A Igreja de São Francisco de Assis é uma das mais belas obras do importante e reconhecido arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer.
Belo Horizonte é repleta de obras de Oscar Niemeyer e nós mineiros adoramos isto. Valorizamos cada uma como se fosse um presente do arquiteto para nós, inclusive estudei em um colégio projetado por ele, o Estadual Central, e eu e meus colegas sentíamos o maior orgulho disto.
O Colégio Estadual Central, tradicional escola pública de Belo Horizonte, tinha elementos da educação no seu projeto arquitetônico, tais como, giz, régua, mata borrão, dentre outros escolhidos pelo arquiteto, é muito interessante.
Na Pampulha, suas obras enfeitam e valorizam a orla da lagoa, fazendo com que se torne um local turístico muito visitado também pelos mineiros, o Conjunto Arquitetônico da Pampulha.
Igreja de São Francisco de Assis na Pampulha
O arquiteto convidou artistas importantes para fazerem parte do projeto da Igreja de São Francisco de Assis, valorizando mais esta obra que era considerada a preferida de Niemeyer. São eles: Cândido Portinari, Burle Marx, Alfredo Ceschiatti e Paulo Werneck.
O projeto de Niemeyer para a chamada “Igrejinha da Pampulha” foi revolucionário para a época, quando até então predominavam as igrejas construídas tradicionalmente em estilo colonial e nunca de forma tão inovadora.
Neste trabalho, Niemeyer ousou moldar o concreto armado em curvas, remetendo às montanhas de Minas.
Burle Marx foi o responsável pelo projeto paisagístico que se integra ao cenário maravilhoso da Lagoa da Pampulha, criando jardins e gramados ao redor da igrejinha.
e quem conhece não esquece jamais!!!
Últimos posts por Gisele Prosdocimi (exibir todos)
- Plaza de Bolívar, em Bogotá, Colômbia - 8 de março de 2025
- Castelo Brown, em Portofino, Ligúria, Itália - 8 de fevereiro de 2025
- Gênova a Portofino de trem, Itália - 30 de janeiro de 2025