Antes de responder à questão “O que fazer com peixe em conserva de Portugal”, vamos à origem deste produto tão rico e saboroso.
Devido à abundância de peixes em Portugal e à inclinação para as artes de pesca, surgiu a necessidade da abertura de fábricas de conservas de peixes no país.
Em 1884 existiam 18 fábricas de conservas de peixes e elas foram se multiplicando até chegarem a 400 em 1925.
A fama das conservas portuguesas percorria o mundo, devido à excelente qualidade e tradição no preparo, criando no consumidor estrangeiro uma predileção pelo produto.
Uma das mais famosas e tradicionais fábricas de conservas de peixes é a Comur, fundada em 1942, em Aveiro, e foi dessa marca que trouxemos algumas unidades para o Brasil.
Quer conhecer a cidade onde tudo começou? Todas as dicas estão em Bate e volta do Porto a Aveiro, Portugal.
Esta indústria tem em seu diferencial as lindas lojas de pescados em conserva de Portugal, conhecidas como Mundo Fantástico da Sardinha Portuguesa, porém nem só de sardinhas vive a marca.
Além da tradicional sardinha, existe uma grande variedade de pescados, entre eles, enguia, peixe espada, polvo, salmão, atum, bacalhau e tudo que o mar tem de melhor a oferecer.
No Porto, o Mundo Fantástico da Sardinha Portuguesa está localizado no Largo dos Loios, Nº 1, próximo à Torre dos Clérigos.
As lojas são lindamente decoradas, em ambientação com um misto de circo e de parque de diversões, coloridas, alegres e divertidas.
Cada lata tem um tipo de ilustração com elementos e anos que remetem à algum acontecimento importante do último século em Portugal e no Mundo.
Elas ficam dispostas em pilhas que fazem parte da decoração das lojas, criando um ambiente ainda mais colorido e atraente.
Compramos nossas latinhas na linda loja do Porto e fizemos alguns quitutes bem gostosos com elas, e claro, sempre acompanhados de um bom vinho português.
E para ilustrar sobre o que fazer com peixe em conserva de Portugal, trago uma receita com o bacalhau assado em azeite com alho, uma variação de pescado bastante apreciada por todos.
Torta de Peixe em Conserva
Massa:
3 ovos
1 xícara de leite
1 e 1/2 colher de sopa de queijo ralado
6 colheres bem cheias de farinha de trigo
1 colhes (sopa) de fermento em pó
1/2 colher (chá de sal)
Recheio:
1 sachê de molho de tomates de sua preferência
1 lata de peixe em conserva de sua preferência (bacalhau, atum, sardinha), ou até mesmo presunto fatiado ou peito de frango desfiado
Parmesão ralado a gosto para gratinar
Orégano a gosto
Modo de Fazer:
Bata os ovos com o leite. Acrescente a farinha de trigo, batendo aos poucos, e depois o queijo ralado, o fermento em pó e o sal.
Despeje a massa em um refratário untado com manteiga. Misture o molho de tomates e o peixe em conserva e acrescente por cima da massa.
Polvilhe com queijo parmesão ralado e orégano a gosto.
Leve ao forno aquecido previamente a 200 graus e deixe assar até que ao inserir um palito o mesmo saia seco.
Corte em fatias pequenas e sirva quente ou frio. É uma receita muito saborosa, além de econômica.
Gostou da nossa dica de receita? Se também gosta de cozinhar ou está começando a dar os primeiros passos, confira a Lista de utensílios de cozinha: do básico à cozinha completa, do blog bemafiada.com.
Este post faz parte da Blogagem Coletiva do grupo 8on8, cujas postagens são publicadas no dia 8 do mês e com 8 fotos.
Neste mês o tema proposto foi “O que fazer…“, o que deu bastante liberdade criativa para nossas amigas blogueiras. Confira o que elas escreveram e têm a nos mostrar nos posts abaixo:
Chicas Lokas na Estrada – O que fazer para conhecer outras culturas
Viajante Econômica – O que fazer para aproveitar seus Pontos Livelo
- Bodega Casa Vigil (El Enemigo), Mendoza - 22 de novembro de 2024
- Porto Antico di Genova, Italia - 8 de novembro de 2024
- Hotel Wyndham Foz do Iguaçu - 8 de outubro de 2024
Adorei a receita simples e fácil de fazer. Vou testar ainda hoje. As lojas parecem ser mesmo lindas pelas suas fotos, fiquei com vontade de conhecer 😘
São lindas mesmo, Zudi e a receita é bem simples, depois me conte se gostou. Beijos.
Este post me deu água na boca. Agora que já sei o que fazer com bacalhau em conserva, preciso ir lá em Aveiro comprar minhas latinhas. Não vejo a hora de conhecer Portugal.
Amei, amiga. Beijinhos
Quando for à Portugal vai adorar o país, amiga, e com certeza vai trazer muitas dessas latinhas lindas na bagagem, rsrs. Beijos e muito obrigada.
Quanta história pode guardar uma lata de peixe!! Muito criativo o seu post sobre o que fazer com peixe em conserva de Portugal. Agora fica a missão para os leitores prepararem a receita! Um beijo!
Isto mesmo, Denise, quanta história em uma latinha de peixe, eu adorei visitar esta loja e comprar algumas latinhas lá. Espero que os leitores gostem da receita mesmo. Obrigada. Beijos.
Oi Gisele!! Eu fiquei aqui babando nessa torta de bacalhau em conserva vindo de Portugal! Já fiquei imaginando no sabor delicioso! Achei muito fofa a embalagem decorada latinha, bem criativa, e o passeio em Portugal muito encantador! Vou testar a sua receita! Obrigada por compartilhar!
Teste sim, Deyse, é uma receita muito prática e gostosa, tenho certeza de que irá gostar muito. Beijos.
Que fofa essa loja, Gisele! Quem diria que até sardinha em lata pode render um lugar bonito e cheio de história assim? Adorei o post contando sobre esses locais que vendem peixe em conserva em Portugal e o detalhe da receita no final, muito bom! não tenho sardinha portuguesa mas vou experimentar fazer com sardinha brasileira mesmo.
Oi, Cíntia, é uma loja muito divertida e bonita mesmo, uma das atrações de Portugal. Faça sim a receita com sardinha brasileira mesmo, eu já fiz também e ficou uma delícia. Beijos.
Que charme essa parede cheia de latas de peixe em conserva! Adorei a receita e a dica para quando voltar em Portugal!
Ah, Angela, é um charme mesmo esta loja, dá vontade de compra tudo, rsrs.
Que lindas essas latinhas! Eu ia querer guardar a latinha Hehehe. Provavelmente traria bacalhau e Salmão, nossos peixes favoritos aqui em casa. Sua receita parece ser deliciosa!
Adorei o post!!
As latinhas são lindas mesmo, Cíntia, pena que quando abrimos não servem mais para serem guardadas, já que a tampa se desloca da latinha, uma pena. Obrigada.