A Catedral de San Lorenzo ou Cattedrale di San Lorenzo está localizada em Gênova, na região da Ligúria, e é considerada a mais linda igreja da cidade.
E não é para menos, a fachada da igreja impressiona realmente com sua arquitetura diferente, mas tem muito mais.
A fachada em diferentes tons de mármore projeta uma impressionante presença ao largo que a acolhe e onde eu experimentei meu primeiro aperitivo na Itália.
Leia o post onde conto minha experiência neste link: A tradição do aperitivo na Itália.
Construída por volta do ano de 1098, passou por várias reformas e modificações até o século 16, sendo que vários estilos aparecem em sua arquitetura.
Os diferentes estilos, românico, gótico, barroco e neoclássico, lhe conferem uma imponência que não deixa alheio o mais distraído dos que passam por ali.
E comigo não foi diferente, porque assim que a vi, já anotei como uma das atrações que eu não poderia deixar de conhecer na cidade.
A fachada é cercada por dois lindos leões em mármore que dão mais imponência à Catedral de San Lorenzo.
Os dois leões fascinam as crianças que visitam a catedral e muitas sobem em suas costas fazendo-os de brinquedos, é engraçado de ver.
Um dos registros mais importantes de sua história é que ela guarda as cinzas de São João Batista, o santo padroeiro da cidade.
As cinzas chegaram à Gênova no final da primeira cruzada e estão lá até hoje para veneração dos devotos do santo.
Se a fachada majestosa chama a atenção, podemos dizer o mesmo do interior da Catedral, que é toda enfeitada de mármores e abriga lindos altares e capelas, incluindo a que abriga as cinzas de São João Batista.
Uma curiosidade também é marca da história desta igreja em Gênova. Em 1941, na Segunda Gerra Mundial, durante um bombardeio inglês, uma granada foi jogada contra a catedral e apesar de destruir o teto da nave, o artifício não explodiu.
Hoje uma réplica da granada está em exibição para os visitantes em uma das naves laterais da igreja. Não é impressionante?
No interior da catedral também existem dois importantes museus, o Museo del Tesoro e o Museo Diocesano.
Não cheguei a visitá-los, mas me aproximando deles, pude registar alguns objetos que estavam expostos na parte externa dos museus.
Uma placa em italiano informa os horários de funcionamento da igreja e das missas que acontecem.
Com certeza, em uma visita à Gênova, Capital da Ligúria, esta catedral não pode ficar fora da lista de melhores lugares a conhecer na cidade, recomendo bastante.
Para finalizar com a apresentação desta surpreendente igreja, fique com o vídeo que fiz ao badalar dos sinos e se encante com esta maravilha italiana.
Porto Antico di Genova (Porto Antigo de Gênova) é uma área portuária linda, histórica e…
Ficamos hospedados no Hotel Wyndham Foz do Iguaçu, e considero que foi uma excelente escolha…
Fizemos um bate e volta de Santiago à Viña del Mar, que considero um dos…
O Museu da Memória e dos Direitos Humanos, localizado em Santiago, Chile, é uma instituição…
Altar da Igreja Matriz de Santo Antônio Em uma viagem à Catas Altas, cidade próxima…
Facilidade na troca de operadoras, mais espaço nos dispositivos, maior segurança e confiabilidade, suporte a…
View Comments
Que belíssima catedral! Não sou muito de visitar igrejas quando viajo, mas certamente iria na Catedral de San Lorenzo. Todos os detalhes em mármore são impressionantes!
É muito bonita mesmo, Gabi, obrigada pelo comentário e pela visita. Beijos.
Eu adoro conhecer essas catedrais históricas, sempre tão bonitas e ricas em detalhes que deixam a gente encantada, né! São lugares que estão sempre nos meus roteiros. Ainda não conheço Gênova, mas já anotei a dica.
Oi Mariana, vai gostar muito de Gênova e desta catedral, se tiver oportunidade, não perca mesmo. Beijos.
Que legal. Conheço várias cidades da Itália, mas ainda não conheço Gênova. Bom saber dessa linda atração.
Gênova vale a visita sim, Márcio, se puder conhecer, recomendo bastante. Obrigada.
Quantos detalhes! Fiquei impressionada tanto por sua belissima arquitetura por fora quanto por dentro :)
Oi Taís, realmente é muito bonita tanto por fora quanto por dentro, obrigada.
Que catedral mais linda, acho fascinante essa mistura de estilos arquitetônicos, fiquei fascinada pela cúpula, com certeza merece estar no roteiro.
Oi Deisy, não é linda mesmo? Também fiquei fascinada, obrigada pela visita. Beijos.
Cada dia que passa, sinto mais saudades da Europa! Amo construções que misturam estilos e essa catedral me pareceu realmente grandiosa e imponente. Ainda não a conheço, mas só pelo post, já fiquei fascinada. Parabéns pelo conteúdo e o nível de detalhamento! Abraços
Muito obrigada, Cristina, saudades da Europa aqui também batendo forte! Beijos.
Que perfeição desta catedral!! Sou encantada pelas diferentes arquiteturas e seus detalhes que encontramos em cada viagem!
Gostei de saber dos museus que tem dentro dela também!
Imagino como você ficou fascinada! Parabéns pelo post!
Seu blog com certeza será meu ponto de partida para meu futuro roteiro pela Itália!
Oi, Paula Gabi, fiquei fascinada mesmo, aliás, por Gênova inteira, amei a cidade. Espero que este futuro esteja mais próximo do que você imagina, rsrs. Beijos.
Adorei o post, lindíssima a catedral! Vou aproveitar que vou pra Itália esse ano e ler todos os seus posts! :)
Que ótimo, Renata, muito obrigada, seja muito bem vinda! Beijos!
Uma das coisas que mais me impressionou na Europa foi a arquitetura dos seus prédios e igrejas e estou chocada com a beleza desta!!! Obrigada pela dica! Já anotei e vou conferir com certeza!
Realmente a Europa é impressionante mesmo, Daniela, muito obrigada, volte sempre!
Gisele, com certeza esta catedral não pode ficar de fora de um roteiro por Genova. Que lugar mais lindo, como você disse - por dentro e por fora ela é impressionante e fascinante.
Já vou para a listinha.
Ontem mesmo estava me lembrando de uma igreja que eu conheci em Malta, na cidade de Mosta que ocorreu o mesmo na Segunda Guerra mundial, caiu uma bomba que não estourou e também deixaram uma réplica em exposição. É mesmo mto curioso.
É muito curioso e interessante mesmo, Mayte. Só Deus para explicar tantos casos que acontecem assim, até em terremotos, quando só o altar da igreja fica de pé. Realmente fascinante e incrível ver isto de perto. Obrigada.