Lugano é a cidade suíça mais italiana que existe, exatamente pela proximidade com o país da bota, o que faz dela um ótimo destino para um bate e volta partindo de Milão.
O idioma oficial é o italiano, é banhada pelo Lago de Lugano que lhe confere uma paisagem deslumbrante, com a água em tonalidade azul e as montanhas verdes como moldura, um lugar realmente espetacular.
Saímos de Milão de manhã e após uma hora aproximadamente já havíamos chegado ao nosso destino, na Suíça, na região do Ticino, que é linda demais.
Antes porém, paramos na estação de Chiasso, já na Suíça, para a troca obrigatória do trem que nos levaria para Lugano e assim prosseguimos nossa viagem.
Descemos na Estação Lugano Paradiso, anterior à Estação Lugano que fica próxima ao Funicular que leva ao centrinho da cidade, mas este estava em reforma.
Da Estação Lugano Paradiso seguimos a pé para um dos pontos turísticos da cidade e que eu queria muito conhecer, o jato de água à beira do Lago de Lugano e que por sorte estava funcionando, lindo.
Seguimos por uma alameda paralela ao lago e em direção ao centro histórico, e durante o percurso podíamos admirar toda a beleza da região.
Lugano é um local que atrai muitas pessoas interessadas em arte e nas ruas encontramos muitas obras que enfeitam a cidade.
E aí, gostando de Lugano? O blog Viajando na Janela nos sugere outra cidade encantadora na Suíça em O que fazer em Zurique: roteiro de um dia [econômico!]. Vale a pena conferir todas as dicas para curtir muito a cidade sem perder tempo e dinheiro.
E local para projeção das artes é o que não falta na cidade, bons exemplos são o LAC – Lugano Arte e Cultura, um centro cultural com a proposta de se tornar uma das mais importantes instituições culturais da Suíça e a Sotheby´s, uma empresa que atua no ramo de leilões e venda de objetos de arte, artigos e bens de alto valor.
Enquanto caminhávamos pela alameda, íamos observando a tranquila movimentação da região. Crianças, jovens e idosos circulavam pelo local, onde cães guiados por seus donos compartilhavam do mesmo espaço em total harmonia.
E foi prosseguindo com nosso passeio “super relaxante” que chegamos ao centro histórico e mais um dos pontos fortes de Lugano.
Agora que a brincadeira ia começar, hora de experimentar as delícias que o centro histórico nos reservava.
Quer ver mais desta loja recheada de chocolates? Confira tudo no post Chocolates suíços deliciosos, a Läderach tem.
E muito mais do que isto o centro histórico tem a oferecer, lindas lojas de grife, artistas expondo seus trabalhos e uma arquitetura linda.
Após passearmos bastante pela cidade seguimos em direção à Estação Lugano, e foi quando ficamos sabendo que o funicular que facilitaria a nossa vida na subida íngreme estava fechado para reforma.
E quando finalmente chegamos à estação pudemos admirar a cidade do alto e registrar a linda paisagem que se tem de lá.
Depois foi só seguir viagem pelo caminho lindo que levava de volta à Milão, com lagos, montanhas e uma vontade de retornar assim que for possível.
Super indico esse passeio para quem estiver em Milão ou nas proximidades, pois vale realmente muito a pena conhecer Lugano.
Porto Antico di Genova (Porto Antigo de Gênova) é uma área portuária linda, histórica e…
Ficamos hospedados no Hotel Wyndham Foz do Iguaçu, e considero que foi uma excelente escolha…
Fizemos um bate e volta de Santiago à Viña del Mar, que considero um dos…
O Museu da Memória e dos Direitos Humanos, localizado em Santiago, Chile, é uma instituição…
Altar da Igreja Matriz de Santo Antônio Em uma viagem à Catas Altas, cidade próxima…
Facilidade na troca de operadoras, mais espaço nos dispositivos, maior segurança e confiabilidade, suporte a…
View Comments
Gisele, bacana as imagens..... Lindos lugares....Show
Obrigado
Eu que agradeço pela visita aqui e pelos comentários sempre positivos, Rubens.
Seu material fotográfico é excepcional. Bom poder conhecer um lugar por palavras e por imagens.
Que comentário maravilhoso, Carlos Roberto e Gleidys, alegrou meu dia. Muito obrigada pelo carinho e visita, grande abraço.
Confesso que fiquei muito triste de ler esse post perto da hora do almoço, me deu uma fooooome! Lugano parece ser lindo mesmo, olha essas fotos!! Quando for a Milão vou tentar reservar um dia para esse bate e volta, parece valer muuito a pena! :D
Vale a pena sim, Alyssa, aí vai poder experimentar tudo que viu aqui. Beijos e obrigada.
Que paisagem incrível! Amei a praça, a árvore e fiquei babando no chocolate suiço, hahaha. Post lindo!
Muito obrigada, Katarina, pelo carinho e visita. Bjs.
Que charme de cidade <3 fiquei encantada com a paisagem (e babando nas fotos de comida!).
Mas nem tem como ser diferente né? Essas paisagens de montanha e lago são sempre encantadoras :)
São mesmo, Camila, é viagem de sucesso na certa. Obrigada, bjs.
Gisele, a Suíça é um país lindo! Não conheci Lugano, mas pretendo ir. Fui a Lucerna e fiz um passeio pelas montanhas que foi maravilhoso! Adorei suas fotos, aumentaram ainda mais minha vontade de conhecer a cidade.
Que ótimo, Ana Carolina, tendo oportunidade visite Lugano, vai amar a cidade. Obrigada pelo carinho.
Gisele, encantador seu post, suas fotos e a forma de seu relato em cada imagem... uma delícia de ler e reler, e de sonhar com Lugano!!!!
Muito obrigada, Daniela, que bom que você gostou. Adorei os elogios, me incentivam a produzir posts cada vez melhores. Beijos
Que lugar lindo. É sempre gratificante conhecer um lugar tão incrível como este fazendo bate e volta... Belo post!
Muito obrigada, Itamar, realmente facilita a vida da gente montar uma base e conhecer o entorno dessa forma.
Sabe o que eu queria agora? Um chocolate suíço!!! rsrs. Deu água na boca. Suas fotos estão maravilhosas! Adorei aquela que ao fundo está o lago azul. Mais um lugar encantador para a minha wish list!
Ôpa, Alessandra, que beleza sugerir um destino novo para alguém, não deixe de conhecer Lugano, é um lugar muito especial.
Que cidade encantadora, já vou incluir na minha lista de viagem. Uma beleza!
Muito obrigada, Flávia, vá conhecer mesmo, vale a pena demais. Beijos.