo, a vista lá de cima é maravilhosa, como pôde ver na foto. Também acredito que deve ser um local mal assombrado, melhor não pensarmos nisso, rsrs.
Brincadeiras à parte, inclua mesmo o Castelo dos Condes em Gent em sua próxima visita à Bélgica, vai valer muito a pena! Beijos.
Oi Gi, adorei revisitar Gent com o seu artigo. Sabe que quando estive nessa linda cidadezinha passei pelo castelo dos Condes, mas acabei não entrando. Nem preciso dizer que ao ler seu texto eu já me arrependi, né? hahahahaahah
De qualquer jeito, já é uma ótima inspiração e motivação para voltar. Adorei todos os lugares que conheci na Bélgica. Bjs
Oi, Mari, que bom que gostou do post, pena mesmo que não tenha entrado para conhecer. Fica para uma próxima oportunidade, não é? Também amei tudo que conheci na Bélgica, quero muito voltar. Obrigada, beijos.
Gisele, não tive a oportunidade de ir até Gente, quando estive na Bélgica, o que foi uma pena, vendo agora esse seu post, tive a certeza disso. Sou apaixonada por castelo medievais e esse Castelo dos Condes é lindo! Fica para uma nova trip. kkkk
Fica mesmo para uma próxima oportunidade, Hebe, não perca se tiver outra chance. Obrigada, beijos.