Um bate e volta de Bruxelas à Antuérpia foi um dos muitos passeios que fizemos na Bélgica neste formato, e foi uma experiência maravilhosa, confira tudo neste post.
Já saímos do Brasil com a intenção de passarmos um dia inteiro em Antuérpia, na região de Flandres, quando estivéssemos em Bruxelas, na Bélgica.
O motivo principal era conhecermos a terra da avó paterna do meu marido e assim fizemos, no dia do aniversário dele, e tudo conspirou para que fosse perfeito.
Confira outro bate e volta que renderam muitas fotos e alegrias em um destino maravilhoso também, no post da Nívia Guirra, Bate e volta à Modena na Itália.
Nosso bate e volta de Bruxelas à Antuérpia
A estação de trem de Bruxelas é bem central, fica no centro histórico da cidade e de lá partem vários trens ao dia com destino à Antuérpia.
Saímos de Bruxelas por volta de umas 9:00 horas da manhã e em pouco mais de uma hora de trem já estávamos na Antwerpen-Centraal, a principal estação ferroviária da cidade, e muito bem localizada também.
A Antwerpen-Centraal é considerada uma das mais belas estações de trem do mundo, e merece mesmo este título, passamos um bom tempo a fotografando e admirando.
Saindo da estação foi só seguirmos em frente pela grande avenida que leva ao centro histórico, e para nossa surpresa era dia de festa na cidade.
E por falar em bate e volta, confira a dica do blog Vou no Mundo para conhecer uma tradicional cervejaria trapista em Westvleteren: como chegar na cervejaria.
Neste dia havia uma festa com vários moradores da cidade vestidos com roupas tradicionais, com apresentações e tiros de canhões, cheguei a brincar com meu marido de que a festa era pelo aniversário dele.
Assistimos à uma apresentação com bandeiras na Grote Markt e fomos conhecer mais do centro histórico da cidade, o que nos agradou bastante.
Confira neste post o relato deste dia do nosso bate e volta de Bruxelas à Antuérpia: Um dia de festa em Antuérpia
Passamos em frente à Catedral de Notre Dame, com suas duas torres, sendo que uma não foi concluída e permence até hoje inacabada.
A Catedral contém várias obras do famoso pintor barroco Rubens e de outros artistas famosos, e é um dos grandes motivos de atrair tantos visitantes.
O centro histórico possui uma rica arquitetura com influência holandesa e atrações bem interessantes, inclusive um castelo, o Steen, que significa pedra, ou seja, Castelo de Pedra.
O Castelo de Steen fica às margens do Rio Schelde ou Escalda, e é uma das maiores atrações da cidade.
Saímos do castelo e seguimos pela margem do Rio Schelde, existe um pier muito gostoso para passear e que termina em um bar em formato de navio.
Confira as dicas de bate e volta do blog Viajante Móvel no post Cinco diferentes bate e volta de Veneza, está demais.
Percorrer o centro histórico de Antuérpia é se deparar com muitas surpresas como as que encontramos abaixo.
Outra atração super interessante é uma escada rolante toda em madeira que leva ao Túnel de Santa Ana, que liga a região antiga à parte mais moderna da cidade.
A escada rolante de madeira é uma das coisas mais engenhosas e interessantes que já vi na vida, vê-la em funcionamento é muito bizarro, amei.
O túnel pode ser percorrido a pé ou de bicicleta, atravessa sob o Rio Schelde e é muito interessante também, além de bem fresquinho.
O artista Peter Paul Rubens morou e passou grande parte de sua vida em Antuérpia, a cidade reconhece sua grandeza para a arte e preservou sua antiga residência, transformando-a em um importante museu.
Outra figura ilustre da história da cidade é ninguém menos que Napoleão Bonaparte, que residiu no Palácio Real de Antuérpia, e que hoje abriga uma loja de chocolates, um café e espaço para eventos.
Antuérpia oferece muitas tentações para os visitantes, além dos deliciosos chocolates belgas, são muitas lojas de roupas de marcas famosas, elegantes shoppings e muitos diamantes, distribuídos nas inúmeras joalherias da cidade.
A avenida Meir concentra o maior número de lojas que agradam à todos os gostos e bolsos, impossível passar por ali e não sair com alguma sacolinha.
Antuérpia é conhecida como a Capital Mundial dos Diamantes, por ser o maior polo mundial de lapidação das preciosidades.
É o local onde são negociados 80% dos diamantes brutos e 50% dos diamantes lapidados do mundo, o setor movimenta milhões na economia da cidade.
Lugares para comer também não faltam na cidade, optamos por celebrar o aniversário do meu marido com duas deliciosas pizzas na Pizzaria da Giovanni, tomando cervejas belgas e um vinho da casa, aprovadíssimo.
Voltaria com prazer à Antuérpia, uma cidade que nos proporcionou momentos maravilhosos e que conseguimos conhecer bastante em um bate e volta, super recomendo!
Como blogueiro adora um bate e volta, sugiro o post do blog Chicas Lokas viagens – Moeda e Belo Vale em um único dia: dicas para um bate e volta, adorei as dicas.
E também outras sugestões com a Dani Turismo no post 20 Passeios de Bate e Volta no Brasil, não faltam excelentes idéias e opções.
- Onde comprar vinhos em Mendoza - 8 de dezembro de 2024
- Bodega Casa Vigil (El Enemigo), Mendoza - 22 de novembro de 2024
- Porto Antico di Genova, Italia - 8 de novembro de 2024
Que bacana, embora um bate e volta, você conseguiu aproveitar muito. Adorei as dicas e espero conhecer a cidade em breve.
Que bom que gostou, Diego, vá mesmo, vale muito a pena, obrigada.
Eu amei demais a Bélgica! Ficou a Antuérpia, mas agora vi muitos mais motivos para voltar!
São muitos motivos mesmo, Ana Carolina, se puder conhecer, acredito que vá gostar muito também. Obrigada.
Que linda a estação de trem, parece um palácio!
Eu tentei visitar a Antuérpia na minha última vez na Europa, mas fiquei doente quando estava em Amsterdam e resolvi ficar quietinha até a febre melhorar.. kkk.. Doida para conhecer o antigo palácio real e bater perna pelas ruas. Você viu muita venda de anel de brilhante? Disseram-me que é o lugar mais barato.
Olá, Danielle, que pena que não conseguiu incluir em sua visita à Europa, precisa voltar mesmo. Em relação aos diamantes, vi vários e em várias vitrines, mas não vi ninguém comprando, nem olhei preços, porque meu objetivo lá era outro. Mas adoraria ter adquirido um, não seria nada mal, rsrs.
Gisele que viagem dos sonhos!!! Fiquei encantada com a grandiosidade daquele tunel que liga as partes antiga e moderna da cidade… bela matéria, parabéns!
Muito obrigada, Daniela, Antuérpia é uma cidade que guarda muitas surpresas mesmo, como esse túnel super diferente. Um abraço.
Amei conhecer a linda cidade de Antuérpia. Muitas curiosidades em um só lugar. Ótimo post!
Que legal que conheceu, Denise, então sabe bem do que estou falando neste post. Obrigada, volte sempre.
Adorei a dica de bate-volta de Bruxelas para a Antuérpia. Eu não imaginava que fosse tão perto. Só uma horinha de trem, não é? Fiquei com muita vontade de conhecer o castelo. Adoro visitar castelo na Europa. Salvei o post!
Sim, um pouco mais de uma hora de trem de Bruxelas. Muito obrigada, Lulu, tenho certeza de que iria adorar este castelo, é muito bem preservado e bacana demais, também adorei. Grande beijo.
Oi, Gisele, que bate e volta legal, pois além de conhecer uma cidade gracinha ainda comemoraram o niver do maridão na terra dos antepassados. Fotos lindas ! Que estação de trem mais fotogênica !!!!! ótima dica pra uma volta a Bruxelas. beijocas
Oi, Lilian, que bom que gostou, amiga, precisa mesmo voltar à Bruxelas e fazer este passeio, tenho certeza de que iria amar também. Beijos.
Vocês conseguiram fazer bastante coisa nesse seu bate e volta! Ainda não conheço mas fiquei com vontade e já coloquei na listinha .
Olá, Sil, tudo bem? Sim, conseguimos fazer muita coisa na cidade, até me surpreendi, anote mesmo, vale a pena conhecer Antuérpia.
Me senti a maior ignorante do mundo! Nunca tinha ouvido falar em Antuérpia e ela tem tanto a oferecer! Gostei de tudo, vinhos, chocolates, diamantes 🙂
kkkk, Nívia, você é uma graça, não tem nada de ignorante, é porque Antuérpia não é tão famosa como as outras cidades próximas de Bruxelas, como Bruges, Liege e Gent. Mas é um super destino, adorei!
Adorei saber como Antuérpia é linda, ainda não fomos à Bélgica mas tínhamos em mente Bruxelas e Bruges, agora com certeza Antuérpia entrou em nosso roteiro e vi que um bate e volta é uma ótima opção para conhecer a cidade.
Sim, Cynara, é uma ótima opção mesmo, e vale muito a pena. Tenho certeza de que irão gostar muito, é uma cidade muito interessante e fácil de visitar partindo de Bruxelas.
Adorei conhecer Antuérpia. Na época, cheguei a dormir uma noite na cidade, mas o fato é que se conseguir pegar um dia lindo como o que pegou, e devido a boa malha ferroviária da Bélgica, cabe muito bem num bate e volta!
Isso mesmo, Emília, cabe sim, mas adoraria ter dormido um dia na cidade, seria maravilhoso, rsrs.
Pingback: 12 cidades para um bate e volta de São Paulo - Uma Viagem Diferente