O Beco do Batman talvez seja a maior concentração atual de arte de rua em São Paulo, tive a oportunidade de conhecer esta atração e mostro tudo aqui com detalhes para você.
Sempre quis conhecer este ponto turístico em São Paulo, aliás, sempre quis ir à São Paulo que não fosse a trabalho, e desta vez eu consegui e curti muito a cidade.
Lindos painéis coloridos
Beco do Batman, rua da arte em São Paulo
O Beco do Batman fica na rua Gonçalo Afonso, em Vila Madalena, um bairro descolado e colorido, local de pessoas jovens de idade e espírito, com grande concentração de bares e restaurantes, um lugar bastante animado e alegre, adorei.
Quando cheguei ao local já senti logo a energia boa, as pessoas passeando tranquilamente, admirando e fotografando os inúmeros murais, como tantos outros de street art espalhados por São Paulo e pelo mundo.
Se gosta de todo tipo de arte, que tal conferir as dicas da Klécia, do blog Fui Ser Viajante, com 14 museus de São Paulo para conhecer? Vale a pena conferir!
O Beco do Batman é seguro?
Me senti bastante segura, mas como fui durante o dia, não tenho idéia se à noite é um local seguro, recomendo visitar à luz do dia, até mesmo para apreciar melhor a beleza e colorido dos trabalhos.
Como recomendado em locais turísticos é sempre bom ficar de olho em seus pertences, porque nunca sabemos se pode haver alguém de olho em turistas mais desavisados. Cuidado nunca é demais!
e aqui também!
O Beco do Batman é uma rua estreita, de pedras, sem trânsito de veículos, e por conta de suas obras tem atraído muitas pessoas para esta atração, mas o entorno não é bonito.
As pinturas vão sendo mudadas ao longo do tempo e tive a oportunidade de ver um artista criando uma obra no dia que visitei.
Alguns painéis, por serem mais bonitos e coloridos, são disputados pelos visitantes para tirar fotos, então uma pequena fila se forma em frente à obra, mas todos respeitam e esperam com tranquilidade a sua vez de fazer um belo registro.
Conhecendo o Bar do Beco
Quando terminamos nossa visita, fomos conhecer o Bar do Beco, um estabelecimento que fica bem no início do Beco do Batman e um lugar delicioso para tomar um drink, uma cerveja e comer alguma coisa.
O atendimento é bastante simpático e os preços são honestos, porém o cliente tem que se dirigir ao balcão e fazer o seu pedido, que será anunciado em um pager quando estiver pronto.
Eu, particularmente, prefiro ser atendida por um garçom na mesa, mas é a política da casa, e pelo visto não vai mudar, independente disto, valeu a pena conhecer, gostei muito.
Arte de rua em São Paulo
Chegando ao aeroporto de Congonhas já me deparei com a arte em painéis espalhada pelos corredores, um sinal do que a cidade me preparava.
Um grande painel de Eduardo Kobra retratando Oscar Niemeyer é um dos mais bonitos da capital paulistana.
Em Vila Madalena a Street Art está espalhada por suas ruas e muros, não só no Beco do Batman, para deleite dos que moram ou visitam o bairro.
O bairro da Liberdade também possui lindos murais espalhados por suas ruas, uma surpresa pra mim quando o visitei.
Blogagem Coletiva #streetartpelomundo
A Street Art ou Arte de Rua é uma tendência nas grandes metrópoles, o que é bastante positivo, porque além de levar a arte democrática e gratuitamente para todos, também evita que estes espaços sejam preenchidos pelo grafite de péssima qualidade, aquele que destrói os patrimônios públicos e privados e que desrespeita toda a sociedade.
- Porto Antico di Genova, Italia - 8 de novembro de 2024
- Hotel Wyndham Foz do Iguaçu - 8 de outubro de 2024
- Bate e volta de Santiago à Viña del Mar - 8 de agosto de 2024
Pode dar bronca, mas nunca fui ao Beco, mesmo morando relativamente perto!
hahahahaha
Mas uma coisa que tenho ficado bem contente é que a cidade està mais aberta à arte de rua. O beco concentra sim uma boa quantidade de grafites, mas vàrios muros estão ganhando arte por aqui e isso é bem legal!
😉
Também acho isto bem legal, Juliana, pode deixar que não vou dar bronca não, mas dê um jeitinho e vá conhecer também, rsrs. Beijos.
Quando fui a São Paulo o Beco do Batman ainda não era ponto turístico. Sempre que vejo fotos de lá me lembro que preciso fazer uma nova visita. 🙂
Precisa mesmo, Aline, é uma atração super bacana na cidade. Beijos.
Adorei!! Cada imagem mais linda que a outra! Não sabia que novas são feitas por cima das antigas… ou seja, tem que voltar sempre para ver as novas obras 🙂
Exatamente, Carol, isto que é legal no Beco do Batman, as pinturas são temporárias e outras ocupam seu espaço, para depois serem novamente substituídas por outras. Obrigada!
Que legal que conseguiu passear por São Paulo, sinto muita saudade da minha cidade. Preciso urgente visitar o Beco do Batman! Adoro a Vila Madalena, que como você disse, tem muitos bares e restaurantes legais. Lindas as fotos!
Muito obrigada, Aline, vá conhecer o Beco do Batman sim, é uma atração super diferente. Beijos.
Que passeio legal! Adoro esse cantinho de São Paulo. As obras são muito interessantes, além da divertida brincadeira de ficar procurando o Batman rsrs
Oi, Lulu, também achei bem divertido tentar entender o porquê do nome do beco, até que encontrei os vestígios que me levaram a compreender o motivo. Obrigada pela visita, beijos.
Conheci o Beco ano passado e deu saudade. Já vi que tenho que voltar pois têm novos trabalhos e porque não conheci o Bar.
Precisa voltar mesmo, Marcelo, as obras estão sempre mudando, então é um local que sempre nos motiva a retornar e o bar vale a pena conhecer. Obrigada!
A Vila Madalena é muito bacana, pois ela consegue concentrar muita street art, bares, restaurantes e gente bacana no mesmo bairro.
O Beco do Batman é surpreendente, pois antes de entrar, a gente não imagina como ele é comprido e cheio de arte, dos muros ao asfalto.
Lugares que adoramos e que é uma das caras de Sampa!
Ótimo post e lindas fotos!
Falou tudo, Lais, concordo plenamente com seu comentário e obrigada pela visita e elogio. Volte sempre!
Nossa, muito legal! Lindos os painéis. Preciso passar uns dias de turismo em SP
Oi, Cristiane, é bem legal mesmo, vai gostar quando for. Obrigada.
Já vi que tem pintura diferente de quando eu fui e então preciso voltar! Demorei pra conhecer o beco e tb tinha dúvida se seria seguro. Acabei fazendo um walking tour pra conhecer e curti muito!
Que legal, Fernanda, já ouvi outras pessoas dizendo que precisam voltar para ver o que há de novo. O Beco do Batman é uma ótima experiência para quem aprecia Street Art e eu não fujo à regra. Beijos!
Quero muito conhecer o Beco do Batman, fico encantada com as fotos de lá e as suas estão lindíssimas! Já ia querer fazer um book hhahahaha! Conheço quase nada de São Paulo, sempre passo na correria para viajar para outro lugar, só tive a oportunidade de ir no Ibirapuera e no Mercado Municipal!
Preciso voltar logo! quem sabe com este sucesso do Beco do Batman eles melhorem também o entorno né!
beijos Gi
Oi, Paula Gabi, o Beco do Batman merece uma visita mesmo, espero que tenha oportunidade de conhecê-lo e um pouco mais de São Paulo, esta cidade super bacana. Beijos e obrigada.
Também adorei conhecer o Beco do Batman, tentamos ir várias vezes e sempre acontecia um imprevisto e tínhamos que adiar, até a chuva nos atrapalhou uma vez mas quando finalmente conseguimos ir fizemos um passeio com toda calma para aproveitarmos ao máximo. É um lugar imperdível em São Paulo.
Concordo com você, Cynara, se não conseguir na primeira, insista, porque vale a pena conhecer.
Que legal, não sabia que a área de arte de rua de São Paulo era tão grande. Gostei do clima descontraído que você mostrou. O barzinho ao final fechou com chave de ouro. Dica anotada para quando for a São Paulo. Obrigada por compartilhar!
É bem legal mesmo, Cris, não perca quando for à São Paulo e o Bar do Beco foi um plus no passeio, rsrs. Beijos, obrigada.
Obrigado por compartilhar! Eu amo seu post obrigado.
Eu que agradeço pela visita, volte sempre!