Em nossa visita ao Castelo de Guimarães, fomos surpreendidos com a encantadora Igreja de São Miguel do Castelo, também conhecida como Capela de São Miguel.
Trata-se de uma pequena construção em estilo românico, toda em pedra bruta, que encanta exatamente pela simplicidade com que se apresenta, principalmente por estar ao lado de duas construções tão importantes.
Está localizada nas proximidades do preservado Castelo de Guimarães e do suntuoso Paço dos Duques de Bragança, o que a distingue ainda mais, comparada à estas imponentes edificações.
Confira nossa visita em Castelo de Guimarães em Portugal, vamos conhecer?
A Igreja de São Miguel do Castelo é mais conhecida como o local onde foi batizado Dom Afonso Henriques, primeiro rei de Portugal, o que não é fundamentado, devido à construção ser datada do Século XIII.
Porém, mesmo o fato não sendo confirmado, existe uma pia batismal com uma placa que sugere sim que a peça foi utilizada para a cerimônia de batismo do rei, com os seguintes dizeres: “Nesta pia foi batizado o rei Dom Affonso Henriques pelo Arcebispo S. Geraldo no Ano do Senhor II06”.
Mas o que não falta no local são registros históricos interessantes, como as preservadas tumbas dos heróis da Reconquista ou os lendários cavaleiros templários, como eram conhecidos.
Segundo um senhor que trabalhava como guia no local no dia de nossa visita, as tumbas no centro da igreja pertencem à estes cavaleiros templários, inclusive a área é cercada por um cordão, para que os visitantes não pisem sobre as mesmas, como forma de preservação da história do local.
Os cavaleiros templários faziam parte de um exército armado dedicado à “Guerra Santa”, com o objetivo de promover a Reconquista, defesa de fronteiras e povoamento do reino, em um período muito importante na história de Portugal.
Todo o interior da Igreja de São Miguel do Castelo é simples e rústico, com pedras e madeira, nada mais, porém forte e enigmático, como pode ser conferido no registro abaixo:
Seu altar e sua nave central em madeira também exibem simplicidades únicas, algo raro em templos religiosos, mas de qualquer forma, impactante.
A Igreja de São Miguel do Castelo é uma atração que recomendo muito para quem tiver oportunidade de visitar Guimarães, a cidade conhecida como “Berço de Portugal”.
Este post faz parte da blogagem coletiva do grupo [8on8], na qual postamos sobre o mesmo tema, com 8 fotos e sempre no dia 8 de cada mês. Confira abaixo as dicas das amigas blogueiras sobre o tema deste mês: Igrejas Incríveis pelo Mundo.
Mulher Casada Viaja – 8 Igrejas de Roma para conhecer por seu valor histórico ou artístico
Let’s Fly Away – Sainte-Chapelle em Paris: a igreja mais incrível na cidade [8on8]
Entre Mochilas e Malinhas – 8 igrejas em Minas Gerais que valem a visita
Porto Antico di Genova (Porto Antigo de Gênova) é uma área portuária linda, histórica e…
Ficamos hospedados no Hotel Wyndham Foz do Iguaçu, e considero que foi uma excelente escolha…
Fizemos um bate e volta de Santiago à Viña del Mar, que considero um dos…
O Museu da Memória e dos Direitos Humanos, localizado em Santiago, Chile, é uma instituição…
Altar da Igreja Matriz de Santo Antônio Em uma viagem à Catas Altas, cidade próxima…
Facilidade na troca de operadoras, mais espaço nos dispositivos, maior segurança e confiabilidade, suporte a…