Visitei Catas Altas, e fui à uma das atrações que eu mais queria conhecer na região, o Santuário do Caraça.
Neste post mostro o que fazer no Santuário do Caraça, para que sua experiência seja tão proveitosa quanto a minha. Afinal, vamos comigo nesta aventura?
O Santuário do Caraça está localizado entre as pequenas cidades mineiras de Catas Altas e Santa Bárbara, e é considerado uma das Sete Maravilhas da Estrada Real.
Chegando lá, já encontrei de cara um dos totens da Estrada Real. São marcos que orientam os turistas e também referências de que se encontram na maior rota turística do país.
A Estrada Real possui mais de 1.630 quilômetros de extensão, passando pelos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo.
Atualmente, ela resgata as tradições do percurso, valorizando sua identidade e as maravilhas da região, e o Santuário do Caraça, com toda a certeza, é uma delas.
Seria desnecessário dizer que a região é linda, mas não custa abordar esta que é, para mim e muitos que visitam o Santuário do Caraça, uma das características que mais chamam a atenção do visitante logo na chegada.
Iniciamos nossa visita, percorrendo um caminho de natureza preservada e rica, a Trilha da Cascatinha, que nos leva até uma cachoeira de águas limpas e frescas.
A Cascatinha é formada por quatro quedas d´água e quatro piscinas naturais, fica distante somente a 2 Km do Santuário do Caraça, por uma trilha de fácil percurso, o que faz com que seja bastante procurada.
Recomendo que inicie seu passeio ao Santuário do Caraça fazendo esta trilha, vai valer a pena cada passo e renderá muitos cliques incríveis, além da energia renovada.
Chegamos à edificação onde funcionava o antigo Colégio do Caraça, exclusivamente para meninos, em regime de internato, onde lecionavam professores padres.
Na madrugada do dia 28 de maio de 1968, uma terça-feira, ocorreu um incêndio de grandes proporções no Colégio, proveniente de um fogareiro elétrico com 500 ml de cola de couro de boi, utilizada na recuperação de livros, que transbordou e deu início à tragédia.
Felizmente o incêndio não causou nenhuma morte, devido à um aluno acordar percebendo o cheiro forte de queimado, alertando à todos, dessa forma, o incêndio pôs fim definitivamente às atividades do colégio.
Figuras ilustres de nossa história estudaram no Colégio do Caraça, como por exemplo, dois presidentes da República, Afonso Pena e Arthur Bernardes.
Atualmente este edifício abriga o museu, a biblioteca e o centro de convenções. Assim sendo, muito da história do Santuário do Caraça pode ser encontrada em seus ambientes, móveis e objetos.
O acervo do museu é muito interessante e conta muito dos hábitos e costumes daquela época, além dos acontecimentos importantes no Santuário do Caraça.
Por exemplo, em um dos ambientes estão duas camas, onde dormiram D. Pedro II e D. Teresa Cristina, quando viajaram à Província de Minas e se hospedaram no Caraça, portanto, peças raras e importantes da história de Minas e do Brasil.
A Igreja de Nossa Senhora Mãe dos Homens foi construída em estilo neogótico, sem mão de obra escrava e com materiais provenientes da região, assim como, pedra sabão, mármore e quartzito.
Entrar neste santuário me trouxe uma sensação de paz e tranquilidade, um ambiente com poucas pessoas, silencioso e iluminado pelos vitrais que permitem a entrada da luz externa.
Os coloridos vitrais do presbitério são franceses, sendo que o central foi doado por D. Pedro II, por isso que, abaixo do Menino Jesus, aparece o brasão do Império, como assinatura de seu ilustre doador.
Outras peças atraem a atenção do visitante, uma delas de grande importância artística, A Última Ceia, pintada em 1828 pelo Tenente Manuel da Costa Ataíde, o Mestre Ataíde, a pedido do Superior Padre Jerônimo de Macedo.
A técnica utilizada por Mestre Ataíde na obra, faz com que um dos apóstolos de Cristo, Judas, o traidor, que segurando um saco de dinheiro, acompanhe o visitante com o olhar, de qualquer ângulo que se admire a tela, é impressionante.
Outro elemento que chama a atenção é o corpo de São Pio Mártir, instalado sob o altar das celebrações.
O corpo completo de São Pio Mártir foi ofertado ao Santuário pelo Papa Pio VI, é revestido de cera, entretanto, podemos ver suas unhas e dentes superiores intactos.
Foi o primeiro corpo de santo que veio para o Brasil, e representa aquela testemunha fiel do Senhor, que morre por assumir sua fé.
Quem já provou ou ouvir falar da deliciosa e rica comida mineira, não abre mão de experimentar o cardápio do dia do restaurante do Santuário do Caraça.
Parecido com uma grande sala de jantar de um casarão de fazenda, com panelas fumegantes no fogão à lenha, é garantia de prazer e satisfação.
No dia de nossa visita, o cardápio era composto por: saladas, arroz, feijao, lombo, peito de frango, batata, vagem, quiabo, e escondidinho de frango, entre outras opções. Além disso, havia duas sobremesas que adoro, doce de leite e doce de banana, que tentação.
Contudo, caso o visitante não deseje almoçar, também pode saborear as delícias da cantina e conhecer a lojinha do santuário, que fica logo ao lado.
Assim como os alimentos do restaurante, tudo é produzido no próprio Santuário, que possui uma horta orgânica, especialmente para atender o paladar dos visitantes, com todo critério de qualidade.
Depois que provamos as delícias do Caraça, foi a hora de passearmos pelos jardins tão bem cuidados.
Canteiros verdes, árvores centenárias, cactus impressionantes, flores, fontes e aves, muitas aves, um paraíso na Estrada Real.
Por fim, fomos conhecer outra atração do Caraça, a pedra onde D. Pedro II escorregou e caiu de costas, na ladeira das Sampaias.
Com certeza, quem estava acompanhando o ilustre visitante deve ter tido vontade de rir, mas também ficou impedido, devido à importância do acidentado, rsrs.
Assim sendo, a pedra foi datada e demarcada para que o fato não fosse esquecido, se tornando mais uma atração do Santuário do Caraça.
Se passássemos a noite lá, poderíamos ter a oportunidade de ver de perto um habitante famoso por aquela região, o Lobo Guará.
Praticamente toda noite, o animal, sozinho ou em grupo, vai ao Santuário em busca de alimento que é colocado em uma bandeja e assim os visitantes que pernoitam por lá têm a chance de contemplá-lo de perto, uma grande atração.
O Caraça nos surpreende em cada canto, cada paisagem, cada detalhe, parece deixar em seus visitantes um desejo de querer voltar e passar um tempo maior ali. Com certeza voltaremos!
Fomos convidados para esta Fantrip pela Secretaria de Turismo da Prefeitura de Catas Altas, para conhecermos esta e outras atrações da cidade, como forma de divulgação da campanha #visitecatasaltas.
A Campanha tem o objetivo de que Catas Altas seja reconhecida como um destino turístico e ecológico em Minas e no Brasil, além de aproveitar o potencial turístico da região.
Nossos agradecimentos ao Secretário do Turismo e Cultura de Catas Altas e Presidente da Associação do Circuito do Ouro, Rodolpho Sanches, mentor da campanha e profundo incentivador do turismo na região e à blogueira Daniela do blog D&D Mundo Afora.
Participaram também desta Fantrip os blogs: Nerds Viajantes, D&D Mundo Afora e Trilha Marupiara.
Este post faz parte da Blogagem Coletiva do Grupo Pequenos Grandes Viajantes com o tema Destinos no Brasil. Confira abaixo os outros blogs participantes:
Expedições em Família – Sabará – o que fazer nesse Destino Brasileiro
Viajante Comum – VIAJAR PELO BRASIL: 10 melhores destinos para explorar o país
Across The Universe – Os atrativos do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros
Diário de Turista – Beco do Batman em São Paulo – dicas, fotos e como chegar
Mapeando Mundo – Curitiba: tudo o que você precisa saber antes de viajar
Vamos Por Aí – Melhores lugares para viajar em Goiás
Entre Mochilas e Malinhas – Melhores destinos de inverno no Sudeste do Brasil
Let’s Fly Away – Destinos de inverno Rio de Janeiro. 10 lugares frios no RJ.
Além da Curva – Lugares para conhecer no Pará – Viajando Sozinha
6 Viajantes- Bonito com crianças: o que você precisa saber!
Dani Turismo – Onde viajar no Brasil?
3 Gerações e 1 mala – Serra Gaúcha: Conhecendo Veranópolis
Viajante Econômica – Baixada Santista: o que fazer em Santos
Vamos Viajar pra onde agora – O que fazer em Foz do Iguaçu
Uma Viagem Diferente – 20 cidades para conhecer em Minas Gerais
Mystras – Um dia em São Paulo
Experiência Barbara – Roteiro pelo centro de São Paulo
Chicas Lokas na Estrada – Destinos no Brasil: Invista no Turismo Nacional
Se joga no roteiro – Destinos Brasileiros: Saiba o que fazer em Porto de Galinhas
Viajante Móvel – Melhores Praias do Litoral Leste do Ceará
Viajando com Sy – As melhores praias de Santa Catarina
Recordações de Viagens – Cambará do Sul: atrações turísticas e outras informações sobre a cidade
Mendoza é um destino fantástico para amantes de vinho, e suas lojas especializadas oferecem uma…
Bodega Casa Vigil (El Enemigo) é uma vinícola renomada localizada no coração de Mendoza, Argentina,…
Porto Antico di Genova (Porto Antigo de Gênova) é uma área portuária linda, histórica e…
Ficamos hospedados no Hotel Wyndham Foz do Iguaçu, e considero que foi uma excelente escolha…
Fizemos um bate e volta de Santiago à Viña del Mar, que considero um dos…
O Museu da Memória e dos Direitos Humanos, localizado em Santiago, Chile, é uma instituição…
View Comments
Está nos meus planos fazer a Estrada Real no próximo ano. Já tinha visto fotos desse museu onde era um colégio no Santuario do Caraça e fiquei bem curiosa.
Vale muito a pena incluir no seu roteiro, Polli, vai gostar muito. Obrigada, beijos.
Parabéns, Gisele! Como sempre você arrasou. Adoro seus Posts. Suas indicações são excelentes. Você escreve muito bem, da até vontade de conhecer todos os lugares. Bora lá?!!?
Bora lá, vamos conhecer tudo juntas, rsrs. Grande beijo!
Quanta saudade do Santuário do Caraça, amo demais e matei a saudade de cada cantinho de lá em seu texto! Ótimas informações e fotos! Obrigada!
Eu que agradeço, Deyse. Grande beijo, querida.
Oi Gisele, gostei demais das dicas. Acho que preciso voltar à Minas Gerais e conhecer cidadezinhas encantadoras como essa. Amei a dica
Que bom que gostou, Carol, quando vier, não deixe de conhecer. Beijos.
Adorei a história da pedra. Certeza que teria que ter muita força de vontade para não rir!!! Eu rio até de mim!!!
Eu também, Bárbara, achei uma história muito divertida mesmo, rsrs, beijos.
Estou convencida de que tenho que ir à Minas Gerais para conhecer o Santuário do Caraça. Já sei até o que fazer por lá com este post divertido (adorei a queda de D. Pedro) e cheio de inspiração. Obrigada pelas dicas. Beijos, querida.
Eu que agradeço, Cecília, iremos juntas, querida. Grande beijo.
Eu amei conhecer o Santuário do Caraça. Inesquecível o encontro com o lobo guará e com essa cachoeira. A intervenção arqutetônica com a ruína da biblioteca ficou incrível.Tenho muita vontade de voltar com os filhos. Adorei esse post com as dicas do que fazer! Vou seguir!
Muito obrigada, Angela, tenho certeza de que seus filhos irão amar. Beijos.
Que interessante! Não sabia deste Santuário, agora, com certeza, um local que vou querer conhecer quando passar pela Estrada Real. E claro que vou querer participar desta parte gastronomica e experimentar essas delicias de Minas.
Que bom que gostou, Diego, vá conhecer mesmo e aproveite bastante deste lugar lindo, um abraço.
Que delícia de lugar, adoro visitar destinos assim em contato com a natureza e bem pacata. Tá pertinho de mim, vou visitá-la depois dessa pandemia e te conto como foi a viagem.
Conte mesmo, Paloma, tenho certeza de que vai gostar muito, grande beijo.
Nossa Gisele, que lindo esse Santuario, não conhecia. Os vitrais da igreja são mesmo maravilhosos. Adorei saber o que fazer no Santuário do Caraca. Já coloquei na minha lista.
Que bom, Hebe, vai gostar muito de conhecer também. Obrigada, beijos.