A Última Ceia de Leonardo Da Vinci foi meu primeiro objetivo quando visitei Milão pela segunda vez.
Em minha primeira visita à cidade, eu não tinha conhecimento desta atração maravilhosa que Milão me reservava.
Entretanto, não perdi a oportunidade de rodar o calcanhar nos testículos do touro da Galleria Vittorio Emanuelle, o que acredito piamente que foi o que me fez retornar à cidade, rsrs.
Finalmente eu estava de volta à cidade da Lombardia que tanto gostei, e desta vez, na companhia de meu marido e nosso filho, em família, a melhor das viagens.
Milão também é excelente ponto de partida para viagens rápidas na Itália, confira um de nossos bate e voltas neste post: Lugano, Suíça, bate e volta à partir de Milão .
Á esquerda da Igreja de Santa Maria delle Grazie, fica a porta de entrada para a atração, cujos ingressos podem ser adquiridos neste site Cenacolo Vinciano ou em nosso parceiro Get Your Guide abaixo.
Recomendo que no site oficial se tente o agendamento com um mínimo de três meses de antecedência, , pois é uma atração muito requisitada em Milão.
A obra de da Vinci foi pintada no refeitório do convento dominicano da Igreja de Santa Maria delle Grazie, e juntos foram incluídos na lista dos Patrimônios Mundiais da UNESCO.
Um pequeno grupo foi formado para entrar no convento, passamos pelo pátio interno e fomos direcionados ao antigo refeitório onde a obra está exposta.
A Última Ceia de Leonardo Da Vinci
Estar ali era um sonho, um dos grandes desejos da minha vida de viajante, um momento raro e único para apreciar e registar toda a beleza que estava diante de meus olhos.
A Última Ceia é o nome dado à última refeição que Jesus compartilhou com os apóstolos em Jerusalém, antes de sua crucificação, segundo os cristãos.
A Última Ceia de Leonardo Da Vinci é a obra mais importante que registra a cena onde Jesus anuncia aos doze apóstolos que será traído por um deles (Judas) e que antes do amanhecer, Pedro negaria por três vezes conhecê-lo.
Da Vinci trabalhou nesta obra de 1494 à 1497, utilizando uma técnica pouco resistente sobre gesso úmido, o que causou a deteriorização da pintura que precisou passar por processos de restauração.
Em riqueza de detalhes, Da Vinci procurou demonstrar a reação de cada um dos apóstolos e suas fisionomias no exato momento do anúncio da traição, objetivo atingido de forma impactante pelo talentoso e genial artista.
Outro afresco maravilhoso, “A Crucificação”, do artista renascentista Giovanni Donato Montorfano, está localizado na grande sala, do outro lado, em frente à A Última Ceia de Leonardo Da Vinci.
Foram permitidos só 15 minutos para apreciar a obra, mas é tempo mais do que suficiente para admirar e fotografar; sim, pode fotografar sem flash.
Uma porta se abre e as pessoas são convidadas gentilmente a se retirarem, para possibilitarem a entrada de outros grupos de visitantes que virão ao longo do dia.
Eu adoro conhecer museus e atrações nas minhas viagens, acho bastante enriquecedor, tanto culturalmente quanto espiritualmente, pois me fazem muito bem.
E conhecer esta atração, um dos Patrimônios da UNESCO, fez com que eu me sentisse realizada com nossa viagem à Milão, foi um grande presente de Deus.
Na saída passamos por uma lojinha de souvenirs do Cenacolo Vinciano e depois pela lateral da Igreja de Santa Maria delle Grazie, belíssima, mas que estava fechada, portanto não conseguimos visitá-la.
Este post faz parte de uma Blogagem Coletiva do grupo 8 on 8, em que todo dia 8 do mês, alguns blogueiros escrevem sobre um tema em comum, somente com 8 imagens. Neste mês de setembro o tema escolhido foi “Patrimônios UNESCO”.
Confira abaixo os posts dos outros participantes, garanto que você vai gostar!
Turistando.in – 8on8 – Patrimônio Mundial UNESCO na Itália
Entre Polos – Acrópole de Atenas – Uma Viagem à Grécia Clássica
Travel Tips Brasil – Bath Inglaterra – o que fazer na cidade?
Let’s Fly Away – [8on8] Nara Japão: roteiro de viagem para se encantar
O Berço do Mundo – Bom Jesus de Braga: património mundial da UNESCO
Mulher Casada Viaja – As Cinque Terre da Ligúria, Itália
- Onde comprar vinhos em Mendoza - 8 de dezembro de 2024
- Bodega Casa Vigil (El Enemigo), Mendoza - 22 de novembro de 2024
- Porto Antico di Genova, Italia - 8 de novembro de 2024
Pingback: Acrópole de Atenas e Partenon | Dicas para Visitar | Horários e Preços
A gente adora uma superstição de viagem, né? Não girei o calcanhar, mas já voltei a Milão outras 2 vezes – porque os voos diretos do Brasil são pra lá ahaha.
Infelizmente sempre de passagem, ainda não vi a Última Ceia do da Vinci, mas acho espetacular ter ficado em pé após os bombardeios da segunda Guerra.
Você assistiu ao filme Caçadores de Obras Primas?, em que um grupo de 7 homens resgata algumas das maiores obras-primas da posse dos alemães – e a Santa Ceia é uma das obras presentes no filme, dá uma olhada. beijos
Oi Márcia, precisa ficar mais tempo em Milão e aproveitar a cidade, é muito especial, adoro. Não assisti o filme, mas já está na minha listinha aqui, muito obrigada pela dica, querida. Beijos.
Pingback: Bath Inglaterra - o que fazer na cidade? - Travel Tips Brasil
Ah! Não fiz essa superstição, mas quero muito voltar a Milão! Não consegui visitar a Última Ceia porque os ingressos já estavam esgotados. Essa sua dica de agendar com antecedência é essencial. Interessante que tenha um tempo controlado para poder apreciar a obra. Também acho que 15 minutos sejam suficientes e, ao mesmo tempo, imagino que não fique lotado de gente. Então dá para apreciar com calma. Não sabia da existência dessa outra obra na sala (acho que é a mesma situação da Monalisa… ninguém lembra das outras obras incríveis que ficam na sala… rsrs). Excelente post!
Oi, Lulu, realmente não fica lotado, porque eles limitam o número de pessoas, são 25 por grupo. E eu pensei a mesma coisa quando vi a outra obra, me lembrei da Monalisa no Louvre, tão pequena em vista do quadro As Bodas de Caná, enorme e maravilhoso, que fica em frente e na mesma sala. Muito obrigada, que bom que gostou, fico muito feliz por seu comentário. Grande beijo.
Eu só estive em Milão uma vez e o principal motivo foi “A Última Ceia” de Leonardo Da Vinci. Também senti que era um privilégio estar ali, um sonho concretizado. Gostei do ambiente tranquilo que mantêm, com grupos não muito grandes e da explicação detalhada.
A Igreja ao lado também é muito linda, com os seus tijolos vermelhos. Tenho lindas fotos de todo o conjunto.
Abraço
Que legal, Ruthia, A Última Ceia atrai muitos visitantes à Milão mesmo, e vale a pena, não é? Obrigada pelo comentário, beijos.
Oi Gi,
que sonho essa visita! Você sabe que eu estive em Milão há anos atrás, para um curso e como não reservei com antecedência não consegui visitar a última ceia de Leonardo da Vinci. Nem acreditei! Com certeza é um marco na cidade imperdível!
Tenho muita vontade de voltar, mas agora já sei que tenho que programar a visita com meses de antecedência.
Bjs,
Mari
Oi, Mari, sim, precisa agendar com bastante antecedência, porque vale a pena a visita. Precisar voltar e ver esta maravilha, garanto que vai gostar muito. Beijos.
Gisele vou ter que seguir seus passos e retornar à Milão para ver essa preciosidade. Minha primeira e única visita à cidade foi quando eu ainda era muito jovem e nem sabia que a “Santa Ceia” ficava lá. Desde que tive consciência disso, não deixo de pensar que preciso voltar à cidade e com um objetivo único de ver essa famosa pintura que é um Patrimônio Mundial.
Isto aconteceu comigo também na minha primeira visita à Milão, Zudi, não tinha conhecimento desta grande obra de Da Vinci. Mas na segunda, não perdi a oportunidade, e valeu muito a pena. Não deixe de conhecer!