Ouro Preto possui mais de 300 minas de ouro da época em que este metal era largamente extraído e onde trabalhavam os escravos que eram forçados a cumprir horas a fio de trabalho pesado e desumano.
As minas estão abertas para visitação pública em pequenos grupos guiados por guias nativos que explicam detalhes da atividade de extração do ouro nas Minas Gerais.
A mina de ouro que visitamos foi a Mina de Jeje, que fica na própria cidade de Ouro Preto e é de fácil acesso à pé.
Entrada da mina
Túneis estreitos dão acesso ao interior
O valor da entrada é de R$ 15,00 e o passeio dura aproximadamente 30 minutos. A Mina de Jeje é considerada a mais bonita de Ouro Preto e a maior parte dela pode ser percorrida em pé, sem que o visitante tenha que se curvar tanto, como acontece com outras minas de Ouro Preto, tornando o passeio mais confortável.
A mina possui iluminação em sua grande parte
Interior da mina
Esta mina é datada do Século XVIII e é muito bem preservada. A todo momento chegam mais pessoas para visitá-la, formando facilmente os grupos que seguirão com o guia em seu interior.
Lojinhas de artesanato estão presentes do lado de fora da mina e oferecem aos visitantes objetos típicos da região, tais como bijuterias de pedras semi-preciosas, santos, anjos, objetos de decoração, dentre outros.
Será que aqui tem ouro?
Amo viagens, fotografia e gastronomia, posto tudo aqui no blog com o objetivo de informar, registrar e compartilhar lugares e momentos maravilhosos com as pessoas que também curtem estes hobbies.