E foi virando a esquina de uma rua em Milão, na região da Lombardia, que me deparei com uma feira enorme, cheia de barraquinhas com produtos frescos e coloridos.
Fiz questão de registrar tudo e mostro aqui para você a minha deliciosa experiência, uma verdadeira imersão no hábito de compras dos milaneses em feiras livres .
Tomatinhos em ramas, pomodorini da Sicilia
Erva doce ou funcho, como também é conhecido
Ótima apresentação dessas sardinhas
Os italianos, conhecidos por fazerem muitos gestos e barulhos, não agiam assim nesta feira. Os comerciantes não gritavam anunciando seus produtos como no Brasil, mas atendiam os fregueses com voz baixa e também eram muito gentis. Não se ouviam as famosas frases que escutamos por aqui: Vai querer tomate, freguesa? A laranja tá docinha, quer experimentar?
Frutos secos de todos os tipos
Frutas e legumes lado a lado, intercalando suas cores
Eu esperava mais barulho e agitação, mas encontrei uma feira bem tranquila e silenciosa, acho que porque já devia estar no final, não sei, mas achei bem diferente.
Estes limões sicilianos não estavam no melhor dia
Esta verdura eu nem sei o nome
Além de pães rústicos, estes de campanha
Experimentei alguns produtos, como queijos e frutas, mas não comprei nenhum deles, porque estava saindo do hotel para fazer um passeio pela cidade e não queria ficar carregando sacolas.
Mas adorei ter tido a oportunidade de conhecer uma feira livre italiana, com vários produtos iguais aos nossos e outros bem diferentes. Foi muito bom e espero que a experiência se repita em outros destinos.
View Comments
fiquei com água na boca, quanta coisa gostosa. Adoro feiras tanto aqui no Brasil como lá na Europa.
Engraçado não ter italianos falando com as mãos. eles são muito afetivos e animados.
Verdade, Lilian, eles gesticulam muito, rsrs. Também adoro as feiras, tanto aqui no Brasil quanto no exterior. Um beijo e obrigada.
Gisele, que passeio bacana, uma das melhores coisas em viajar é ter essas boas surpresas, né? Nada planejado e de repente encontra uma feira linda como essa!
Fiquei curiosa para provar a laranja, nunca vi uma dessas. Você provou? É boa?
Oi, Simone, que ótimo que tenha gostado. Não, não provei a laranja, mas quem sabe um dia e aí te conto?