Adoro visitar os mercados das cidades para onde viajo e o Mercado Municipal de Budapeste, também conhecido como Nagy Vásárcsarnok, não ficaria de fora por nada desse mundo. Sabe quando eu iria perder esta atração? Nunquinha!!!
Meu primeiro contato visual com o Mercado Municipal de Budapeste foi andando pela famosa rua comercial e turística, a Váci Utca, bem no final dela, onde ele se exibe para todos, impossível não reparar nele.
Não deixe de conhecer também em sua visita à Budapeste, o maravilhoso Bastião dos Pescadores – Linda homenagem às Tribos Magyares.
Logo de cara, o prédio, construído em 1897, impressiona pelo seu telhado rendado e colorido, uma das características de algumas construções da cidade, além do seu porte majestoso que chama logo a atenção.
Um grande portão recebe os visitantes e por dentro o Mercado de Budapeste não decepciona, com seus três andares lotados de produtos e artesanato regional.
Uma variedade de cores nas barracas enchem nossos olhos; frutas, flores, bordados, difícil sair de lá sem comprar nada.
Claro que comprei alguma coisa, trouxe páprica e um imã de geladeira fofo, da pimenta que produz o exótico condimento, para minha coleção.
E andei muito por ali e por todos os andares, conhecendo e experimentando alguns produtos, e observando o que havia de diferente dos nossos mercados brasileiros.
De tudo que vi no Mercado de Budapeste algumas coisas me chamaram a atenção, que são muito diferentes da nossa cultura e nossos hábitos.
A arquitetura agrada o olhar
É um prédio amplo, limpo, com barracas grandes e muito bem distribuídas entre largos corredores. É fácil locomover entre elas e escolher o que deseja sem grande tumulto de pessoas. Ponto para o mercado.
Como não falar da páprica, um condimento típico húngaro e o produto que é a maior atração do Mercado?
E lá tem aos montes, de todos os formatos, cores e preços. Impossível sair de lá sem uma unidade do produto, e tem outros temperos também.
A Pálinka é uma bebida típica da Hungria, uma aguardente de frutas, de gosto forte e característico, bastante apreciada pelos húngaros e disponível em vários sabores.
As frutas são de uma apresentação incrível, coloridas, firmes e doces, e é o que mais chama a atenção, depois das pápricas.
Os húngaros adoram comidas de sabor forte e picante e os embutidos são alimentos sempre presentes na culinária húngara, sendo os produzidos em Szeged os mais procurados.
Confesso que não experimentei nenhum dos doces do Mercado de Budapeste, mas olhando as fotos depois me arrependi, parecem tão gostosos quanto são bonitos.
O último andar é reservado ao artesanato, onde podemos encontrar roupas produzidas manualmente, além dos bordados coloridos, uma tradição húngara que também enfeita as ruas da cidade.
Essa é a melhor parte da experiência de conhecer alguns mercados pelo mundo, ver de perto os hábitos alimentares dos nativos e os produtos que eles produzem e consomem, a verdadeira essência do viver ali. Recomendo sempre!!!
Quer saber mais o que fazer em Budapeste? Confira as nossas dicas e não perca nenhuma das melhores atrações da capital da Hungria. Recomendo!
Bodega Casa Vigil (El Enemigo) é uma vinícola renomada localizada no coração de Mendoza, Argentina,…
Porto Antico di Genova (Porto Antigo de Gênova) é uma área portuária linda, histórica e…
Ficamos hospedados no Hotel Wyndham Foz do Iguaçu, e considero que foi uma excelente escolha…
Fizemos um bate e volta de Santiago à Viña del Mar, que considero um dos…
O Museu da Memória e dos Direitos Humanos, localizado em Santiago, Chile, é uma instituição…
Altar da Igreja Matriz de Santo Antônio Em uma viagem à Catas Altas, cidade próxima…
View Comments
Que limpeza...que organização...show.....
Muito obrigada, Rubens, você ia adorar conhecer o Mercado de Budapeste.
Budapeste é linda e o mercado um charme. Tirei mais fotos do exterior do que do interior, porque estava hospedada ali do lado e vi o mercado várias vezes! Muito legais suas fotos. Só uma correção: o mercado foi construído em 1897, não 1987. acho que foi erro de digitação, né?
Olá, Márcia. Que bom que gostou das fotos, fico feliz mesmo. Que bom também você ter reparado na data que coloquei errado, realmente foi um erro de digitação, muito obrigada pela ajuda. Grande abraço e bem vinda.
Adoro conhecer os "Mercadões", como nos referimos aqui em SJC rs. A história da cidade toda se encontra ali e isso é incrível! Poder conhecer e degustar das comidas, doces e trazer um pouco pra nós é muito legal, adoro programas assim!! Sempre vamos à mercados quando estamos viajando e sempre trago algo também, nem que seja uma cachacinha pro bar do marido, pois o mais legal é ficar a lembrança!
Amei as suas fotos, sempre tive vontade de conhecer Budapeste, todos que foram sempre elogiam e parece realmente fascinante!
Beijos.
Olá Paula, obrigada pela visita. Se tiver oportunidade de conhecer Budapeste vai se apaixonar pela cidade, não perca.
Meu sonho conhecer Budapeste!
Sem contar que em todas as viagens nós buscamos conhecer os Mercados Municipais. É incrível ver de perto essa cultura gastronômica dos lugares.
É incrível mesmo, Eloah e Budapeste vale muito a pena conhecer. Não perca o Mercado quando for, vale muito a pena mesmo.
Gisele, visitar mercados é uma forma excelente de descobrir um pouco mais sobre a cultura de cada lugar. Este de Budapeste, em especial, parece tudo de bom!
Concordo com você, Ana Carolina, eu amo conhecer mercados exatamente por isso. Grande beijo e obrigada.
Tbm adoro visitar os mercados, Gisele. Lindíssimo esse de Budapeste. A cidade está na minha lista, quero muito conhecer.
Não perca, Mariana, vale muito a pena mesmo. Obrigada.
Que mercado amplo hein? Você mostra tudo, seus posts são ótimos!!!
Muito obrigada, Adriana, que bom que gosta. Adorei, hahaha...
Que tudo! Eu simplesmente.. ADORO mercados! Babei nesse aí.. rs
Imagina lá então, Keul, ia babar muito mais. Obrigada pela visita.
Adoro conhecer esses mercados e esse parece ser muito bom!!! Ótima dica!!!
Obrigada, Viviane, é muito bom mesmo, vale a pena conhecer.
Oie.. também adoro visitar os mercado municipais por onde passo. Adoro ver as novidades locais. Parabéns pelo post! Está à altura do mercado de Budapeste! Bjss :)
Muito obrigada, Bianca, volte sempre então, será um grande prazer.