A capital da região da Lombardia, é uma cidade que merece ser incluída em qualquer roteiro pela Itália, são tantas coisas interessantes para conhecer que resolvi fazer uma seleção das melhores atrações de Milão para compartilhar com quem visita a cidade pela primeira vez ou em outras viagens pelo país da bota.

Milão é uma das cidades que mais gostei de conhecer na Itália, já visitei duas vezes e pretendo voltar, afinal, girei o calcanhar nos testículos do touro da Galeria Vitorio Emanuelle e retornei à cidade. Por que não funcionaria pela segunda vez para uma terceira oportunidade na Capital da Moda, rsrs?

Vamos às melhores atrações de Milão?

Nos siga no Instagram clicando na imagem abaixo. Obrigada!

Duomo

O Duomo ou Catedral de Milão é o cartão postal da cidade, nada representa melhor a cidade do que a imagem desta catedral maravilhosa construída em estilo gótico e que é a sede da Arquidiocese de Milão, por isto é uma das melhores atrações de Milão.

Toda construída em mármore branco rosa, proveniente de Candoglia, no Lago Maggiore, fica ainda mais linda com sua fachada iluminada pelo sol ao entardecer. Divina!

Galeria Vittorio Emanuele II

A monumental Galeria Vittorio Emanuelle II

Para quem pensa que só o Duomo seria suficiente para surpreender os visitantes da Piazza del Duomo, pode se surpreender ao se deparar com a magnífica Galeria Vittorio Emanuelle II, uma suntuosa construção com um arco maravilhoso na entrada e cúpula em ferro e vidro que é a sensação dos visitantes do local.

Além de deslumbrante, a galeria é um ponto de compras de luxo na cidade, com lojas de grifes famosas e mesinhas para tomar um café enquanto se apreciam os turistas girando nos testítulos do touro no piso em mosaico, todos em busca de boa sorte, um retorno à cidade ou apenas diversão. Eu fiz e funcionou, rsrs!!!

Teatro alla Scala

Teatro alla Scala, Milão

Importante monumento à cultura, o Teatro alla Scala de Milão é uma das mais famosas casas de ópera no mundo, palco de artistas e óperas célebres e óperas.

Está localizado bem atrás da Galeria Vittorio Emanuele II, na saída contrária ao arco principal, vale a pena conferir.

Castelo Sforcesco

Chegando ao Castelo Sforzesco, em Milão

O Castelo Sforzesco é uma atração imperdível na cidade, é bastante central, então não tem desculpas para não conhecer um dos locais mais interessantes e históricos de Milão.

Foi construído no Século XV por Francesco Sforza, que se tornou Duque de Milão. Já serviu de prisão para D. Duarte de Bragança, irmão do rei de Portugal, D. João IV, porém atualmente vive dias bem melhores com museus e galerias de arte em seus recintos, o que faz deste lugar um paraíso para os amantes de museus, como eu.

Museus do Castelo Sforzesco

Conhecendo o acervo de um dos impressionantes museus do Castelo Sforzesco

Como citado no item anterior, o Castelo Sforzesco acolhe museus e galerias de arte em seu interior, portanto, nem pense em conhecer somente a belíssima construção, que já valeria a pena, mas dê uma chance para os acervos que vão te surpreender.

Entre eles está a obra inacabada de Michelangelo, a Pietà Rondanini, que foi trabalhada pelo artista até seus últimos dias de vida. Ela pode ser vista no pequeno Museu Pietà Rondanini, no Castelo Sforzesco.

Parque Sempione

Ponte em ferro do Parque Sempione, Milão

Construído entre 1890 e 1893 em estilo dos jardins ingleses, o Parque Sempione foi projetado por Emilio Alemagna, fica ao lado do Castelo Sforzesco e é outra atração fácil de conhecer e bastante agradável.

Caminhe pelas alamedas com árvores grandiosas e gramados bem cuidados, observe com atenção os detalhes em cada canto, como pontes em ferro enfeitadas com lindas esculturas e riachos onde patinhos deslizam tranquilos para alegria das crianças. Um lindo oásis na cidade!

Arco della Pace

O incrível Arco della Pace, em Milão, Lombardia

O Arco da Paz fica no final de uma grande alameda de árvores do Parque Sempione, mais uma grande surpresa deste local tão aprazível e surpreendente.

É um arco triunfal neoclássico que marca uma das entradas da cidade, a Porta Sempione. Tem 25 metros de altura e foi construído para celebrar a paz e as vitórias de Napoleão Bonaparte e por ordem dele.

Por ironia do destino, só foi concluído no governo de Francisco José I da Áustria, um dos seus adversários e responsáveis por sua derrota.

Cenacolo Vinciano

Fachada do Cenacolo Vinciano e da Igreja Santa Maria delle Grazie, Milão

O Cenacolo Venciano é na minha opinião uma das atrações mais importantes para serem visitadas em Milão, é disputadíssimo, mas não impossível.

Conseguimos o agendamento no site oficial, com um preço super justo e fomos ver de perto a obra A Última Ceia de Leonardo Da Vinci, adoramos e recomendamos à todos.

Navigli

Um dos canais de Navigli, em Milão

Procurando um point super charmoso para alguns drinks e petiscos com a família ou amigos em Milão?

A pedida é o Navigli, um bairro com bares e restaurantes às margens dos canais, onde se encontra facilmente o famoso aperitivo. Mas o que é o aperitivo? Confira no próximo tópico.

Saborear o típico aperitivo

Acompanhamentos dos aperitivos, prontos para consumo

Comer, beber e se divertir bem na cidade é uma das melhores atrações de Milão, e o aperitivo é tudo isto ao mesmo tempo e com um preço bem camarada, já que os acompanhamentos para beliscar estão incluídos no preço das bebidas da casa.

É uma forma econômica e deliciosa de curtir Milão, com possibilidades espalhadas por toda cidade. Saiba mais em A tradição do aperitivo na Itália.

Se esbaldar com vinhos tradicionais, massas deliciosas e refrescantes gelatos

Pense em um lugar onde podemos encontrar o melhor da gastronomia e vinhos das regiões mais tradicionais da Itália, este lugar é Milão, sem dúvida.

Existem vários estabelecimentos que vendem vinhos excelentes, com preços justos, onde os clientes podem levar a bebida para casa ou apreciá-los ali mesmo, em mesas nas calçadas, acompanados por pratos deliciosos ou pelos acompanhamentos dos aperitivos. Uma tentação!

Signorvino, 100% Vini Italiani
Massas frescas

Os gelatos também estão espalhados por toda cidade, com sabores tradicionais ou novidades, tem para todo gosto. Ir à Itália e não provar o gelato é um pecado!

Gelatos refrescantes

Mercados e feiras de rua

Feira de rua em Milão

Tive a sorte de encontrar uma enorme feira de rua em Milão, o frio intenso não me impediu de passear pelas bancas e observar o movimento e o colorido exuberante das frutas, legumes, verduras e outros produtos que nem sei dizer do que ser trata.

É uma das experiências 0800 mais ricas que alguém pode ter, em Milão ou qualquer cidade do mundo, seja na Itália ou até mesmo no Brasil. Feiras e mercados são tudo de bom, adoro e recomendo! Por isto estão entre minhas sugestões das melhores atrações de Milão.

Estação Milano Centrale

Milano Centrale, Milão, Lombardia, Itália

Milano Centrale é a estação mais importante da cidade, lá passam trens para vários destinos e o metrô que leva à vários pontos da cidade, inclusive é o metrô mais extenso da Itália.

A estação é uma das melhores atrações de Milão por ser lindíssima, possuir um comércio excelente e ser um dos locais que você passará com certeza, acredite.

Milão como ponto de partida para destinos imperdíveis

Nossos bilhetes rumo à Lugano, Suíça

Visitar Milão é ter oportunidade de conhecer outros destinos na Itália com conforto e economia, já que os confortáveis trens partem de estações centrais, com grande oferta de horários e bilhetes de valores variados e cidades bem próximas.

Alguns destinos permitem um bate e volta e outros, mesmo que mais distantes, merecem uma conferida de poucos dias.

Seguem algumas sugestões de destinos na Itália que você pode conhecer partindo de Milão e que dispensam maiores apresentações, já que todos valem muito a pena, confira.

Como

Vista para Como, de Brunate, Lombardia

Trens de 30 em 30 minutos levam os turistas à um dos destinos mais lindos da Itália: Como e seu imperdível lago de mesmo nome.

Não deixe de conferir também: Brunate, a varanda dos Alpes.

Florença

Mirante na Piazzale Michelangelo, Florença

Em menos de 1 hora você chega à Estação Santa Maria Novella, em Florença, uma das cidades mais incríveis da Itália, localizada na charmosa região da Toscana.

Você pode gostar também: Florença a pé, o que não deixar de ver!

Gênova

Boccadasse, Gênova, Ligúria, Itália

Em 1 hora e 40 minutos você chega à Gênova, cidade portuária às margens do Mar Mediterrâneo, na região da Ligúria, e que vai te surpreender. De lá, parta para outros destinos imperdíveis, como Cinque Terre e Portofino.

Na cidade, não deixe de conferir: Eataly de Gênova, o templo gastronômico da Ligúria.

Lugano, Suíça

Jato de água no Lago de Lugano, Suíça

Esse bate e volta de Milão à Lugano é a oportunidade rápida e prazerosa de dar um pulinho na Suíça e provar os maravilhosos chocolates ou comprar aquele relógio que não atrasa nunca, detalhe para o Lago e seu jato d´água, impressionantes.

Partidas de 1 em 1 hora, com duração da viagem de 1 hora e 15 minutinhos. Vale muito a pena!

Roma

Museus do Vaticano em família, Roma, Itália

Trens partem diariamente de Milão para Roma de 15 em 15 minutos, embarque em algum deles e aproveite a Cidade Eterna e o Vaticano, destaque para os Museus do Vaticano, que são incríveis.

Veneza

Veneza sendo Veneza em dia ensolarado e feliz.

Dica romântica: visitinha com o amado à uma das cidades mais incríveis do mundo. Fomos em família e foi tão legal quanto, rsrs. Trens partem de 1 em 1 hora e a viagem dura aproximadamente 2 horas e 30 minutos.

Dois dias inteiros na cidade dá para aproveitar bastante, faça como nós, vá em um dia bem cedo, durma uma noite na cidade e volte no último trem do dia seguinte, foi super proveitoso, voltamos para Milão felizes da vida e realizados, ainda conseguimos visitar as ilhas de Murano, Burano e Torcello em um belíssimo passeio de barco. Fica a dica!

Confira outros destinos imperdíveis e o que fazer neles com as dicas de amigas blogueiras que são viajantes super experientes: a Adelaide, do blog Turista Imperfeito, nos conta sobre seu Stopover em Lisboa e o que ver em um dia, a Regina Oki, do blog Turista Full Time, nos mostra O que fazer em Roterdã na Holanda, já a Lilian Azevedo, do blog Uma Senhora Viagem, nos presenteia com Bruxelas, Bruges e Ghent: programas incríveis na Bélgica. Tá esperando o que para fazer as malas, rsrs?

Últimos posts por Gisele Prosdocimi (exibir todos)
Gisele Prosdocimi

Amo viagens, fotografia e gastronomia, posto tudo aqui no blog com o objetivo de informar, registrar e compartilhar lugares e momentos maravilhosos com as pessoas que também curtem estes hobbies.

View Comments

  • Olá, concordo, Milão não é só a sua maravilhosa catedral. Tem muito o que ver.
    O roteiro ficou excelente para quem quer conhecer as principais atrações da cidade.
    Até a próxima

  • Ler sobre as melhores atrações em Milão fez meu coração disparar de vontade de rever a cidade. Adorei Milão e acho que vale uma visita à estação de trem. Aliás, melhor ainda é usar esse meio de transporte para um rolé por cidades próximas. Lago di Como e Gênova estão sempre na minha lista.
    Obrigada pelas sugestões
    Beijocas

    • Fico feliz que tenha gostado, Lilian, Milão é imperdível mesmo e inesquecível para mim. Beijos!!!

  • Querida Gisele, que maravilha de post! Adorei a forma como você compilou todas as possibilidades de combinar Milão com outras cidades italianas viajando de trem. Quantas vezes a gente não deixa uma oportunidade escapar por falta de noção de distância e de tempo de deslocamento... Salvando este post já para uma próxima viagem à Itália! Grande beijo!

Recent Posts

Porto Antico di Genova, Italia

Porto Antico di Genova (Porto Antigo de Gênova) é uma área portuária linda, histórica e…

2 semanas ago

Hotel Wyndham Foz do Iguaçu

Ficamos hospedados no Hotel Wyndham Foz do Iguaçu, e considero que foi uma excelente escolha…

1 mês ago

Bate e volta de Santiago à Viña del Mar

Fizemos um bate e volta de Santiago à Viña del Mar, que considero um dos…

3 meses ago

Museu da Memória e dos Direitos Humanos em Santiago

O Museu da Memória e dos Direitos Humanos, localizado em Santiago, Chile, é uma instituição…

6 meses ago

Igreja Matriz de Santo Antônio, Santa Bárbara, MG

Altar da Igreja Matriz de Santo Antônio Em uma viagem à Catas Altas, cidade próxima…

7 meses ago

eSIM Internacional: O Futuro das Conexões Móveis ao Redor do Mundo

Facilidade na troca de operadoras, mais espaço nos dispositivos, maior segurança e confiabilidade, suporte a…

7 meses ago