Brunate, a varanda dos Alpes - Destinos Por Onde Andei...

Brunate, a varanda dos Alpes

Brunate é uma província de Como, a famosa cidade às margens do grande lago de mesmo nome, localizada na região da Lombardia.

Conhecida como “a varanda dos Alpes“, devido às vistas de tirar o fôlego, decorrentes de sua localização privilegiada.

Mas antes de ter acesso à ela, vamos precisar subir de “funiculare”, um bonde puxado por cabos de aço, que sai de Como e leva os visitantes até Brunate.

Subindo à Brunate de funicular

Subir à Brunate de funicular é um dos grandes baratos desta história. Tudo começa na pequena estação, inaugurada em 1894, às margens do Lago de Como, toda enfeitadinha em madeira, amei.

Estação Funicular Como - Brunate

Estação Funicular Como – Brunate

A estação fica na Piazza Alcide de Gasperi, 4, funciona todos os dias das 6h às 22:30h, sendo que aos sábados e verões, até meia-noite, com partidas de 30 em 30 minutos.

O preço de ida e volta custa 5,50 euros por pessoa, um passeio que considero com ótimo custo benefício.

Brunate

Interior do funicular, que costuma ficar bem cheio, mas a viagem é curta.

No meio da subida tem uma parada, em um local chamado Carescione, onde podemos descer e admirar a vista que já se apresenta de forma esplendorosa, uma pequena amostra do que nos aguarda mais acima.

Subida do funicular visto de Carescione

Nesta pausa podemos explorar cada cantinho do pequeno lugarejo, tão típico, simples, e adorável ao mesmo tempo.

Brunate, uma vista linda de Como

Uma vista linda de Como

A cidade de Como

Lago de Como, Itália

e parte do Lago de Como

Brunate

Prédios antigos com lindas pinturas

e muitas flores colorindo cada canteiro

Brunate, um colírio para os olhos

Tomando o bonde novamente, chegamos à última parada, Brunate, o visitante é recebido com um pouco da história do lugar.

Grandes peças em ferro, de engrenagens antigas do funicular, estão logo à vista, bem maiores do que eu.

Aliás, não sou um bom parâmetro para medir nada, pois sou pequena, mas as peças são grandes sim, rsrs.

Antigas engrenagens do funicular

Andando mais alguns passos chegamos à uma praça com piso em pedras e lojinhas que vendem produtos típicos da região.

Uma cascata enfeita ainda mais a praça.

Uma pintura representando o lago de Como e as localidades da região

Uma das lojas de artesanato de Brunate

Brunate

Onde vendem duendes com chapéus das pinhas da região

ou enfeitados de avelãs e morangos. Que amor esses patinhos selvagens!

Uma foto do proprietário com Silvio Berlusconi “enfeita” a loja. Tem gosto pra tudo, né?

Brunate é uma graça, vale a pena conhecer!

Um hotel bem na praça me chamou a atenção por sua arquitetura Art Noveau, o Albergo Bellavista, deu vontade de pegar as malas em Milão e ir passar uns dias lá.

Albergo Bellavista

Fiquei curiosa e quis conhecer mais de perto, perguntei ao funcionário se podia entrar e tirar algumas fotos do restaurante, ele concordou.

Brunate

Olha ele aí com os dedinhos pra cima!

Foi quando tirei esta foto, ambiente mais italiano impossível.

E desta vista maravilhosa do Lago de Como

Brunate

e de mais alguns detalhes

Brunate é um destino encantador.

Faça um pin da foto abaixo e ajude a divulgar este post no Pinterest!!!

E não ficamos por aí, pegamos um micro-ônibus na praça e subimos mais alto ainda, em direção à San Maurizio, outro pequeno lugarejo.

Fomos conhecer o famoso Faro Voltiano, um farol construído em 1927, em homenagem ao centenário da morte de Alessandro Volta, o inventor da primeira bateria elétrica.

E claro, mais uma vista espetacular do lago de Como, não perca o próximo post!!!

Booking.com

Gisele Prosdocimi
Últimos posts por Gisele Prosdocimi (exibir todos)

20 comentários sobre “Brunate, a varanda dos Alpes

1. Kátia Anair

Ei Gisele! que maravilha Brunate!!! Quando era jovem cheguei a tocar no piano a música Le Lac de Come, quando vi seu post aqui no blog minha memória logo me levou a pesquisar e tem tudo a ver com o local e a obra de C. Galos, que por muita coincidência é um pseudônimo de Giselle Galos veja no link: http://www.direitobrasil.adv.br/arquivospdf/pecas/come.pdf .
    Parabéns pelo blog, cada vez mais interessante, muita cultura e geografia.
    Grande abraço!

1. Gisele Prosdocimi Autor da Postagem

Olá Léo, Brunate tem sim boas opções de hospedagem, procure no Booking e conseguirá ótimas dicas. Se quiser, pode se hospedar em Como também e fazer a visita pegando o Funicular às margens do lago, passear o dia inteiro, como fizemos, e voltar para passar a noite na cidade.

2. Danielle

Que saudades de Brunate! Dependendo do horário, fica uma fila gigantesca para subir o funicular, mas tudo compensa pela vista incrível do Lago Como. Peguei uma carona para chegar até o ponto mais alto. O caminho até lá é encantador.

3. Doris

Oi Gisele que delícia ver esses cantinhos e vista belíssima de Brunate. Ano passado fiz alguns bate e volta saindo de Milão e Lago Como foi um deles. No trem até vi o rastro do funicolare e nem dei muita importância pq achei que perderia tempo e não conheceria o Lago. Nao sabia que existia uma Villa lá em cima…achei q era apenas um mirante e não teria tempo. Agora em maio voltarei a Brunate para conhecê-lo e buscar a certidão de óbito de meu bisavo…isso mesmo…faz anos que busco algo sobre ele e bem no lugar que eu excluí de conhecer era onde ele viveu seus últimos anos qdo retornou pra Itália…me arrepiei..muitas emoções: chorei, ri e emocionei e agora através de seus nos, eu conheci um pouquinho de Brunate. Muito obrigada. Bju gde aqui de Florianopolis/SC e Brunate…estou chegando uhulll rsrs

1. Gisele Prosdocimi Autor da Postagem

Oi Doris, que legal, fico feliz em saber que meu post conseguiu te trazer um pouquinho da vivência do seu avó. Coisas da vida, não é? Desejo muita sorte na sua busca pela cidadania italiana, e que você aproveite bastante deste destino lindo onde seu avó viveu por anos. Amei seu comentário cheio de emoção. E justamente em maio, estarei indo conhecer Florianópolis, sua cidade, que coincidência, não é? Um beijo grande no seu coração.

1. Doris de Souza Wolff

Vixi, lendo meu comentário notei que algumas palavras sumiram…me desculpe, escrevi de celular rs. Tô muito empolgada e não é só a cidadania que busco. Quero encontrar minhas raizes, parentes,locais que viveram,etc…Obrigada por me desejar sorte, vou precisar rsrs…Seu relato sobre Brunate foi uma deliciar de ler e mostrou o que me espera quando eu chegar lá (uhull rs). Com certeza vou aproveitar cada minutinho rsrs.Quanto a Floripa…que pena que não estarei lá para conhecer vc e mostrar a minha amada ilha, mas se precisar de algum contato, dicas..me dá um tok viu!Deixo meu whatss 48999803030.Bju grande e continue florindo seu site e nos encantando com suas viagens. aH…Curta bastante Floripa, vc vai adora-la.

2. Gisele Prosdocimi Autor da Postagem

Oi Doris, muito obrigada pela sua atenção, adoraria encontrar você em Floripa também, pena que não poderemos nos ver, quem sabe em outra oportunidade, não é?
        Tenho certeza de que irá amar Brunate e encontrar tudo que você busca ao retornar à Itália, desejo mesmo muita sorte e felicidade em sua viagem e estadia por lá.
        Adoraria retornar à Brunate também, gostei muito de conhecê-la, é um lugar muito especial, você vai ver.
        Tenho certeza de que vou amar Floripa também, sempre ouço falar muito bem, agora vou lá conferir de perto.
        Um grande beijo, seja sempre muito bem vinda aqui no blog e obrigada pelas palavras carinhosas.