Fizemos uma visita aos Museus do Vaticano, amamos, e sugerimos esta atração imperdível para quem tiver a oportunidade de visitar Roma, a Cidade Eterna.
O Vaticano é um pequeno país localizado em Roma, é o menor estado soberano do mundo e é a sede da Igreja Católica.
Fomos visitá-lo em família em nossa viagem à Roma, e além da belíssima Basílica de São Pedro e da grandiosa Praça de São Pedro, incluímos uma visita aos Museus do Vaticano, que nos deixou fascinados.
Os Museus Vaticanos tem em seu acervo extensas e valiosas coleções de arte e antiguidades, colecionadas através dos tempos pelos diversos pontífices romanos.
Citá-las e enumerá-las é tarefa praticamente impossível, mas vou mostrar aqui alguns itens que mais gostei e que considero imperdível em uma visita aos Museus do Vaticano.
Logo na entrada é uma das primeiras atrações que os visitantes tem acesso e já causa um impacto que representa um pouco do que a visita representa: puro encantamento e fascinação.
O extenso teto abobadado é ornado em estilo renascentista e iluminado de forma a projetar as pinturas e detalhes ricamente elaborados.
À medida que caminhamos por ela podemos admirar os grandes mapas produzidos em painéis e tapeçarias, ricamente produzidos, como se fossem belíssimas obras de arte. Impressionante!
É maravilhosa a Capela Sistina, uma grande sala repleta de pinturas por todos os ângulos, do teto às paredes, coloridas, ricas e perfeitas.
Não pode ser fotografada nem filmada e as atenções são principalmente voltadas para o belíssimo teto com afrescos de Michelangelo. Magnífico!
Amplas galerias expões esculturas com diversos temas, tais como figuras humanas e até animais. Um espetáculo para quem admira arte e história. Espetacular!
A belíssima arquitetura preenche nossos olhos tanto no interior quanto no exterior, conforme esta imagem capturada de uma das inúmeras janelas dos Museus do Vaticano.
Objetos curiosos chamam a atenção a cada passo, obras ricamente elaboradas, com detalhes únicos e surpreendentes. Fascinante!
Uma enorme pinha de bronze em uma fonte chama a atenção neste enorme pátio, local ideal para momentos de relaxamento e descanso da longa caminhada. A pinha pertencia à uma das fontes das termas privadas de Agripa, um nobre romano.
Esta obra chama muito a atenção no pátio da Pinha, trata-se de uma esfera com outra em seu interior, e pretende, segundo seu criador “ser uma metáfora para a chegada de um novo milênio, uma promessa para o renascimento de um mundo menos perturbado e destrutivo”.
O artista é Arnaldo Pomodoro que possui outras esculturas semelhantes espalhadas por diversos países, sendo a do Vaticano a mais famosa, toda em bronze, medindo 4 metros de altura e pesando mais de 8 toneladas.
Uma enorme maquete representa todo o Vaticano, tendo seu território cercado por uma enorme muralha e em destaque a Basília e Praça de São Pedro. Muito interessante a riqueza de detalhes!
Esta escada em espiral é uma grande atração e está no final do percurso de quem faz a visita aos Museus do Vaticano.
Uma verdadeira obra de arte, criada por Giuseppe Momo, é decorada com painéis de bronze ilustrados, é muito fotografada pela beleza de seu desenho.
Seu traçado contempla duas rampas em espiral que não se cruzam, desta forma quem desce e quem sobe nunca se encontram, uma perfeição, não é mesmo?
Ao final da escadaria, um portal leva o visitante para fora dos Museus do Vaticano, finalizando uma das melhores visitas da cidade. Imperdível!
A Ana Venticinque, do blog Vou Pra Roma, tem outra sugestão de destino religioso que considero imperdível. Confira sua dica em Mosteiro de São Bento na Itália e veja como é maravilhoso!
Este post faz parte de uma Blogagem Coletiva com o tema “Destinos Religiosos”. Nós trouxemos nossa experiência nos Museus do Vaticano e indicamos os posts dos amigos blogueiros com dicas de outros destinos religiosos imperdíveis, confira nos links abaixo:
Expedições em Família – As mais Belas Igrejas e Catedrais de Belo Horizonte
Vamos viajar pra onde agora – 10 igrejas imperdíveis na Itália
Elizabeth Werneck – O que fazer em Aparecida do Norte, São Paulo: descubra a cidade além de sua linda Basílica.
6 Viajantes – 5 Locais Religiosos para conhecer em Montevidéu
Uma Viagem diferente – Conheça 6 Templos Budistas no Brasil
Porto Antico di Genova (Porto Antigo de Gênova) é uma área portuária linda, histórica e…
Ficamos hospedados no Hotel Wyndham Foz do Iguaçu, e considero que foi uma excelente escolha…
Fizemos um bate e volta de Santiago à Viña del Mar, que considero um dos…
O Museu da Memória e dos Direitos Humanos, localizado em Santiago, Chile, é uma instituição…
Altar da Igreja Matriz de Santo Antônio Em uma viagem à Catas Altas, cidade próxima…
Facilidade na troca de operadoras, mais espaço nos dispositivos, maior segurança e confiabilidade, suporte a…