O título fala da importância desta igreja de Amsterdam, porém ainda não diz tudo. A Westerkerk também é o local onde está enterrado o grande pintor Rembrandt e foi a igreja escolhida para celebrar a cerimônia de casamento da Rainha Beatriz Guilhermina Armgard com Claus von Amsberg, em 10 de março de 1966. Ela reinou de 1980 a 2013, quando abdicou do trono para seu filho primogênito Willem Alexander, o Príncipe de Orange.
A igreja foi construída em 1631
A torre tem 85 metros de altura e é linda
Westerkerk está situada ao lado do prédio onde Anne Frank e sua família ficaram escondidos dos nazistas e onde atualmente é o Museu Anne Frank.
A igreja também ficou conhecida dos leitores do Diário de Anne Frank, pois a adolescente judia citou algumas vezes que ouvia seus sinos e demonstrava gostar muito.
Interior sóbrio
com janelas que permitem a entrada da claridade
O célebre pintor holandês Rembrandt foi enterrado na Westerkerk, não se sabe em qual local, junto com sua esposa e filho, em um estado tal de pobreza que não condizia com a riqueza de sua obra e fama. Conhecemos o brasão que é cópia do que faz parte da cena de seu famoso quadro “A Ronda Noturna” com a inscrição do seu nome completo e datas de nascimento e morte.
A cópia do brasão no interior da igreja
e aqui o brasão do quadro
“A Ronda Noturna” em destaque acima das informações
Uma das grandes atrações da Westerkerk é o lindo órgão prata e dourado que fica suspenso logo na entrada, acima dos espectadores.
Muito bonito
É o centro das atenções
E outra peça que me encantou foi um suporte de castiçais onde os visitantes colocam suas velas acesas pedindo bençãos. Acendi uma para minha família que ficou no Brasil e com certeza eles foram abençoados.
Para mim é a peça mais bonita
do meu tamanho
e imponente
Aqui a minha vela
Atualmente a igreja está angariando recursos para uma grande reforma e vende simbolicamente tijolos para aqueles que se propuserem a ajudar.
Os tijolos com o nome da Westerkerk gravado neles
No piso da igreja, marcas de sepulturas, algumas simples
outras mais enfeitadas, talvez devido à posição social dos mortos
Abaixo um vídeo que gravei no interior da igreja ao som do órgão
Para mim foi uma grande satisfação conhecer esta igreja que faz parte da história de Amsterdam e que mantém suas características intactas para a admiração de todos que a visitam, um programa gratuito e imperdível.
Amo viagens, fotografia e gastronomia, posto tudo aqui no blog com o objetivo de informar, registrar e compartilhar lugares e momentos maravilhosos com as pessoas que também curtem estes hobbies.
Relacionado
Adoro visitar igrejas e ver toda a história por trás delas. Cada detalhe revela uma riqueza imensa! Adorei conhecer mais essa e já anotei! Beijos
Eu também adoro, Julia, obrigada. Beijos.
Não conhecia a igreja e acabei perdendo a oportunidade de conhecê-la quando estive em Amsterdam… e olha que passei bem pertinho… que pena… vai ter que ficar pra próxima…
Que pena, Nini, agora vai ter que voltar, rsrs. Obrigada e um abraço.
Que linda,Gisele ! não tinha ouvido falar dela. Post muito bom !
Muito obrigada, quando for à Amsterdam não deixe de visitá-la, vale a pena.
Não conheci produção !!!! Como assim? Acho que fiquei pouco tempo por lá. Vou ser obrigada a voltar! 😉 Lindo.
Vai ter que voltar mesmo, Melissa, que ruim não é mesmo? rsrs
Essa Igreja é Presbiteriana doutrina calvinista.
Muito linda! ♥️
Obrigada pela informação, Izabel, grande abraço e volte sempre!