Quando chegamos ao Vaticano somos recebidos pela imensa Praça de São Pedro (Piazza San Pietro) que foi projetada pelo consagrado arquiteto, pintor e escultor Gian Lorenzo Bernini, por solicitação do Papa Alexandre VII.
O Vaticano é o menor país do mundo, está situado dentro da cidade de Roma e é o local onde São Pedro foi martirizado e sepultado.
Bernini possui obras importantíssimas no Vaticano, Roma e toda Itália, como iremos ver mais adiante e se transformou em uma das minhas grandes paixões.
Praça de São Pedro com a Basílica ao fundo
Nesta praça, o Papa celebra as missas pontifícias e transmite suas mensagens de amor e paz ao mundo, reunindo multidões que vibram com suas palavras.
A praça é impressionante
Dizem que quem foi à Roma e não viu o Papa, não foi à Roma. Já fui à Roma por duas vezes e não vi o Papa. Não tive interesse, porque nas duas ocasiões o Papa era Bento XVI e achava que ele era meio sem graça.
Claro, qualquer um que viesse depois de Karol Wojtyla, o Papa João Paulo II, não seria tão popular e interessante quanto ele e eu pensava assim também.
Pois minha opinião mudou muito depois do Papa Bento XVI ter renunciado ao cargo, tendo demonstrado um enorme desprendimento do poder e luxo que cerca o papado.
Sua atitude me fez enxergar a grandeza e humildade que há por trás daquele homem franzino, cujo nome de batismo é José (Joseph Aloisius Ratzinger) e que merece todo meu apreço.
Me arrependo de não tê-lo visto e trazido em mim sua imagem nas recordações das viagens pela Itália.
As colunas são enormes
Turistas do mundo todo são atraídos ao local
Fonte com água potável
Ninguém fica com sede em Roma
Outra fonte, obra do gênio Bernini, do Século XVII
As colunas laterais da Piazza de San Pietro se abrem como um abraço maternal
Esculturas de santos, mártires, papas e fundadores de ordens religiosas
O conjunto de colunas dóricas que cercam a Praça de São Pedro, criadas por Bernini, emolduram o local que é ponto de encontro de turistas e peregrinos que visitam o Vaticano e ficam impressionados com tanta beleza e grandiosidade.
Imperdível quando estiver em Roma e não se esqueça também de ver o Papa, pois poderá se arrepender, como eu.
Amo viagens, fotografia e gastronomia, posto tudo aqui no blog com o objetivo de informar, registrar e compartilhar lugares e momentos maravilhosos com as pessoas que também curtem estes hobbies.
View Comments
Ei Gisele, que obra prima! já pensou uma planta arquitetônica dessa imensidão de colunas? haja papel e trabalhadores pra levantar toda a estrutura. Victor Augusto pode avaliar a complexidade do trabalho. Vale a pena visitar esse trabalho sem concorrentes. Valeu a escolha para o blog. vamos em frente. bj.
Oi, Kátia, que bom que gostou. Obrigada pelo seu comentário e carinho. Adoro te ver por aqui. Beijos.