Bairro da Liberdade, São Paulo, recebeu nos dias 03 e 04/02, vários blogueiros de viagem que participaram do I Japão.br, um encontro com o objetivo de divulgar a história, cultura e gastronomia japonesas.
I Japão.br
Como 2018 é o ano das comemorações dos 110 anos da imigração japonesa no Brasil, o I Japão.br vem abrilhantar as homenagens, mostrando a integração das culturas japonesa e brasileira, uma mistura que deu muito certo.
A iniciativa do encontro foi obra da blogueira de origem nipônica, Patrícia Takehana, que escreve o blog Bagagem de Memórias e foram muitas memórias da história da imigração japonesa no Brasil que tivemos acesso.
Bunkyo, Bairro da Liberdade, São Paulo
Iniciamos nosso encontro no Bunkyo, uma entidade que tem como missão: “Representar a comunidade nipo-brasileira e promover a preservação e divulgação da cultura japonesa no Brasil e da brasileira no Japão, bem como incentivar e apoiar as iniciativas voltadas à esta finalidade.”
Participamos de uma palestra com a carismática Célia Oi, Coordenadora de Comunicação do Bunkyo, que nos mostrou sua paixão pelo legado de transmitir aos visitantes e participantes da entidade, a história dos japoneses em terras brasileiras.
Museu da Imigração Japonesa no Brasil
Em seguida, fomos conhecer o Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil, que foi inaugurado pelo Presidente Ernesto Geisel em comemoração ao 70° Aniversário da Imigração Japonesa para o Brasil.
Participaram do evento as ilustres presenças do príncipe herdeiro do Japão, Akirito e a princesa Michiko, no dia 18 de junho de 1978.
Quem nos recebeu e mostrou o interessante acervo foi a presidente da comissão do museu Lidia Yamashita, com simpatia e conhecimento nos deu uma verdadeira aula de história da Imigração Japonesa no Brasil.
Conhecer este museu me mostrou uma parte da história brasileira que eu praticamente desconhecia.
Eu tinha uma visão mais romântica de como tudo aconteceu, e na verdade me surpreendi com a crueldade e desumanidade como os japoneses foram tratados naquela época. Triste realidade!
Bairro da Liberdade, São Paulo
Após conhecermos o Bunkyo e o Museu da Imigração Japonesa no Brasil, saímos em grupo, ciceroneados pela Shirley da Giro in Sampa, uma agência de turismo muito bacana, que apresenta São Paulo de forma diferenciada, em passeios temáticos com guias especializados. Adorei cada minuto!!!
Espaço Kazu, delícias orientais
Nossa primeira parada foi no Espaço Kazu, um restaurante oriental que nos recebeu com muita simpatia e comidas deliciosas, foi difícil sair de lá.
Foi difícil também escolher entre tantas variedades e opções, um cardápio recheado de delícias orientais, uma tentação e com porções super fartas.
Como se não bastasse nosso delicioso almoço, o Espaço Kazu também oferece uma variedade de doces japoneses no andar superior, uma doceria de encher os olhos, e a boca de água.
Jardim oriental
Nossa próxima parada foi no Jardim Oriental, o mais antigo e tradicional do Bairro da Liberdade, apresentado magistralmente pelo Giro in Sampa, que conhece a história por trás de cada ponto turístico.
O jardim oriental está aberto à visitação pública, gratuitamente, de 10:00 às 16:00 horas, um espaço de paz e contemplação, merece uma visita.
Igrejas centenárias
Prosseguimos pelo bairro da Liberdade ouvindo atentos as histórias do Giro in Sampa e no roteiro, igrejas com séculos de existência, marcando a presença católica na região.
Museu Tribunal de Justiça de São Paulo
O Museu do Tribunal de Justiça está instalado em um antigo prédio completamente restaurado, um belo exemplo de arquitetura urbana preservada na capital paulista e que o Giro in Sampa incluiu no roteiro.
O museu tem como propósito preservar os elementos materiais diretamente ligados à história e às tradições do Tribunal de Justiça, bem interessante.
Mais do Bairro da Liberdade, São Paulo
No retorno para o Bunkyo, deparamos com uma apresentação de um grupo com trajes típicos japoneses, tocando instrumentos que eu nunca tinha visto antes. A platéia improvisada estava maravilhada e eu também.
E mais surpresas pelo caminho, do jeitinho japonês de ser, comer e viver…
De volta ao Bunkyo
Já no Bunkyo, aconteceu um sorteio dos parceiros Viagema e Laço Cerâmica, adivinha quem ganhou uma peça da artista plástica Alice Sawamura?
A Hikari também foi um dos parceiros e nos ofereceu uma sacola cheia de produtos que eu adoro, difícil foi colocar tudo na mala.
Gentilmente, o Bunkyo, além de oferecer o espaço para o encontro, também nos forneceu vários livros sobre a imigração e cultura japonesa, botons, sacolas ecológicas, café, chá e a educação e amabilidade típica dos japoneses. Arigatou gozaimashita!
Um crepe para adoçar mais o dia!
E para finalizarmos o dia, seguimos para o Hachi Crepe Et Café, uma creperia com várias opções doces e salgadas, seguindo o paladar japonês, acompanhadas de recheios deliciosos, combinações perfeitas para as bebidas da casa.
O nome Hachi foi inspirado na estátua do famoso cachorro Hachiko, que fica na estação de Shibuya, em Tóquio.
O ambiente é bastante agradável e jovem, um local descontraído para passar bons momentos no Bairro da Liberdade.
Faça um pin na foto abaixo e ajude a divulgar este post, obrigada!
E o Japão.br continua…
No dia seguinte fomos visitar a Japan House, o primeiro centro cultural dedicado à cultura nipônica no mundo, um espaço surpreendente que nos recebeu de braços abertos.
Mas isto é assunto para um novo post, onde quero mostrar tudo que vimos e aprendemos, aguarde.
Só tenho a agradecer à Patrícia Takehana do blog Bagagem de Memórias, pela iniciativa, carinho e oportunidade; aos parceiros do encontro, pela generosidade e aos demais colegas blogueiros, pela simpática e agradável convivência.
Foi demais, que venham muitos outros encontros Japão.br, para divulgar a cultura nipônica e São Paulo por outro ângulo, para outros blogueiros de viagem.
Blogs participantes:
- Porto Antico di Genova, Italia - 8 de novembro de 2024
- Hotel Wyndham Foz do Iguaçu - 8 de outubro de 2024
- Bate e volta de Santiago à Viña del Mar - 8 de agosto de 2024
Esse Bairro realmente é muito bonito e importante para os imigrantes…
Show….
Muito obrigada pelo comentário, Rubens, adorei o Liberdade, realmente um bairro muito importante para os orientais e bem interessante, adorei!
Antigamente visitava a Liberdade sempre que ia a SP. Gostava de comprar bonequinha vestida de kimono japonês pra minha filha.
Da próxima viagem visitarei Liberdade.
Que fofo, me convida que volto com você, Lilian, rsrs.
Amo o bairro da Liberdade. Quando ainda morava na minha amada Sampa sempre ia à feirinha nos finais de semana. Adorei ver novamente este pedacinho do Japão em Sampa, parabéns ótimo Post!
Bacio de Roma
Grazie mille, Ana, e eu adorei conhecer o Liberdade, pretendo voltar novamente muitas vezes. Bacio!
O evento foi muito legal! Adorei conhecer todos esses detalhes da cultura japonesa e da gastronomia. E também foi muito bom rever alguns blogueiros e conhecer outros novos. <3
Faço das suas palavras as minhas, Juny, e foi a segunda vez que eu e você nos encontramos. Legal demais!
Lendo seu post até dá saudade!
Adorei participar desse encontro, redescobrir minha cidade e ainda poder conhecer outros blogueiros! 🙂
Já estou com saudades desse encontro também, Tati, que venham outros. Obrigada pela visita. Beijos.
Foi tudo tão bacana! Adorei o convite da Pati, e adorei te conhecer pessoalmente, Gi! Você é pura simpatia! Espero que a gente se reencontre logo! Deu tanta saudade do nosso final de semana nipônico lendo teu post! 😀
Hahahaha, fim de semana nipônico, e foi mesmo e adorei cada minuto. Adorei te conhecer também, que venham outros encontros pra gente se ver de novo.
Beijos.
Que maravilha de passeio em SP e que turma mais linda, adoraria participar de um evento assim qualquer dia. Moro tão pertinho da cidade da garoa e tenho até vergonha de dizer que nunca explorei este bairro.
P.S: o crepe me deixou com água na boca.
Oi, Josi, foi um encontro muito gostoso mesmo, adorei. Não acredito que você morando tão perto ainda não conhece o Bairro da Liberdade, corre lá, menina. rsrs
que encontro maravilhoso, e a vontade de ter participado, como eu gostaria de ter ido, além de produtivo deve ter sido incrível!
Foi realmente um encontro muito especial, Flávia, regado à muita informação sobre a história e cultura japonesa, ótimas companhias e gastronomia deliciosa. Obrigada.
Que passeio mais maravilhoso! Parece que foi muito legal! Quero muito voltar a São Paulo e conhecer melhor essa cidade.
São Paulo tem ótimas surpresas mesmo, Vivi, na próxima oportunidade, dê um pulinho no Liberdade e aproveite tudo que o bairro oriental oferece. Beijos.
Nossa, que legal esse passeio eim, deve ter sido uma experiencia bem legal mesmo conhecer mais a fundo o bairro da liberdade.
Esses doces estão com uma cara ótima, próxima vez que for para a Liba irei lá.
Vá sim, Diego, é de dar água na boca esta doceria, difícil é saber qual destes doces escolher de tão bonitos. Não sabia que o Bairro da Liberdade tinha o apelido de Liba, adorei, hahaha.
eu adoro a cultura japonesa e achei demais esse encontro, gostaria de ter participado, mas estou bem longe! um restaurante que gosto muito na liberdade eh o ~porque sim~, quando você entra já sente que foi teletransportado pro japão aheuaeh
Hahaha, teletransportado pro Japão é ótimo, preciso conhecer este restaurante, vou economizar muita grana com as passagens e hospedagens no Japão. Vou me teletransportar, amei!