Em minha viagem à Ottawa, capital do Canadá, consegui incluir uma visita ao Parlamento Canadense, já era inverno e mostro aqui como foi.
A visitação é gratuita, retirei meu ingresso no Centro de Boas Vindas ao Visitante, que fica na 111 Wellington St., bem em frente ao parlamento.
As visitas são por ordem de chegada, com hora marcada e nos idiomas francês ou inglês.
O Parlamento Canadense está localizado no Parliament Hill (Colina do Parlamento), uma região mais alta da cidade, e é constituído por três prédios, o Centre Block, que visitei, e os West e East Blocks, todos em arquitetura neogótica.
Não deixe de conhecer também Toronto e uma de suas maiores e mais importantes atrações, o Royal Ontario Museum.
A imagem do Parlamento Canadense com sua arquitetura gótica é surpreendente, atrai milhões de visitantes anualmente e com seu gramado encoberto pela neve fica muito bonito, na minha opinião.
Sua construção foi iniciada em 1859, quando o Príncipe Alberto Eduardo fixou a pedra angular no Centre Block. O Canadá é uma monarquia constitucional, tendo na figura da Rainha Elizabeth II a atual monarca reinante e Chefe de Estado.
Confira toda a beleza arquitetônica do Parlamento Canadense neste Tour Virtual.
Logo na chegada me deparei com uma fonte bastante curiosa, a Chama do Centenário, onde estão afixados os brasões de todas as províncias canadenses.
Uma grande labareda a gás permanece queimando desde 1967, quando foi acesa pelo então primeiro ministro, em comemoração aos 100 primeiros anos da Confederação do Canadá.
O que chama a atenção de vários visitantes é que a chama nunca se apaga, apesar de jorrar bastante água partindo dela. É muito interessante!
Em seu interior, o Parlamento chama mais atenção ainda dos visitantes. São muitos detalhes que compõem sua rica decoração, impossível não ficar admirado com tanta beleza.
Quando o visitei, era véspera de Natal, e todo o interior estava ricamente decorado com quirlandas, luzinhas e as tradicionais cores natalinas universais, o verde e o vermelho.
Eu estava tão longe de minha família e estas eram imagens que me faziam sentir ainda mais saudades dela.
O inverno no Canadá tem esse poder de nos remeter ao calor e afeto de nossos lares, às recordações e lembranças familiares.
Esta é uma das partes do Parlamento que mais me impressionaram, La Chapelle du Souvenir, a Capela da Memória, uma espécie de Santuário onde são homenageados os canadenses que sacrificaram suas vidas durante a Primeira Guerra Mundial, na França e Flandres.
Um grande bloco de pedra calcária foi doado pela Grã Bretanha para a construção do altar, onde está exposto o Livro da Memória, no qual estão inscritos os nomes de mais de 66.000 canadenses mortos na Primeira Guerra Mundial.
Assista o Tour Virtual e se maravilhe com La Chapelle du Souvenir.
E por último, a cereja do bolo, o ponto alto, e alto mesmo, da Visita ao Parlamento Canadense, a Torre da Paz.
Subi em um antigo, mas muito bem conservado elevador, que me conduziu ao nono andar do Centre Block, de onde se tem uma vista maravilhosa da cidade.
O Rio Ottawa, que margeia a cidade, e o Canal Rideau, Patrimônio Mundial da UNESCO, podem ser admirados do alto da Torre da Paz, quer vista mais importante e linda em Ottawa?
Me surpreendi muito com esta viagem, Ottawa é maravilhosa no inverno e deve ser em qualquer estação, pena que não a visitei em outras épocas do ano também para mostrar tudo aqui.
A Carol do blog Viajar Correndo também conheceu a cidade e dá dicas de outros lugares que merecem uma visita, confira em Quatro atrações imperdíveis em Ottawa.
E no blog Elizabeth Werneck você encontra todas as dicas de outro destino imperdível no Canadá: Winnipeg. Confira tudo em Winnipeg, Canadá: temperatura, onde ficar, o que fazer no verão e no inverno.
Então, fica a dica, inclua Ottawa em seu roteiro pelo Canadá, você não vai se arrepender. E me conte sobre sua visita à cidade, no inverno ou qualquer outra estação, estou curiosa para saber.
Minhas amigas blogueiras do grupo 8on8 também têm outras dicas de destinos para fugir do calor, vale a pena conferir:
Chicas Lokas na Estrada – Ideias de destinos para fugir do verão
Viajante Econômica – Campos do Jordão: o que fazer no Verão
Mulher Casada Viaja – Para onde ir em janeiro: fuja do calor!
Porto Antico di Genova (Porto Antigo de Gênova) é uma área portuária linda, histórica e…
Ficamos hospedados no Hotel Wyndham Foz do Iguaçu, e considero que foi uma excelente escolha…
Fizemos um bate e volta de Santiago à Viña del Mar, que considero um dos…
O Museu da Memória e dos Direitos Humanos, localizado em Santiago, Chile, é uma instituição…
Altar da Igreja Matriz de Santo Antônio Em uma viagem à Catas Altas, cidade próxima…
Facilidade na troca de operadoras, mais espaço nos dispositivos, maior segurança e confiabilidade, suporte a…
View Comments
Que legal esta visita ao parlamento canadense, em Ottawa! Antes mesmo de ler o texto me chamou à atenção a decoração de natal no interior. Verdade, Gisele, dá uma sensação de aconchego, de família, de calor. E a vista é bem legal, mas como nunca viajei no inverno estranho este cinza. Apesar de que quando estive em Ottawa estava chovendo, na primavera.
Foi uma visita bem legal mesmo, Márcia, e como era às vésperas do Natal, o Parlamento Canadense estava todo enfeitado e muito lindo. Adorei conhecer, apesar do frio intenso em Ottawa.
Estive em Ottawa numa excursão em 1995. Mas infelizmente não tive a oportunidade de fazer essa visita ao Parlamento Canadense em Ottawa. Achei bastante interessante, principalmente por ser gratuita e por ter essa vista tão linda do rio. Quem sabe um dia volto lá. Obrigada pelas fotos e post tão interessantes, Gisele. beijos
Que pena, Cecília, espero que volte sim e que visite o Parlamento Canadense, é muito interessante e bonito. Grande beijo e obrigada.
Adorei conhecer o parlamento canadense em Ottawa a partir do seu olhar. Que lindo aquele Hall Circular. Quanta história este lugar carrega! Abraços!
É muito lindo e interessante mesmo, Denise, espero que conheça algum dia, vale muito a pena. Abraços.
Meu sonho é conhecer o Canadá! Adorei essa visita ao Parlamento em Ottawa! Salvei a dica!
Precisa conhecer então e realizar este sonho, Ângela, é um país maravilhoso, recomendo. Beijos.