Meu “Mundo” de sabores se inicia nas Minas Gerais, terra boa, de gente hospitaleira e onde aconteceram minhas primeiras “experiências gastronômicas”, se é que assim posso chamá-las.
E Minas no Mundo não é pouca coisa não, porque de sabores e gastronomia, o povo daqui entende bem.
Nasci no interior de Minas e fui criada à beira do fogão à lenha da casa de minha avó, a querida Dona Diva, hoje com seus 99 anos completos, agora em abril/18. Sob seu comando, os almoços em família eram verdadeiras “Festas de Babette”, com uma mesa farta de iguarias da culinária mineira, emoldurada por gargalhadas de uma família feliz.
Os adultos na mesa maior e as crianças em outra mesa, na varanda externa, mas sempre observadas e cuidadas pelos nossos pais, para que nada nos faltasse, e era sempre muito bom.
Sempre digo que na casa de minha avó, o mesmo fogo que fazia o café e o almoço, fazia também o lanche da tarde e o jantar, e só se apagava depois da última refeição, quando ninguém mais alimentava as brasas com madeira, e no dia seguinte, esse mesmo ritual se repetia.
E por isto, Minas Gerais não poderia deixar de ser a minha primeira “experiência gastronômica” a ser relatada aqui. Prepare o estômago, porque a fome vai bater daqui pra frente, diante de tantas delícias.
Belo Horizonte aparece aqui com o Mercado Central, ponto de encontro dos mineiros para encontros gastronômicos e comprinhas de itens que irão render pratos deliciosos.
E por falar em Minas, nada melhor do que experimentar as delícias das cidades históricas, e Tiradentes é referência em ótima comida mineira com o Restaurante Viradas do Largo, da Chef Beth Beltrão.
Conheça um pouco mais do Restaurante Viradas do Largo neste post aqui.
Do estado de São Paulo vem Campos do Jordão nos ensinar como se saboreia um Festival de Fondues, quase não consegui levantar da cadeira neste dia, só saí da mesa para fugir do frio e correr para o edredon. Inverno em Campos é muito frio, mas o clima combina muito com esta iguaria.
Em Natal conheci com minha família um dos mais tradicionais restaurantes de frutos do mar da cidade, o Camarões. Meu Deus, que perdição, dá até fila para os clientes que não abrem mão do sabor mais requintado na capital potiguar. Aprovadíssimo!!!
Conheça um pouco mais do Restaurante Camarões neste post aqui.
Fora do país, Paris foi a primeira cidade a me mostrar outros sabores, alguns requintados, outros mais simples, mas todos deliciosos.
Um crepe de massa fininha, levinha e coberto por Nutella? É muita tentação, e foi em Nice que comi essa delícia, acompanhada sim por uma cerveja Karlsbrau, por que não?
Que grata surpresa conhecer BsAs e poder experimentar seus pratos que contam principalmente com carnes especiais e temperos inesquecíveis. Merece a fama que tem, ainda mais acompanhada dos Malbecs da região de Mendoza.
Conheça um pouco mais do Restaurante Janio, em Buenos Aires, neste post aqui.
Como falar da Itália e não citar as pastas maravilhosas que a gente come lá, não é mesmo? Inicio por Roma, onde experimentei pela primeira vez um espaguete à Carbonara e fiquei fã deste prato.
Minha experiência foi em plena Piazza Navona, mais típico impossível, mas os preços nesta região são bastante salgados. Procure restaurantes fora das áreas turísticas e pague valores mais justos e honestos. Fica a dica!
Um Risotto Frutti di Mare em plena Florença é para comer de joelhos, ainda mais comemorando o aniversário de 18 anos de nosso filho. Tanti auguri, filho!!!
E como sobremesa nada melhor do que o tradicional Panforte que também é vendido em embalagens para trazer para casa. Pergunte se a gente trouxe?
Na terra do Pesto, como não se esbaldar nas pastas envolvidas neste molho verde, perfumado e saboroso? Impossível resistir!
Quer conhecer um pouco mais do Eataly de Gênova? Clique neste post aqui.
Ah, Milão, que cidade encantadora e quantas delícias pra gente conhecer e saborear, a começar pelo Aperitivo, uma tradição da cidade. Você pede uma bebida e tem direito aos petiscos, que boa idéia, imagina se a moda pega aqui no Brasil? Eu ia adorar!!!
Momento da pizza milanesa
De Veneza, o Gelatto dá o ar da graça por aqui, uma unanimidade italiana, quem experimenta aprova e recomenda, eu também!!!
Além das diversas cervejas, Bruxelas nos oferece uma culinária deliciosa, com pratos elaborados e sobremesas coloridas, vale a pena experimentar de tudo, recomendo.
Deliciosos waffles belgas
Suíça rima com chocolate, tudo bem que não é bem assim, mas é de lá que podemos conferir os melhores produtos derivados do cacau. O processamento é o grande segredo do sucesso e em Lugano existe uma boutique de chocolates que fui conferir e adorei, a Läderach. Uma verdadeira tentação!!!
Neste link você conhece um pouco mais da Boutique de Chocolates Läderach, em Lugano, Suíça.
Adorei o Goulash, um dos mais famosos pratos típicos húngaros, provei e repeti de tão delicioso que é.
Parece uma sopa caseira, daquelas gostosas feitas pela nossa mãe, com uma carne bovina bem macia, cenouras, batatas e temperada com a exótica páprica que lhe confere um sabor especial.
Confira neste post que fiz sobre essa iguaria húngara e não perca a oportunidade de experimentar quando puder.
De Miami, trago uma delícia doce, o cheesecake, uma sobremesa tradicional americana, produzida com um queijo cremoso, seu maior ingrediente e outros tantos que lhe conferem sabor e cor.
O local que recomendo encontrá-lo é o Cheesecake Factory, um restaurante maravilhoso, com ótimo custo benefício e uma variedade enorme dessa sobremesa inesquecível. Difícil resistir!!!
São tantas as experiências gastronômicas, que não dá para inserir tudo aqui, até mesmo aquele pão de queijo com cafezinho em uma padaria da esquina tem o seu valor, o importante é experimentar novos sabores e sempre!!!
O blog está participando de mais uma Blogagem Coletiva e dessa vez com todas essas delícias que experimentamos pelo Mundo.
Depois de tantas comidinhas boas, vamos ver o que mais meus amigos blogueiros têm para mostrar pra gente?
Porto Antico di Genova (Porto Antigo de Gênova) é uma área portuária linda, histórica e…
Ficamos hospedados no Hotel Wyndham Foz do Iguaçu, e considero que foi uma excelente escolha…
Fizemos um bate e volta de Santiago à Viña del Mar, que considero um dos…
O Museu da Memória e dos Direitos Humanos, localizado em Santiago, Chile, é uma instituição…
Altar da Igreja Matriz de Santo Antônio Em uma viagem à Catas Altas, cidade próxima…
Facilidade na troca de operadoras, mais espaço nos dispositivos, maior segurança e confiabilidade, suporte a…
View Comments
Depois de Minas, tudo ficou sem graça rsrs brincadeira. Ótimo post querida!
Muito obrigada, Nivia, pelo visto gosta muito de comida mineira também, não é?
Adorei a parte Italiana... Só poderia né?
Mas confesso que também amo um bife de choriço Argentino e uma boa culinária francesa!
Mandou muito bem! Adorei e babei!!!!
Eu também babei na hora de provar e de escrever o post, Aninha, a comida italiana é minha preferida, sorte a sua de morar em Roma.
Gisele muito bacana as reportagens. Parecem coisas realmente muito boas para degustar.
valeu..Parabéns
Simplesmente quero todos os pratos que você postou!!!
Me deu uma fome esse tanto de comida gostosa....nossa senhora!
Ai minha dieta hahahaha
kkk, Juliana, me deu vontade também só de fazer o post, tanta coisa boa que experimentei. Obrigada.
Ficou ótimo seu post Gisele! Já tive a sorte de provar alguns dos citados e concordo plenamente! Deu saudade do waffle belga, acompanhado de um chocolate quente...
Muito obrigada, Beneth, que bom que gostou do post. Falar de comida é sempre muito bom, mas experimentar é melhor, né?
Vc cresceu muito mal acostumada com comida mineira. Que delícia de culinária!!
Agora... carne argentina, pasta e gelato italiano, doces franceses, waffle belga e chocolate suíço é sacanagem!! Pegou pesado.
Muita comida boa, não é, Patrícia, cresci mal acostumada mesmo, rsrs. Obrigada, beijos.
Nossa, quantos itens deliciosos. Me lembrei da saga para achar esses panforte para trazer pra casa quando fui para a Italia haha. Minha mãe queria e eu não achava em lugar nenhum. Mas no fim deu tudo certo =)
Olá Diego, o Panforte é mais encontrado na Toscana, é um doce muito tradicional em Siena e Florença. Nesta região a gente encontra por todo lado.
Gisele, como esse post me deu água no boca! Nossa! hahaha
Muitas comidas ótimas! Amo a comida mineira e o Mercado central é realmente uma experiência gastronômica maravilhosa.
E a comida italiana é daquelas "tem-que-provar-antes-de-morrer"! rsrs
Beijos, Cris
Ahhh, muito obrigada, Cristiane, realmente a comida mineira tem o seu lugar. Ainda bem que cresci comendo todo dia, rsrs.
Lendo e salivando ... meu Deus!
Destes que você citou, a Itália é meu sonho de consumo gastronômico. Penso em fazer um roteiro apenas para provar tantas delícias...
Post delicioso!
Realmente a Itália tem uma gastronomia maravilhosa, Andreza, de dar água na boca. Obrigada!
Seu post foi uma verdadeira viagem pelo mundo. Adorei, alguns pratos eu já experimentei.
Que bom que gostou, Cynara, viajante como é, tenho certeza de que experimentou vários desses e muitos outros mais mesmo. Obrigada pela visita.