Bruges é uma cidade belga encantadora, medieval e famosa por sua beleza e história, porém o que muitos não sabem, é que ela guarda uma cápsula que contém supostamente o Sangue Sagrado de Jesus.
Bruges fica pouco mais de uma hora de trem da capital Bruxelas, é um passeio obrigatório e que dá para se fazer em um dia. Foi o que fizemos e conseguimos ver muita coisa na cidade que é conhecida como a Capital da Província de Flandres.
Mas o que eu não gostaria de deixar de visitar mesmo era a Basílica do Sangue Sagrado ou Basilica of the Holy Blood, justamente por não ser muito conhecida, ser cercada por uma história mística e ser o local onde se encontra a relíquia.
A Basília remonta ao Século 12 e não tem aspecto exterior de igreja como tradicionalmente conhecemos, mas se parece com um prédio como muitos outros em Bruges.
Mas quando entramos na Basílica, os ambientes se abrem e mostram a beleza e cuidado com os detalhes, além de uma rotina de apresentação da relíquia e missas que seguem um cronograma rígido.
No andar de baixo, uma capela dedicada à S. Basílio de Cesareia nos recebe, erguida entre colunas e com uma simplicidade que impressiona e encanta.
É ela que suporta a capela superior e foi construída em estilo românico, sua iluminação exibe os detalhes da arquitetura simples, mas impressionante.
Subindo as escadas chegamos ao local onde são realizadas as missas de sextas às quartas-feiras, 11:00 h e exposta a cápsula todas as sextas-feiras, às 10h e 15h.
Demos muita sorte de termos visitado a cidade em uma sexta-feira e após o passeio de barco pelos canais, chegamos à Basílica por volta de 14:30h, a tempo de entrar na fila para vermos a relíquia.
Achei emocionante estar de frente à relíquia, fazer uma oração pela minha família e agradecer à Deus por tudo na minha vida. No final, a senhora que fica no altar me entregou um livreto com uma oração em vários idiomas, tenho guardado comigo como recordação daquela visita.
Em seguida continuei conhecendo mais da Basílica e registrando todos os detalhes dessa belíssima igreja.
A história conta que o Conde de Flandres retornou da Segunda Cruzada com o objeto, uma cápsula de vidro com o sangue sagrado de Jesus e que pertencia à uma série de relíquias relacionadas com o sofrimento de Jesus Cristo.
O pedaço de tecido teria sido utilizado por José de Arimateia para limpar o corpo de Jesus quando foi retirado da cruz.
A fé é que atrai tantos visitantes à esta Basílica, além dos ambientes lindamente decorados. Fiquei impressionada com o que vi e recomendo à todos que puderem visitar Bruges que não deixem de conhecê-la, pois vale muita a pena.
Bodega Casa Vigil (El Enemigo) é uma vinícola renomada localizada no coração de Mendoza, Argentina,…
Porto Antico di Genova (Porto Antigo de Gênova) é uma área portuária linda, histórica e…
Ficamos hospedados no Hotel Wyndham Foz do Iguaçu, e considero que foi uma excelente escolha…
Fizemos um bate e volta de Santiago à Viña del Mar, que considero um dos…
O Museu da Memória e dos Direitos Humanos, localizado em Santiago, Chile, é uma instituição…
Altar da Igreja Matriz de Santo Antônio Em uma viagem à Catas Altas, cidade próxima…
View Comments
Gisele.... impressionante o nível de detalhe de sua postagem... texto e fotos.... e a dica fundamental foi falar que SOMENTE AS SEXTAS-FEIRAS é que a sagrada cápsula está exposta pois indo outro dia não veríamos esta relíquia... parabéns pelo seu post .... como sempre você com seu blog sendo fundamental para um bom planejamento de viagens turísticas...!
Muito obrigada, Enierverson, adorei o elogio, ainda mais vindo de você, excelente fotógrafo. Espero que você não deixe Bruges de fora da sua viagem à Europa com sua esposa, porque vão adorar. Um grande abraço.
Gisele muito bacana, sempre bom ver novidades e curiosidades de outros povos.
Continue assim..parabéns
Rubens
Muito obrigada, Rubens, é sempre um prazer receber sua visita. Um abraço.
Lindo, Gi, adoro igrejas e cia, acho tão lindas! Meus pais conhecem Bruges, voltaram encantados (e minha mãe doida pelos chocolates haha!).
Ah, é verdade, ainda tem os chocolates deliciosos que valem muito a pena experimentar em Bruges.
Adorei as curiosidades!!! Não sou muito de igrejas, mas quando estou viajando adoro conhece-las, acredita?
Acredito, eu também adoro visitar e conhecer as igrejas dos destinos onde vou e tenho tido agradáveis surpresas.
Essa igreja é linda mesmo. Só conheci por fora, mas vendo suas fotos, vejo que deveria ter entrado! Quem sabe numa próxima visita a Bruges! :)
Que pena que não entrou, então na próxima entre e conheça esta maravilha, Marianne.
Nem parece uma igreja! =o
Mas é super linda e acho que deve valer a pena a visita. Além do que, Bruges parece ser uma graça de cidade!
Realmente por fora não parece uma igreja mesmo, Camila, e Bruges é linda demais.
Bruges parece ser uma cidade linda, amamos cidades medievais. Infelizmente não a conhecemos, mas com certeza está na nossa Wish List. Gostei muito do post, super detalhado e com fotos linda. Parabéns :)
Abraços, Cristina e Renato.
Muito obrigada, Cristina e Renato, não deixem mesmo de conhecer Bruges e visitar esta igreja linda.
Bruges certamente está na minha wish list. Obrigada pelo relato
Eu que agradeço à você pela visita, volte sempre, Adriana.
Quando fui para Bruges em 2011 essa e outras tantas igrejas estavam fechadas 😢 já tinha lido a respeito do sangue de Jesus nessa igreja, mas não tinha ideia do quão linda ela é. E nem parece que é tão grande assim hehe.
Que pena, Naiara, então você tem ótimos motivos para voltar à Bruges. Beijos.
Mais uma dica anotada para nossa futura presença na Europa. Seu blog já faz parte de nossa estante virtual de guias. obg
Ai que elogio maravilhoso, Carlos Roberto e Gleidys, muito obrigada. Fico lisonjeada com o carinho de vocês. Estou aguardando a viagem de vocês para a Europa para curtir demais as fotos. Beijos.