Onde comer em Catas Altas? Talvez esta seja a primeira, segunda ou terceira pergunta de quem vai conhecer esta cidade mineira encantadora e que fica aos pés da Serra do Caraça.
Quem procura uma típica e tradicional cidade histórica mineira quer saber onde ficar, o que ver e onde comer, principalmente a deliciosa comida mineira.
E é sobre este último item que vou falar hoje aqui neste post, porque o que não falta em Catas Altas é lugar bom para comer uma comidinha da melhor qualidade.
Pense em um lugar descolado, bem localizado, com ótimas opções de pratos e cervejas artesanais deliciosas. Pensou?
Localizado ao lado da Igreja Matriz, é um point pra anotar e conferir em uma ida à Catas Altas.
Eu que sou uma apaixonada por cervejas de qualidade, fiquei fascinada com a variedade de opções. Super recomendo a LaViolla Cervejaria.
Já que estamos em Minas Gerais, porque não saborear uma comidinha mineira de qualidade? E isto o Rancho do Pote Restaurante oferece de sobra para os clientes.
Em um ambiente rústico, parecido com uma fazenda, oferece a melhor variedade de comidas feitas no fogão a lenha.
Eita, que o trem lá é bão demais, sô! Tendo oportunidade de ir à Catas Altas, não perca esta chance de saborear as delícias do Rancho do Pote.
Localizado aos pés da Serra do Caraça, este restaurante bem central em Catas Altas, é opção certa para saborear as delícias de um cardápio brasileiro feito com muito capricho.
Possui um varandão arejado com mesas e bancos em madeira, local ideal para compartilhar uma cervejinha bem gelada com os amigos, acompanhada de comidinhas deliciosas.
No dia que visitei fomos servidos de uma feijoada completa super caprichada e deliciosa, daquelas de comer de joelhos.
Dê uma ligada para o Canto da Serra Bistrô para conferir o cardápio do dia, vai valer a pena.
Esta pizzaria localizada atrás da Igreja Matriz, possui ambiente simples, sem requinte, porém você vai se surpreender com as delícias servidas pelo proprietário, de origem peruana.
Dentre as opções do cardápio, sugiro começar com uma porção de um prato típico peruano, os Tequenhos.
Parecidos com pastéis de massa fina, recheados com presunto e queijo, fritos, quentinhos, douradinhos e acompanhados de molhos de pimenta, recomendo.
As pizzas da casa também são maravilhosas, e chegam à mesa saindo fumaça e exalando seu aroma, vale a pena conferir tanto sabor.
Esta é considerada uma das melhores opções de onde comer em Catas Altas, todos elogiam e recomendam bastante.
Fomos provar o café colonial e aprovamos, claro, diante de tantas iguarias deliciosas e produzidas com produtos típicos da região, como os biscoitos de jabuticaba, sabor inigualável de caprichadas quitandas mineiras.
Instalado em uma casa antiga, possui ambientes super aconchegantes, além do espaço externo, ótimo para aproveitar um dia de sol saboreando o cardápio selecionado a dedo.
Mais um local para apreciar uma saborosa cerveja artesanal de qualidade com quitutes feitos na hora pra você, pela chefe e proprietária, a mesma do Primórdios da Terra.
O carro chefe da casa é a cerveja da Cervejaria Élfica, produzida por outra nativa da região, pioneira no universo da cervejaria artesanal comandada por mulheres.
As cervejas da Élfica podem ser levadas para casa em garrafas acondicionadas em embalagens de papelão, ideais para presentes também.
Quem vai à Catas Altas também vai ao Santuário do Caraça, e com certeza acaba almoçando por lá.
O Restaurante do Caraça é a opção mais provável, já que não existem restaurantes na região, só uma lanchonete no local, de propriedade também do Santuário.
Mas não é por ser a única opção que não agrada aos visitantes, agrada e muito. A comida feita e servida no fogão a lenha atende aos paladares mais refinados, é muito caprichada e saborosa.
No dia que visitei, o cardápio tinha dentre outras opções: saladas, arroz, feijão, pernil, frango e um escondidinho de carne, tudo delicioso.
E de sobremesa, doces de banana e de leite, daqueles de guardar na memória.
E quem vai à Catas Altas também costuma dar uma chegadinha em Santa Bárbara, nem que seja para conhecer a Igreja Matriz de Santo Antônio, onde existem raros afrescos do Mestre Manoel da Costa Athayde.
E praticamente em frente à Igreja Matriz fica a Queijaria LaViolla, onde tomamos um café acompanhado de um dos melhores pães de queijo que comi na vida.
A Queijaria LaViolla está instalada na antiga cadeia da cidade de Santa Bárbara, em um ambiente de paredes de pedras, típicos da construção original. Vale a pena conferir.
Gostou das minhas dicas de onde comer em Catas Altas? A cidade oferece muito mais, confira neste post: Catas Altas, um paraíso na Estrada Real.
Porto Antico di Genova (Porto Antigo de Gênova) é uma área portuária linda, histórica e…
Ficamos hospedados no Hotel Wyndham Foz do Iguaçu, e considero que foi uma excelente escolha…
Fizemos um bate e volta de Santiago à Viña del Mar, que considero um dos…
O Museu da Memória e dos Direitos Humanos, localizado em Santiago, Chile, é uma instituição…
Altar da Igreja Matriz de Santo Antônio Em uma viagem à Catas Altas, cidade próxima…
Facilidade na troca de operadoras, mais espaço nos dispositivos, maior segurança e confiabilidade, suporte a…
View Comments
Eu tenho uma queda pela comida mineira. Nao é a toa que o restaurante que eu mais frequento aqui no centro é o Sagrado Mineiro
;)
E fiquei aqui babando no molho de queijo canastra.... o que deve ser aquilo....
Aquilo é tudo de bom, Juliana, me refiro ao molho de queijo canastra, rsrsrs, precisa experimentar.
É muito bom o molho de queijo canastra, Juliana, precisa experimentar, rsrs. Beijos.
Oi Gisele, que delícia de texto! Como uma boa mineira e "comelona" vim dar uma lida no post. Embora eu já conheça a região, não conhecia todas essas referências gastronômicas elencadas e amei. Ah, sobre o Restaurante do Caraça, realmente é delicioso tudo por lá, do almoço à sobremesa. Adorei o texto, obrigada!
Eu que agradeço, Deyse, que bom que já conhece o Restaurante do Caraça e aprova. Precisa conhecer os demais também. Beijos.
Eu adoro referências gastronômicas. Experimentar temperos, pratos típicos da culinária local sempre fazem parte dos meus roteiros. Quanta variedade nesse lugar, heim! Salivando aqui! Amei as dicas.
Vai adorar experimentar tudo quando vier à Minas, Lúcio, tenho certeza. Obrigada.
Olha eu confesso nunca tinha ouvido falar em Catas Altas mas seu post me deu uma fome!
Fiquei louca de vontade de conhecer essa cidade só para fazer um tour gastronômico hahahaha
Adorei seu post!
Vale muito a pena mesmo pela gastronomia, Cintia, mas os passeios são demais também. Obrigada.
Eu amo comida mineira e li esse post salivando rsrsrs Estamos doidos pra conhecer a serra do Caraça e vou guardar com carinho essas dicas de onde comer em Catas Altas para quando formos até lá.
Que bom que minhas dicas serão úteis, Cíntia, aproveite, querida. Beijos.
Gastronomia mineira é famosa, bem-vindas dicas de onde comer em Catas Altas!! A sequência de fotos dos tantos lugares está ótima!!
Muito obrigada, Tamara, que bom que aprecia a nossa rica gastronomia. Beijos.
Gisele que post delicioso, literalmente rs amo muito comida mineira e babei em cada um dos pratos, mas o que fiquei desejando foi o Filé ao molho de queijo canastra com couve frita humm.
Oi, Aline, esse filé tá fazendo um sucesso, todo mundo querendo experimentar, acho que é por causa do queijo canastra que é bão demais, sô, rsrs. Beijos.
Sempre bom ter essas dicas de onde comer e confesso que não conhecia catas altas. Agora, esse filé ao molho de queijo me deu água na boca!!! Fiquei morrendo de vontade, sou louca por carne e por queijo, ainda mais o queijo da canastra !!!
adorei as suas dicas, obrigada
Esse prato é delicioso mesmo, Nathalia, chegamos a repetí-lo, kkkk. Que bom que gostou das dicas, obrigada.
Adoro dicas de onde comer. Principalmente em locais que estamos indo a primeira vez, que é o caso de Catas Altas. Já coloquei nos favoritos.
Que ótimo, Hebe, também sempre sigo recomendação de pessoas que foram para alguns destinos que nunca fui, principalmente dicas de restaurantes.
Adorei suas dicas de onde comer em Catas Altas! E é cada prato que me deixou com água na boca! Ótimo post, vou compartilhar!
Muito obrigada, Noelia, fiquei com água na boca com estas delícias também lá em Catas Altas. Beijos.