O Museu Náutico da Bahia foi uma grande surpresa quando visitamos o Farol da Barra, em Salvador, Bahia.
Digo uma grande surpresa, porque até então eu não sabia que iria conhecer duas atrações em uma só: o Farol da Barra e o Museu Náutico da Bahia.
Adoro museus e este não decepcionou, embora seja pequeno, mas é bem organizado e muito interessante.
Tudo que tem a ver com o mar e as descobertas que vem dele me atraem, portanto este é um museu que gostei muito de conhecer.
O Museu Náutico da Bahia está localizado no Largo do Farol da Barra, s/n, no Forte de Santo Antônio da Barra ou Farol da Barra – Barra – Salvador – Bahia.
O Farol da Barra é uma das grandes atrações de Salvador, se você não foi ao Farol você não esteve em Salvador, portanto, com certeza este será um dos lugares que irá conhecer na cidade.
Em 1668, o galeão Santíssimo Sacramento naufragou na costa baiana, tendo sido seus pertences resgatados em 1976.
Um rico acervo foi catalogado, protegido e pode ser conhecido neste museu que é um dos orgulhos dos soteropolitanos, como são chamados os nascidos e residentes em Salvador.
Uma construção bastante rústica, com escadarias e paredes em pedra, possui a torre do farol na parte exterior e sentinelas voltadas para o mar.
O Farol da Barra possui arquitetura militar portuguesa do Século XVI e foi construído em 1534, antes mesmo de Salvador.
As pequenas sentinelas
Uma capela no seu interior demonstra a simplicidade e a fé do povo baiano, um altar todo enfeitado com retalhos de tecidos coloridos e vasos de flores.
Muitos achados do galeão Santíssimo Sacramento se encontram no Museu Náutico da Bahia, dentre eles: balas de canhão, alianças, moringas, imagens sacras, cerâmicas e muitos outros objetos centenários e interessantes.
Quando encerramos nossa visita, partimos para conhecer a área externa do Farol da Barra, muito interessante também e você pode circular no seu entorno.
Realmente é uma atração bastante interessante e que recomendo, vale a pena conhecer este museu no Farol da Barra, um dos grandes cartões postais da cidade.
Site: www.museunauticodabahia.org.br
Conheça mais sobre Salvador neste post Salvador, Patrimônio Mundial da Unesco.
Porto Antico di Genova (Porto Antigo de Gênova) é uma área portuária linda, histórica e…
Ficamos hospedados no Hotel Wyndham Foz do Iguaçu, e considero que foi uma excelente escolha…
Fizemos um bate e volta de Santiago à Viña del Mar, que considero um dos…
O Museu da Memória e dos Direitos Humanos, localizado em Santiago, Chile, é uma instituição…
Altar da Igreja Matriz de Santo Antônio Em uma viagem à Catas Altas, cidade próxima…
Facilidade na troca de operadoras, mais espaço nos dispositivos, maior segurança e confiabilidade, suporte a…
View Comments
A vista de cima deve ser maravilhosa! Infelizmente quando fui a Salvador não subi para ver. Só conheci o farol que por sinal me encantou! Na próxima vez, faço questão de entrar no museu.
Também não subi no farol, Keul, mas mesmo ali na área onde ele fica, a vista já é bem bonita. Na próxima dê uma passadinha pelo museu sim. Beijos.
Ah que legal! Conhecer um pouco a história nautica, eu tinha pensado nisso. Adorei a dica :*
Que bom que gostou, Angela, é bem interessante mesmo e vale a pena conhecer o museu e o farol. Obrigada.
Gisele, também adorei o Museu e foi uma surpresa boa a organização e o acervo, pena que não vi essa capelinha, que graça!. A vista do Farol é linda e estar num lugar histórico bem preservado como o forte é tudo o que queremos quando turistamos, né?
Com certeza, Márcia, vale a pena visitar atrações históricas tão bem preservadas assim. Grande beijo e muito obrigada pela visita.
Eu adoro esse lugar, complemento perfeito para um passeio na Barra. E da última vez, ainda tivemos a grata surpresa de poder subir lá no farol, vista lindíssima.
Oi, Fábio, então aproveitaram de tudo que o Farol da Barra podia oferecer, um belo programa. Grande beijo e obrigada.
Que fantástico! Adoro conhecer estes museus, gosto de ficar imaginando o quanto cada coisa tem de história pra contar! Demais mesmo!
Isso mesmo, Itamar, o mais legal são as histórias por trás de cada peça e o que ela representava para a época antiga e para a atual. Mexe com a cabeça da gente, por isto que adoro museus!