O Batistério de Florença é considerado a construção mais antiga da cidade e seu formato octogonal representa o oitavo dia, a Ascensão de Cristo. Seu nome é o mesmo do Santo patrono de Florença, São João Batista, em italiano San Giovanni Battista.
Verdadeira obra prima em estilo Romanesco Florentino
Está situado em frente à Catedral de Florença, que foi construída com a decoração exterior semelhante à ele, criando uma harmonia no chamado Complexo do Duomo de Florença, composto pela Catedral de Santa Maria del Fiore, o Campanário de Giotto, o Museu dell’Opera del Duomo e o próprio Batistério de São João.
A construção compete com a Duomo na atenção dos turistas
O que mais atrai os turistas que o visitam são seus portões em bronze, verdadeiras obras primas de artistas renomados de Florença. Porém, o portão que mais se destaca é o que foi denominado por Michelangelo de “Portão do Paraíso”, ou Porta del Paradiso.
O Portão do Paraíso ao fundo
Seu criador foi Lorenzo Ghiberti, é todo dourado e com 10 cenas do Antigo Testamento entalhadas em alto e baixo relevos.
O Portão do Paraíso original está guardado no Museo dell’Opera del Duomo e sua restauração foi concluída em 2012, para apreciação dos visitantes deste museu.
Sua fachada é composta por detalhes geométricos cobertos por mármores branco de Carrara e verde de Prato, além de belíssimas esculturas de personagens bíblicos.
Foi palco do batismo de Dante Alighieri em 1266 e Ghiberti demorou 27 anos para concluí-lo.
Realmente fascinante e impressionante, impossível não ficar admirando por horas!!!
Amo viagens, fotografia e gastronomia, posto tudo aqui no blog com o objetivo de informar, registrar e compartilhar lugares e momentos maravilhosos com as pessoas que também curtem estes hobbies.