As melhores atrações de Budapeste - Destinos Por Onde Andei...

As melhores atrações de Budapeste

As melhores atrações de Budapeste, na minha opinião, estão registradas aqui para que você possa aproveitar tanto quanto eu em uma visita à imperdível capital da Hungria. Tem muita coisa para ver e aproveitar, não perca.

As melhores atrações de Budapeste, minha seleção:

Praça dos Heróis

A Praça dos Heróis é um dos lugares que recomendo que seja um dos primeiros a se visitar em Budapeste, foi construída em comemoração aos mil anos do país e onde eram realizadas as manifestações comunistas na cidade.

Como o próprio nome diz, a Praça dos Heróis é um local onde ilustres personagens da história húngara são representadas e homenageadas em enormes estátuas.

Entre elas estão São Estevão I e os líderes das sete tribos fundadoras da Hungria, todas muito bem preservadas e de uma perfeição impressionante.

No seu entorno estão localizados dois dos mais importantes museus da cidade, o Museu de Belas Artes de Budapeste e o Palácio da Arte (Museu de Exposições Artísticas).

Parque Városliget ou Parque da Cidade

O Parque Városliget fica muito próximo à Praça dos Heróis, já foi utilizado inicialmente como local de caça pela nobreza e ao longo dos tempos foi se transformando no importante parque urbano de hoje.

Um dos primeiros parques públicos do mundo e muito frequentado pelo habitantes de Budapeste, atrai também turistas em busca de suas atrações, tais como, o Castelo Vajdahunyad, as Termas Széchenyi, um parque de diversões, um zoológico e um lago onde, dependendo da época do ano, é possível alugar um pequeno barco ou patinar no gelo.

Museu Nacional Húngaro

Este belíssimo museu em estilo neoclássico concentra grande parte da história, arte e arqueologia da Hungria, foi fundado em 1802.

Oferece sete exposições permanentes, é uma importante atração para quem se interessa pelo cultura e história do país.

Tivemos livre acesso também à uma exposição nos jardins com fotografias raras de importantes fatos históricos, como um encontro dos grandes líderes mundiais: Stalin, Churchill e Roosevelt. Muito interessante!

Four Seasons Hotel Gresham Palace Budapest

Ok, esta não é uma dica de hospedagem, afinal, o Four Seasons Hotel Gresham Palace Budapest é um dos hotéis mais luxuosos do mundo e talvez você, como eu, não esteja na lista de pessoas que possam ou queiram pagar pelo menos uma diária nesta hospedagem super exclusiva em Budapeste, com icônicos portões de pavão em ferro forjado na entrada.

Mas, pode sim, como eu, simples mortal, dar uma passadinha em frente e admirar a belíssima fachada em estilo Art Noveau, localizada em frente ao famoso rio Danúbio e com vista para o lado Buda da cidade. Agora, se está podendo, fica a dica and enjoy!

Ponte Széchenyi Lanchíd ou Ponte das Correntes

Esta é outra importante atração de Budapeste, a ponte mais antiga da cidade e uma das que ligam os lados Buda e Peste

Uma das curiosidades sobre a ponte é que ela foi construída por obra de Széchenyi que, não podendo ir ao funeral de seu pai por causa do mau tempo que impedia o funcionamento do ferry que ligava os dois lados, decidiu pela construção da grandiosa obra.

Durante sua construção foi considerada como uma das grandes maravilhas do mundo.

Esculturas espalhadas pela cidade

Budapeste é uma cidade que respira história e arte, tudo isto pode ser percebido à medida que caminhamos e encontramos várias obras espalhadas pela cidade.

As estátuas Irmãos de Armas ficam no lado Buda da cidade e homenageiam os soldados heróis da Hungria na Primeira Guerra Mundial.

As obras foram projetadas pelos escultores húngaros Kisfaludi Strobl Zsigmond e Orban Antal em 1920 e impressionam pelo realismo.

Bastião dos Pescadores

Este admirável momumento é um dos meus prediletos na cidade, um local para ser admirado e para admirar também com calma a incrível vista, uma das melhores atrações em Budapeste.

Localizado no lado Buda da cidade, é uma linda homenagem às tribos Magyares, que fundaram o estado húngaro. Foi um antigo mercado de peixes, de onde deriva o seu nome.

Igreja Mathias

Esta igreja fica no mesmo local do Bastião dos Pescadores, duas atrações imperdíveis em um só lugar, portanto é para incluir no roteiro, com certeza.

É a igreja católica mais famosa de Budapeste, tem o nome oficial de Igreja de Nossa Senhora e um telhado que mais parece um bordado.

Suas telhas coloridas se entrelaçam formando um mosaico que atrai a atenção de todos que por ali se encontram, uma verdadeira obra de arte.

Em estilo neogótico, possui acústica favorável para concertos de órgão e música clássica que ali frequentemente acontecem.

Labirinto do Castelo de Buda

Este labirinto, de mais de 1,2 quilômetro de comprimento, foi criado pela erosão decorrente da água quente do manancial sobre a rocha calcária da colina do castelo e contempla celas, manciais e grutas.

Infelizmente não chegamos a tempo de pegarmos esta atração aberta, pois fecha por volta de 17:00h, mas vale a pena registrar para quem gosta deste tipo de atração. É um programa que pode agradar bastante às famílias com crianças e adolescentes.

Castelo de Buda

Esta construção grandiosa impera sobre o lado Buda, de dia ou principalmente à noite, quando se ilumina e se impõe sobre o Danúbio, que se mostra azul como na Valsa de Johann Strauss, composta em 1866.

Diante dele ou ao longe, impressiona pela sua arquitetura ou por sua importância na história de Budapeste, pois comporta a Galeria Nacional da Hungria, o Museu da História de Budapeste e a Biblioteca Nacional Széchenyi, além de lindos jardins e uma vista incrível da cidade. Vá com tempo para aproveitar tudo!

Citadella

É um monumento localizado na parte mais alta da cidade, construído como ponto de vigilância pelos Habsburgo em 1854.

É impressionante a vista de praticamente 360 graus, um local que atrai inúmeros visitantes e que garante lindas fotos da cidade. Literalmente um ponto alto de Budapeste, rsrs.

Mirantes

O que não falta em Budapeste são mirantes, de onde se pode ter vistas incríveis da cidade, tais como da Citadella, citada no item anterior.

Outras opções não decepcionam, como o Castelo de Buda e o Bastião dos Pescadores, prepare a câmera ou o celular e saia destes locais com as imagens mais lindas da cidade.

Termas Géllert

Foi descendo a pé da Citadella, por um parque cheio de árvores e trilhas, que cheguei às Termas Géllert, um sonho que consegui realizar, já que havia visto por fotos e era um desejo antigo.

É ainda mais bonita ao vivo e a cores, paguei o bilhete que me dava direito à entrada e à usufruir de suas piscinas com diferentes temperaturas e de tudo que o local oferece.

Como não me planejei com roupas de banho, aproveitei somente contemplando sua beleza e a diversão dos frequentadores, além de registrar tudo em fotos que farão parte de um post especial sobre esta que é considerada uma das mais bonitas termas de Budapeste.

Você também pode conhecer outra importante terma em Budapeste, a Széchenyi, confira abaixo:

Parlamento Húngaro

Outra atração imperdível e das mais importantes na cidade, o Parlamento Húngaro dispensa apresentações, tem que ser visto por fora e por dentro, já que possui tours guiados em parte de suas dependências e em vários idiomas.

É o local onde se reúne a Assembléia Nacional da Hungria, está localizado às margens do Danúbio e é um verdadeiro cartão postal da cidade.

Está localizado em Peste e recebe aproximadamente meio milhão de visitantes anuais, e nós fizemos parte desta estatística com muito orgulho, pois fizemos questão de fazer a visita ao seu deslumbrante interior.

Construído em estilo neogótico, chama a atenção por sua beleza e grandiosidade, tanto interna quanto interna, foi inspirado no também grandioso e belíssimo Parlamento Britânico, localizado às margens do rio Tâmisa, em Londres.

Visita ao Parlamento Húngaro

Imperdível também por dentro, é visita importante e inquestionável na cidade. O Parlamento Húngaro tem visitas guiadas diariamente, em vários horários e em diferentes idiomas. Fomos e adoramos tudo que vimos, valeu demais a visita!

Monumento Sapatos às margens do Danúbio

Saindo da nossa visita ao Parlamento Húngaro fomos conhecer o Memorial Sapatos às Margens do Danúbio, que fica localizado quase em frente ao parlamento.

É uma atração que emociona até o mais insensível dos visitantes, porque registra uma parte cruel e triste da história húngara.

Budapeste foi invadida pelos nazistas e submetida à todo o horror que advinha das ordens e comando de Adolf Hitler, principalmente em relação à perseguição e extermínio de judeus e é disto que este monumento trata.

Inúmeros judeus foram fuzilados e jogados no rio Danúbio, porém, antes disto, tinham que retirar seus sapatos, que eram objetos de valor naquela época.

Os sapatos em metal recebem flores e velas dos visitantes e estão ali para que as pessoas nunca se esqueçam de um dos acontecimentos e períodos mais perversos e injustos do mundo.

Passeio de barco pelo rio Danúbio

Outro programa obrigatório em Budapeste é incluir um passeio de barco pelo rio Danúbio. São inúmeras as opções e roteiros, dos mais curtos aos mais longos, dos mais baratos aos mais caros.

Fizemos um passeio curto passando pela parte mais histórica e central da cidade, de um lado o Castelo de Buda e o Bastião dos Pescadores, e do outro e mais adiante, o belíssimo Parlamento Húngaro, que à medida que se aproximava e pelo entardecer, ia ficando com tons dourados e ainda mais bonito.

Basílica de Santo Estevão

Esta grandiosa basílica homenageia o primeiro rei da Hungria, Santo Estevão, cuja mão direita mumificada está conservada em uma capela em seu interior.

É considerada, junto com o Parlamento Húngaro, o par de edifícios mais altos de Budapeste, construída em estilo neoclássico, com planta em cruz grega, a partir do ano de 1851, tendo sido concluída e consagrada em 1905.

É lindíssima por dentro também, com maravilhosos detalhes em dourado, é o maior edifício religioso da Hungria, uma verdadeira obra prima na cidade.

Nagy Zsinagoga ou Grande Sinagoga de Budapeste

Este belíssimo templo reliogioso está localizado na entrada do bairro judeu de Budapeste. Construída entre 1854 e 1859 por obra do renomado arquiteto austríaco Ludwig Förster, possui características em estilo gótico, romântico e bizantino, o que a torna diferenciada das demais sinagogas tradicionais.

Duas grandes torres compõem sua fachada, tornando-a inconfundível e admirável de todos os ângulos que seja vista.

Váci Utca

Conhecida como a rua dos turistas de Budapeste, a Váci Utca concentra tudo que os visitantes mais precisam na cidade.

Desde lojas com artigos luxuosos, artesanato e souvenirs, além de restaurantes, sorveterias, cafeterias, tudo mesmo pode ser encontrado ali.

Fomos conhecer e passamos ótimos momentos caminhando tranquilamente por ali, chegamos até a comer uma deliciosa pizza em um restaurante italiano. Super indico!

Mercado Municipal de Budapeste

Com telhado igualmente elaborado, como o da Igreja Mathias, o Mercado Municipal de Budapeste, também conhecido como Nagy  Vásárcsarnok, é outra tentadora e imperdível atração.

Para quem gosta de gastronomia, como eu, ou só por mera curiosidade, vale a visita, porque expõe muito dos hábitos húngaros, desde os produtos mais consumidos até as diversas formas da tradicional páprica, condimento tão usado nas receitas do país.

Goulash

Visitar um país e não experimentar algo típico de sua gastronomia é uma eresia, oportunidade que não deve ser desperdiçada jamais. E pensando assim que embarquei nos sabores do tradicional goulash, uma das mais populares receitas da culinária húngara.

Virei fã de carteirinha, tanto que repeti e recomendo, ainda mais temperada com a típica páprica, este ingrediente que tratei logo de comprar no Mercado Municipal de Budapeste, tanto para usar em minhas receitas, quanto para presentear quem eu mais amo. Pena que já acabou, preciso voltar à Budapeste logo, logo!

New York Café

E por falar em gastronomia, recomendo o imperdível New York Café, um dos cafés mais tradicionais e maravilhosos do mundo.

Um local com ambiente e cardápio requintados, onde o cliente pode experimentar o melhor da gastronomia húngara e internacional, mas que considero com preços honestos.

Foi uma experiência ótima nosso almoço no New York Café, um local para usufruir dos prazeres da vida com equilíbrio e harmonia, atendimento solícito em um belíssimo ambiente.

Este post faz parte da blogagem coletiva do grupo Pequenos Grandes Viajantes com o tema “atrações imperdíveis”. Confira abaixo as dicas de outros blogueiros viajados e super experientes, vale a pena conferir:

Viagem e Cura – Principais pontos turísticos de Barcelona: atrações imperdíveis

Oncotô Travel – Atrações Imperdíveis em Zurique: Os 21 MELHORES Pontos Turísticos

De Lugar Nenhum – Atrações imperdíveis em Valladolid – Espanha

Viajante Colorido – Atrações imperdíveis em Tarragona – Espanha

Vamos viajar pra onde agora – Atrações imperdíveis em Pipa – RN

Entre Mochilas e Malinhas – O que fazer em Santos – 14 passeios imperdíveis

Experiência Barbara – O que fazer na Namíbia – atrações imperdíveis!  

Viajando com Moisés- Koh Phi Phi: Quais as Atrações Imperdíveis deste Paraíso em Krabi?    

Let’s Fly Away – O que fazer na Filadélfia em 1 dia: bate-volta de Nova York ou Washington

Uma Viagem Diferente: O que Fazer em Arraial do Cabo: Roteiro de 3 dias

T+M – O que fazer em Belém – 12 dicas imperdíveis do que fazer na capital paraense

Blog Elizabeth Werneck- O que fazer e onde ficar no Cairo: 20 atrações imperdíveis na cidade dos mil minaretes.

6 Viajantes – O que fazer em Montevidéu: 10 atrações imperdíveis

Recordações de Viagens – O que fazer em Taormina: atrações imperdíveis

Viajando com Sy- Atrações imperdíveis no Caminhos de Pedra

Gisele Prosdocimi
Últimos posts por Gisele Prosdocimi (exibir todos)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *