A Imigração Japonesa no Brasil é contada de forma bastante ilustrativa e interessante no Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil, em São Paulo.
Localizado no Bairro da Liberdade, no BUNKYO – Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social, o museu ocupa três andares e é uma das relíquias da história da imigração no Brasil.
Quem nos recebeu foi a Presidente da Comissão do Museu, Lidia Yamashita, que nos apresentou com muita competência e simpatia o acervo e nos contou toda esta história.
O Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil foi inaugurado pelo Presidente Ernesto Geisel em comemoração ao 70° Aniversário da Imigração Japonesa para o Brasil.
Participaram do evento as ilustres presenças do príncipe herdeiro do Japão, Akirito e a princesa Michiko, no dia 18 de junho de 1978.
Grande parte da história da imigração japonesa no Brasil é contada no acervo de 97.000 itens pertencentes aos imigrantes japoneses e que estão expostos no Museu.
Em 2018, a comunidade japonesa está em festa, porque está completando 110 anos da Imigração Japonesa no país, uma data para se comemorar com muita festa e alegria.
Brasileiros e Japoneses são povos irmãos, se respeitam e convivem bem, porém nem sempre foi assim, e esta história é contada à medida que conhecemos o Museu.
Foram tempos bastante difíceis para os japoneses, longe de sua terra, sendo maltratados e sujeitados a trabalhos árduos.
Muitas vezes eram confundidos e tratados como escravos, já que a Lei Áurea havia libertado os negros e muitos fazendeiros precisavam de mão de obra barata ou de graça.
Mas nem só de lembranças ruins vive o museu, existem objetos típicos da cultura japonesa que estão expostos e que são muito interessantes e diferentes para nós brasileiros.
Tive a oportunidade de conhecer o Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil no I Japão.br, um encontro maravilhoso que valoriza e divulga a cultura e tradição japonesas no Brasil.
Veja como foi o I Japão.br neste post: Bairro da Liberdade, São Paulo, recebe o I Japão.br
O Japão.br é uma iniciativa da descendente de japoneses Patrícia Takehana, do blog Bagagem de Memórias e a quem agradeço imensamente pelo convite e hospitalidade.
Dias e horário de funcionamento: Terça-feira à domingo de 13:30 às 17:00h
Endereço: Rua São Joaquim, 381, Liberdade – São Paulo – SP
Diante da tragédia irreparável ocorrida com o Museu Nacional, no Rio de Janeiro, um grupo de blogueiros decidiu fazer esta Blogagem Coletiva com as hashtags #lutomuseunacional e #museusbrasileiros, para que tantos outros museus não caiam no abandono e sejam objetos do descaso e irresponsabilidade com que são tratados o patrimônio público e a história deste país.
Doeu em cada um de nós, em cada brasileiro, cada labareda daquele fatídico domingo, 02 de setembro de 2018.
Confira abaixo outros museus brasileiros apresentados pelos blogueiros, comente e compartilhe!
PLANEJE SUAS VIAGENS AQUI!
Organize suas viagens com nossos parceiros abaixo e ajude o blog a te ajudar cada vez mais, e você não gasta nenhum centavo a mais por isto!
– Hospedagens com o Booking.com
– Seguros viagens com os melhores preços e condições com a Real Seguros
– Fretamento de veículos com a Rentcars
– Chip internacional com internet ilimitada com a EasySim4U e Viaje Conectado
– Ingressos e passeios sem fila com a GetYourGuide
e muito mais, confira na lateral direita do blog, a gente agradece!
Porto Antico di Genova (Porto Antigo de Gênova) é uma área portuária linda, histórica e…
Ficamos hospedados no Hotel Wyndham Foz do Iguaçu, e considero que foi uma excelente escolha…
Fizemos um bate e volta de Santiago à Viña del Mar, que considero um dos…
O Museu da Memória e dos Direitos Humanos, localizado em Santiago, Chile, é uma instituição…
Altar da Igreja Matriz de Santo Antônio Em uma viagem à Catas Altas, cidade próxima…
Facilidade na troca de operadoras, mais espaço nos dispositivos, maior segurança e confiabilidade, suporte a…
View Comments
A cultura japonesa realmente fascina, é linda!!! Muito bom ver um pouquinho dessa história em um museu e melhor ainda é poder viajar virtualmente por esse post (já que não tenho com ir ao museu)!!
Realmente, Laura, é mesmo fascinante a cultura japonesa e a história da imigração é muito interessante, chega a ser comovente. Obrigada.
Amei o post! é uma cultura tão rica! É lindo ver como crescemos e aprendemos juntos diariamente. Parabéns pelo post.
Muito obrigada, Tharsila, é por isto que adoro museus, a gente sempre aprende muito e sobre vários assuntos e coisas. Beijos.
Impressionada com o tamanho do acervo. 97 mil! Já fui várias vezes na Liberdade mas não conheço esse museu, preciso corrigir isso urgentemente. Lindo post.
Sim, um acervo grande, precisa rever isto urgentemente mesmo, Lulu, rsrs. Muito obrigada, beijos.
Gisele, acredita que ainda não conheço esse museu? Mas já anotei sua dica, em minha próxima viagem à São Paulo certamente irei conhecê-lo.
Oi, Carol, precisa conhecer sim, a história da imigração japonesa no Brasil é tão interessante que vale muito a pena. Adorei, beijos.
Que delícia de relato! Fiquei muito curiosa em visitar esse museu. Ótima iniciativa essa Blogagem Coletiva! Bjs
Olá Michele, que ótimo que gostou, é uma forma de compartilharmos várias experiências sobre um mesmo tema. Obrigada. Beijos.
Foi um dia tão bacana esse né? Adorei a experiência, aprendi muito sobre a cultura japonesa visitando esse museu!
Oi, Klécia, você estava lá com a gente, foi bom demais, vale muito a pena conhecer, não é? Grande beijo.
A história dos imigrantes japoneses faz parte da história de São Paulo e é uma delícia conhecer! Parabéns!
Exatamente, Bruna, adorei conhecer, é admirável esta interação entre paulistas e imigrantes japoneses, muito respeito e admiração. Beijos e obrigada pela visita.
Sempre curti muito a cultura japonesa, mas nunca visitei esse museu. Valeu a dica para uma próxima oportunidade Gisele.
Oi, Zudi, precisa conhecer, vai adorar tanto quanto eu. É um museu muito interessante e curioso, aprendi muito o visitando. Beijos!
Puxa vida.... tao pertinho de minha residencia e nunca estive neste museu!
Não acredito, rsrs. Está na hora de conhecer e depois voltar aqui e dizer se gostou também. Tenho certeza de que vai adorar. Beijos e obrigada.
Que máximo, Gi . Eu sou encantada pela cultura japonesa, certamente é um local que vou gostar de conhecer. Dica anotada.
Oi Mari, acho que vai gostar sim, um beijo e obrigada.