Hoje o Destinos por onde andei… participa de uma Blogagem Coletiva (#minhacidade) com outros blogueiros amigos e mostraremos as melhores atrações das cidades onde vivemos. São locais escolhidos a dedo para que você possa também escolher entre as melhores opções de lazer e entretenimento, quando estiver em algum destes destinos.
Belo Horizonte atrações
O blog conta um pouco sobre Belo Horizonte, a nossa querida BH, em 10 atrações, mas lembrando que ela não é só isto. Mas para conhecer tudo, tem que vir para cá. Então venha, BH te espera de braços abertos.
1– Lagoa da Pampulha
A apresentação torna-se desnecessária, já que este cartão postal de BH possui, além dela, atrações que seduzem qualquer turista. Nas suas margens, Oscar Niemeyer criou e construiu algumas de suas mais importantes obras arquitetônicas, que colocam Minas na vitrine do mundo.
Local de paz,
relaxamento
e beleza
Em seus 18 km de extensão estão algumas das jóias de Minas, tais como a Casa do Baile e a Igreja de São Francisco de Assis, orgulhos de todos os mineiros.
Painel azul de Paulo Werneck
e altar de Cândido Portinari
A religiosidade mineira às margens da lagoa
que encanta a todos que a visitam
2- Praça da Liberdade
Esta grande praça é um local muito apreciado pelos belorizontinos e visitantes da cidade, porque transmite muita paz, em um ambiente com muitas árvores, flores e fontes.
Uma das grandes atrações é o Edifício Niemeyer,
famosa obra do grande arquiteto, que com suas ondas dão uma leveza ao cenário,
e fontes
Está localizada em frente ao Palácio da Liberdade, sede do Governo de Minas Gerais, onde uma alameda de palmeiras imperiais cria o cenário perfeito para fotos e vídeos que registram cenas do cotidiano das pessoas que ali passam horas muito relaxantes.
A linda alameda de palmeiras imperiais
e o majestoso Palácio da Liberdade
Os visitantes se encantam com a beleza
e do antigo coreto
em uma atmosfera aconchegante em plena capital mineira
A praça é uma das atrações do Circuito Cultural Praça da Liberdade e somada aos preservados prédios públicos, que hoje abrigam espaços culturais, resultam no maior conjunto integrado de cultura do Brasil, motivo de orgulho de nós mineiros.
Local de eventos culturais para a população
e cheios de ipês maravilhosos
Quer saber como a Praça da Liberdade fica tradicionalmente iluminada para o Natal? Veja
neste post.
Vale a visita, um lugar de encher os olhos e passar momentos de descontração e tranquilidade.
3– CCBB – Centro Cultural Banco do Brasil
O CCBB BH é um espaço que promove atividades culturais nas áreas de música, artes plásticas, artes cênicas e programas educativos voltados para a população.
Instalado em um dos lindos edifícios da Praça da Liberdade, faz parte do Circuito Cultural Praça da Liberdade.
O prédio chama a atenção pela beleza, tanto no exterior
quanto no interior
com lustres originais e escadarias de mármore
Um grande pátio interno é local de descanso
e relaxamento, com ótimas cafeterias e restaurantes
Exposições temporárias atraem milhares de visitantes, que têm a oportunidade de conhecer os trabalhos de inúmeros artistas importantes.
As telas preenchem as paredes,
colorindo as galerias,
com obras famosas, como esta de Andy Warhol e Jean-Michel Basquiat, que vale milhões de dólares
Um dos passeios culturais mais interessantes na cidade e que se renova a cada dia. Quer conhecer mais, acesse este post aqui.
4- Museu Histórico Abílio Barreto
Um dos museus mais importantes de Belo Horizonte e Minas Gerais, onde o passado e o presente se encontram em grande comunhão. Um prédio novo dividindo o mesmo espaço com a fazendinha antiga e graciosa, palco de tantas histórias da capital.
A antiga fazenda
e o prédio moderno do museu
As duas edificações são utilizadas para as exibições temporárias e do acervo do museu e podem ser visitadas em um mesmo dia, já que além de estarem no mesmo terreno, possuem espaços não muito grandes, o que facilita para conhecer todas as exposições.
Arquitetura moderna
e colonial, contando as histórias de várias gerações
e exibindo raridades, como este bondinho maravilhoso
e esta velha locomotiva.
Não perca a visita a este encantador museu e conheça um pouco da história de Minas contada do ponto de vista de seu povo e de suas tradições.
Querendo conhecer um pouco mais sobre o museu, leia
este post.
5- Mirante do Mangabeiras
Um dos locais mais bonitos e visitados de Belo Horizonte, onde a cidade se perde no horizonte e surpreende a todos os visitantes.
Recentemente reformado e muito bem patrulhado, oferece um passeio muito agradável, com uma vista linda da capital mineira e de suas montanhas.
A vista é sensacional
e no pôr-do-sol fica ainda mais bonita
O Mirante atrai crianças, jovens e idosos que buscam além da linda vista, momentos de paz e relaxamento, em um ambiente tranquilo e seguro.
Policiais patrulham o local
que contagia a todos com tanta beleza.
Entrada do Mirante que funciona diariamente
Acesse esse
post e conheça mais dessa importante atração de Belo Horizonte.
6- Mineirão
O Estádio Governador Magalhães Pinto é o quinto maior estádio do Brasil, foi construído em 1965 e sedia importantes campeonatos, além de jogos regionais e shows grandiosos.
Ele se destaca no horizonte
e está localizado na região da Lagoa da Pampulha
O estádio foi completamente renovado para a Copa do Mundo de 2014
Infelizmente, este estádio, conhecido como Mineirão, teve sua história marcada negativamente, devido ter sido palco do fatídico jogo da Copa do Mundo de 2014, quando o Brasil perdeu de 7 x 1 para a Alemanha.
Mas embora, a Alemanha tivesse merecido vencer, para nós brasileiros, é um dia para esquecer. Vamos passar logo para a próxima atração e mudar o rumo da prosa, rsrs.
7- Mercado Central
O Mercado Central da Capital Mineira está entre os 10 melhores mercados do Mundo, ficando em terceiro lugar, perdendo somente para o Mercat de la Boqueria de Barcelona e do Borough Market, de Londres, conforme matéria da revista de bordo da Tam Linhas Aéreas, de Janeiro/2016.
Uma das entradas do mercado
onde podemos encontrar pimentas,
queijos variados,
doces diversos,
frutas tradicionais e exóticas
deliciosas
E é um lugar onde você sempre é recebido com um sorriso, como aconteceu comigo em algumas barracas que visitei. Trabalhadores que sabem atender bem e distribuem muita gentileza aos clientes.
Como por exemplo, o Rogério, o Diego
e a Rose, da Barraca do Adriano, que vendem verduras frescas e outros produtos.
É um mercado popular completo, onde se encontra de tudo e com muita variedade. Um ambiente descontraído, onde as pessoas vão para fazer compras, passear, almoçar e tomar aquela cervejinha gelada com os amigos, acompanhada do famoso fígado com jiló, uma das iguarias encontradas nos vários bares do estabelecimento.
Os clientes são servidos em pé mesmo, nos vários balcões e a prosa corre solta
Artesanato,
chapéus e
chitas coloridas enfeitam os corredores
deste mercado que faz parte do cotidiano dos belorizontinos
O Mercado Central está localizado na Avenida Augusto de Lima, 744, Centro e possui estacionamento, uma capela e acesso para cadeirantes. Um local muito legal para conhecer em BH.
8- Praça do Papa
A Praça Israel Pinheiro, mais conhecida como Praça do Papa é uma das mais famosas e importantes da capital mineira e foi construída para receber o Papa João Paulo II em uma visita que fez à cidade em 1980, onde celebrou uma grande missa para centenas de fiéis. No momento que visualizou a bonita vista, o Papa disse a célebre frase: – Que belo horizonte!, levando as pessoas a se emocionarem.
Um local de muita paz e tranquilidade
de onde se avista a cidade
e a Serra do Curral
Uma grande escultura em aço, simboliza a união da fé e da benção, unidas pela paz celestial, segundo o próprio escultor Ricardo Carvão Levy.
Parece que vai atingir o céu
e se impõe diante da grandeza da Serra do Curral
Uma grande cruz, também em aço, registra que ali é um local de comunhão e religiosidade, que é respeitado por todos que o frequentam.
A cruz que fica ao lado da escultura
O local é frequentado por jovens, crianças e adultos que usam o gramado para descansar e praticar esportes ou simplesmente confraternizar com os amigos. Nos finais de semana o movimento é bem maior, embora seja muito frequentado também durante a semana.
O gramado é bem cuidado
e os brinquedos de madeira atraem a criançada
Um local bonito
onde o céu é o centro das atenções
Mais um dos locais imperdíveis em BH e que vale a visita, principalmente ao entardecer, de onde se pode avistar um lindo por-do-sol.
9- Restaurante Topo do Mundo
Este restaurante fica bem próximo de BH, somente 34 km de distância e tem um grande atrativo que é a linda vista das montanhas de Minas. É famoso exatamente pelo visual que proporciona e por ser um local de prática de vôos de parapente, que já tem muitos praticantes na região.
Entrada do restaurante
e a vista maravilhosa
que atrai muitos admiradores
Vista para a Lagoa dos Ingleses
Os visitantes podem fazer voos panorâmicos com instrutores que decolam dos 1.500 metros do alto da Serra da Moeda, onde o restaurante e a rampa estão situados.
Local dos voos de parapente
Instrutores da Sky Driver, a escola de vôos instalada no local
Considero ótimo programa para um sábado ou domingo com a família, em ambiente acolhedor e contato com a natureza. Os jovens adoram assistir os parapentes decolando e planando ao vento até a aterrisagem suave, enquanto seus pais curtem uma bebidinha, delícias do cardápio e a vista do restaurante.
Diversas flores enfeitam a Serra da Moeda
Fachada do restaurante
F. (31) 3575-5545/98771-2884
10- Feira de Artesanato de Belo Horizonte
A feira de artesanato, antiga Feira Hippie, é um evento que acontece todo domingo em BH e que atrai milhares de pessoas que vão em busca de um presente, um artigo pessoal, diversão ou uma comidinha típica e diferente.
Todo habitante de BH já foi pelo menos uma vez na vida à Feira de Artesanato e ela atrai também muitos visitantes do interior de Minas e de outros estados brasileiros, além dos turistas estrangeiros, claro, que ficam maravilhados com tanta atração diferente em um único lugar.
Onde você encontra o delicioso Acarajé com uma cerveja bem gelada
Foto da página da Feira Facebook
A enorme variedade de produtos é o cartão de visitas da feira e se encontram expostos nas barracas que ficam bem próximas umas das outras, devido à grande quantidade de expositores.
A feira também é o ganha-pão de um grande número de pessoas que lá trabalham e oferecem seus produtos por longos anos.
Artesanato vendido em uma das barracas.
E aí, já conhece BH? Ainda não? Então venha nos visitar e conhecer estes pontos turísticos que encantam a todos na cidade.
Veja o que os outros blogueiros prepararam prá gente:
–
Casal Califórnia – O blog Casal Califórnia, que adotou San Francisco como seu novo lar, traz 10 dicas de museus para todos os gostos, bolsos e idades!
–
O melhor mês do ano – O blog O Melhor Mês do Ano, que é da ZL paulistana (sem preconceitos, viu) traz 9 atrações imperdíveis no centro de São Paulo.
–
Fourtrip – O blog Fourtrip te prova que é possível conhecer 10 famosos pontos turísticos do Rio de janeiro, sem gastar nada!
–
Viagem de fuga – Você sabia que as 6 melhores sorveterias de São Paulo estão concentradas em único bairro? Vem se refrescar com a gente!
–
Atravessar Fronteiras – Brasília não é só o que você vê na TV. Somos uma cidade pulsante e aqui você vai conhecer programas fora do cartão postal.
–
Família Viagem – São Paulo é o paraíso da gastronomia e sair para comer é um dos grandes baratos da cidade. Veja alguns lugares que você precisa conhecer.
–
A Li na Alemanha – Aachen na Alemanha, é uma cidade desconhecida para os turistas, mas com muita história para contar. Veja algumas atrações da cidade.
–
Vou pra Roma – O Blog VoupraRoma escolheu as 10 atrações que você não pode deixar de ver em Roma.
–
Viajando por Aí – Saia do circuito turistico e conheça o Rio de outra maneira: 5 passeios diferentes no Rio de Janeiro!
–
#KariDesbrava – Veja 10 dicas incríveis de lugares para desbravar no Rio de Janeiro!
–
Colecionando Ímãs – Palácio do Planalto? Procuradoria Geral da República? Itamaraty? As atrações de Brasília que você precisa conhecer para saber do que o William Bonner tá falando!
–
Janela para o Mundo – 10 pontos turísticos bem interessantes de se conhecer no Rio de Janeiro. Alguns são mais famosos, outros são bem menos comuns nas listas das atrações do Rio e nem sempre conhecidos por muitos cariocas.
–
Me deixa ser turista – Que tal aproveitar um domingo de avenida Paulista aberta para os pedestres não só para pedalar e bater perna, mas também para curtir o que tem de mais legal por ali?
–
Turista Fulltime – A maioria dos brasileiros, quando visita a “Terra dos Tamancos”, tem Amsterdã como destino principal. Se sobra algum tempo, vai visitar alguma outra cidade tipicamente holandesa. Uma pena: deixa de conhecer Haia, um centro cultural, político e econômico surpreendente!
–
A Casa na Mala – Aqui estão 8 motivos que fazem valer a pena conhecer Oviedo, cidade espanhola que, segundo o diretor de cinema Woody Allen, parece saída de um conto de fadas!
–
Ligado em Viagem – Nós listamos 5 atrações turísticas em Karlsruhe (e Ettlingen) na Alemanha, que devem ser incluídas em qualquer roteiro de visita a esta cidade do sudoeste do estado de Baden-Württemberg.
–
Passeiorama – Dica bem legal para quem mora ou apenas está de passagem por São Paulo! Separamos os 9 parques que mais gostamos na cidade, um pouco de natureza no meio da selva de pedra!
Amo viagens, fotografia e gastronomia, posto tudo aqui no blog com o objetivo de informar, registrar e compartilhar lugares e momentos maravilhosos com as pessoas que também curtem estes hobbies.
Relacionado
Fui em BH faz pouco tempo e adorei 🙂 mas faltaram coisas dessa listona aí! Tenho desculpas pra voltar!
Que bom que tem motivos para voltar, não se esqueça de me procurar, Camila. Bjs e o obrigada.
Fui em BH faz pouco tempo e adorei 🙂 mas faltaram coisas dessa listona aí! Tenho desculpas pra voltar!
Que bom que tem motivos para voltar, não se esqueça de me procurar, Camila. Bjs e o obrigada.
Gisele, fui em BH faz uns 20 anos, batei uma certa nostalgia. Pretendo voltar e conhecer o mirante, achei lindo.
O Mirante é um dos locais mais bonitos de BH realmente, Alexandra. Obrigada e beijos.
Adorei as dicas Gi! Quanta coisa bacana em BH pra fazer! Adorei o restaurante topo do mundo!! A comida deve ser do outro mundo!! A vista é espetacular! Bjs e parabens pelo post!
O Topo do Mundo é um lugar sensacional mesmo, vale a visita. Bjs, obrigada.
O lado lindo de um post, mais do que conhecer (ou rever e matar a saudade) a beleza do lugar, é conseguir enxergar a alma do viajante e do contador de histórias… Gisele, que texto e fotos lindos, que mostraram a delicadeza de sua alma de poeta e a ternura de sua personalidade. Não lhe conheço pessoalmente, mas sei que os posts dizem muito sobre a pessoa…e já gosto de você como se lhe conhecesse há um tempão. Isso é muita mineirice sua!!! rsrs Seu post me fez reviver momentos lindos de uma viagem que fiz para reencontrar uma das minhas melhores amigas de infância e adolescência. Deu muito saudade! Fiquei cheia de vontade de percorrer, novamente, a praça do Papa, o bairro das Mangabeiras…de ter dois dedinhos de prosa sentada no banquinho da praça, de comer pão de queijo com cafezim… ô trem bão!
Muito obrigada pelas suas palavras tão gentis, Regina, me deixou emocionada com tanta generosidade da sua parte. Muito feliz mesmo com seu comentário e também já gosto de você como se te conhecesse. Um grande beijo no coração.
Grande matéria, Gisele! Gostei demais! Vi uns lugares antigos que valem a pena serem revisitados e uns novos que não conheço! Uma sugestão: por que não mostrar a arte existente em outra igrejas de BH? Geralmente, mostram muito a da Igreja de São Francisco, na Pampulha mas, lembro, por exemplo, de um mural fantástico atrás do altar da Igreja do Colégio Santo Antônio! Realmente, nossa cidade tem muito o que mostrar! Um abraço!
Muito obrigada pelas palavras carinhosas, Fiúza e adorei a sugestão sobre as artes das igrejas de BH. Quem sabe não vai virar outro post? Ótima idéia mesmo, um grande abraço, querido.
Gi, eu sabia que BH era linda, mas depois das suas fotos e relatos, ela parece mais bonita ainda! Muito bacana! beijos.
Muito obrigada, Melissa, que bom que gostou de nossa cidade, venha nos visitar então. Beijos.
Adorei o post! Que vergonha, nunca visitei BH! Esta listinha está ótima!
Abraços
Que vergonha mesmo, rsrs, tem que vir nos visitar, Ana Lúcia. Beijos.
Fui para BH recentemente e adorei! Depois de ver esse post já tenho motivos para voltar 🙂
Obrigada, Patrícia, que bom que gostou, venha mesmo. Bjs.
Gostei das dicas. Vou até favoritar o texto para lembrar de visitar todas essas atrações quando for para Belo Horizonte!
Que orgulho então, muito obrigada, Kari. Beijos.
Gi ainda nao conheco BH, mas depois desse post estou morrendo de vontade!! Adorei!!
Bjooo
Muito obrigada, precisa conhecer nossa terra. Venha mesmo!
Cada vez que leio post seu de BH me dá uma vontade enorme de ir correndo praí! Quanta saudade da minha (nossa) Bh! Bj
Que bom, Lidiane, fico feliz que goste dos meus posts de BH e que te façam relembrar um pouco da sua terra. Beijo e obrigada.
Fui em BH uns 3 anos atrás, mas preciso voltar para ir nesse Mirante!! Adorei!!
Muito obrigada, não deixe de vir mesmo e conhecer o Mirante do Mangabeiras, vale muito a pena. Beijo.
Que saudades da época que eu "morei" em BH! Saudades das minhas comprinhas de gulodices no Mercado Central e de bater pernas na Feira de Artesanato. Caminhar pela Pampulha e pelas ruas da Savassi!!
Adorei o post! Me trouxe tantas recordações boas!
Que ótimo que te trouxe boas lembranças, Simone. Muito obrigada, beijo.
Fui uma única vez para BH e quis tanto ir para a serra do curral, mas fizeram o maior terrorismo quando citaram a estrada e fiquei com medinho. Agora me arrependo tanto!!
Mas é muito fácil de visitar, Talita, não é assim como as pessoas te falaram não. Beijo e obrigada.
Preciso – e quero muito – conhecer BH! Não dispenso um mercadinho e que vista é essa desse mirante, gente? Que paixão! Adorei! Beijos
Muito obrigada, Julia, venha conhecer BH, vai adorar. Beijo e obrigada.
Eu nunca fui a BH, mas morro de vontade de conhecer! Também adoro o CCBB de São Paulo. Bjs!
Tem que conhecer então, Guaciara, não vai se arrepender. Obrigada e beijo.
Pingback: 10 lugares legais para comer em São Paulo | Família Viagem
Pingback: Festival de Risotos no Othon Palace Belo Horizonte | Destinos Por Onde Andei...
Que post massa velho, além de aprender e entender sobre o assunto dá vontade de virar o site inteiro vendo o que mais tem de interessante!!!
Que bom que gostou, Brenno, seja muito bem vindo aqui, pode revirar o site à vontade, fico feliz, rsrs. Um abraço.