O Museu Nacional de Bellas Artes, em Santiago, é uma das atrações que adoramos ter conhecido em nossa visita à capital chilena.
Esta atração é um dos mais antigos museus de arte da América Latina e uma das mais importantes instituições culturais do Chile.
Sua localização é bastante privilegiada, em frente ao Parque Forestal, uma belíssima área verde com alamedas muito bem cuidadas e muita arte ao longo da estreita e longa extensão, outra atração imperdível e que recomendamos na cidade.
Uma das obras de arte mais importantes e que está instalada bem em frente ao Museu Nacional de Bellas Artes, é a escultura Cavalo do importante artista colombiano Fernando Botero.
Criado em 1880, a fachada do Museu Nacional de Bellas Artes já surpreende o visitante logo na chegada com toda sua imponência e beleza.
Na entrada, algumas obras já se encontram disponíveis e outras são distribuídas em salas ou salões do museu. A entrada é gratuita e vai surpreender o visitante que passará momentos de pura contemplação e deleite em seus ambientes.
O belíssimo edifício em estilo neoclássico foi inspirado no Petit-Palais de Paris, com estruturas em ferro características da Belle Époque, uma verdadeira obra de arte para receber muita arte.
O projeto foi criado pelo arquiteto chileno Emile Jéquier e surpreende pelo bom gosto em todos os ambientes com vários detalhes em art-nouveau.
A cúpula de vidro foi produzida na Bélgica e é um dos destaques do salão principal, onde os visitantes podem circulam livremente, apreciando as obras e registrando-as em fotos sem nenhuma restrição.
O acervo é composto por mais de 3.000 obras entre pinturas, esculturas, gravuras e desenhos, e recebe exposições temporárias com bastante frequência.
No grande salão principal, duas Cariátides esculpidas por Antonio Coll y Pi parecem observar o passeio dos visitantes, inclusive foram as obras que mais me agradaram, além do maravilhoso busto de Davi, reprodução da famosa obra de Michelangelo.
Existe uma belíssima escada com dois segmentos que levam ao andar superior, de onde podemos avistar o grande salão principal e o movimento dos visitantes e as obras expostas.
Outras obras que me agradaram muito foram os bustos de mulheres, com uma riqueza de detalhes e delicadeza que renderam alguns cliques que compartilho abaixo:
O Museu Nacional de Bellas Artes faz parte das 10 atrações imperdíveis em Santiago que indicamos, conheça as demais e aproveite o melhor da cidade.
Após nosso delicioso passeio, fomos conferir o café do Museu Nacional de Bellas Artes, um espaço para uma merecida e saborosa pausa.
Confira alguns museus muito especiais espalhados pelo mundo e indicados por amigos blogueiros:
Descobrir Viajando – Descobrir o Museu Nacional Grão Vasco
Uma Viagem Diferente – Os Melhores Museus em Bogotá
Vamos viajar pra onde agora? – 10 museus pelo mundo
Expedições em Família – Museu Dr. José Olavo Machado – O Museu das Missões de Santo Ângelo/RS
Viaje com Norma – Conheça o Museu de Energia em Salvador
6 Viajantes – 5 Museus em Montevidéu para você conhecer
Viaje24h – Conheça o Museu da Amazônia: MUSA
Porto Antico di Genova (Porto Antigo de Gênova) é uma área portuária linda, histórica e…
Ficamos hospedados no Hotel Wyndham Foz do Iguaçu, e considero que foi uma excelente escolha…
Fizemos um bate e volta de Santiago à Viña del Mar, que considero um dos…
O Museu da Memória e dos Direitos Humanos, localizado em Santiago, Chile, é uma instituição…
Altar da Igreja Matriz de Santo Antônio Em uma viagem à Catas Altas, cidade próxima…
Facilidade na troca de operadoras, mais espaço nos dispositivos, maior segurança e confiabilidade, suporte a…
View Comments
Estou apaixonada pelo Museu Nacional de Bellas Artes de Santiago. Estou também apaixonada pela edificação imponente que abriga o museu. Que encantadora cada peça do acervo. Amei também o café e as delícias.
O Museu Nacional de Bellas Artes de Santiago é realmente um espaço muito bonito, fico feliz que tenha gostado, Deyse.
Amei o Museu de Bellas Artes em Santiago por seus olhos. Estive algumas vezes em Santiago e nunca visitei. Na lista para a minha proxima visita.
Vá mesmo, Normeide, você vai gostar muito.
Ah que delicia ler esse post sobre o museu de Belas Artes de Santiago. Lugar tão lindo, né? Estive lá quando visitei a cidade. Saudades!!!
Que bom que conheceu e gostou, Hebe, adorei também.
O Museu Nacional de Bellas Artes parece ser um museu incrível pois além das obras de arte o próprio edifício parece ser bem interessante.
Sim, o edifício é muito bonito, uma obra de arte da arquitetura, Patrícia, vale a pena a visita.
Que lindo esse Museu de Bellas Artes. Acabei não conhecendo quando estive em Santiago. Vou guardar a dica para quando voltar.
Não deixe de visitar na sua próxima oportunidader em Santiago, Angela, vai gostar muito.
Conheci Santiago rapidamente e adorei a cidade. Não visitei o Museu Nacional de Bellas Artes, infelizmente. Quero muito voltar a Santiago e depois de ler seu post, não deixarei o Museu de fora do roteiro! Obrigada...
Então precisa voltar e aproveitar mais de Santiago, Cintia, vale a pena incluir o Museu Nacional de Bellas Artes sim. Beijo e obrigada à você!
Esse museu é incrível. Visitei duas vezes, uma em 2016 e outra em 2018. Pra mim, una atracao imperdível em Santiago
Que legal, Diego, também considero imperdível mesmo. Abraço.