Tomei conhecimento do Centro Cultural Coreano no Brasil em uma viagem de fim de semana à São Paulo, foi uma sugestão da recepcionista do hotel onde ficamos hospedados, e foi uma das atrações que mais gostei de visitar na cidade.
O Transamérica Executive Paulista foi uma escolha acertada para nossa hospedagem, devido à ótima localização, a apenas um quarteirão da Avenida Paulista, atendimento excelente de toda equipe e conforto das acomodações, fica a dica.
Após nosso checkin, meu marido, nosso filho e um amigo seguiram para o Circuito de Interlagos para assistirem ao treino de Fórmula 1, motivo principal da nossa ida à São Paulo, e eu parti para conhecer atrações que ainda não conhecia na cidade.
O Centro Cultural Coreano no Brasil está localizado a poucos quarteirões do hotel, na Avenida Paulista, 460, no Hall do Edifício Pedro Biagi, no bairro Bela Vista.
Na chegada, somos recebidos pelo Greetingman, uma obra de arte do Sr. Yoo Young Hoo, um monumento que simboliza a paz e harmonia entre as pessoas, e é a sexta obra instalada no exterior.
Dei sorte de chegar antes do horário do almoço quando o local é fechado para visitação, e como já havia entrado, pude prosseguir com minha visita sem problema.
Os horários de funcionamento são: segunda a sexta de 10:00 – 19:00h (fechado para almoço de 12:30m às 13:30m), sábados de 12:00 – 18:00h, fechado aos domingos.
Já na entrada, me encantei com as lanternas coloridas de tecido na recepção, uma composição delicada e decorativa, com o bom gosto tradicional do povo coreano.
Em frente fica o balcão de atendimento, onde o visitante apresenta um documento de identidade e pode entrar gratuitamente para conhecer o espaço.
Tratei logo de registrar minha visita e publiquei em nossas páginas no Instagram e Facebook, fica aqui o convite para nos visitar e nos seguir lá também para mais dicas de nossas experiências de viagens.
O Centro Cultural Coreano no Brasil apresenta exposições temporárias sobre a cultura e as tradições do povo sul-coreano, e em minha visita encontrei uma exposição de vestimentas tradicionais, o que me agradou bastante.
O objetivo da exposição, segundo o Centro Cultural Coreano no Brasil, é fazer com que o público compreenda melhor a cultura da Coreia do Sul por meio da moda, apresentando diversos modelos de vestimenta, desde as utilizadas em situações cotidianas até em eventos formais, como cerimônias de casamentos.
Após passar pela porta de entrada, uma pequena exposição com objetos de uso cotidiano dos coreanos chama a atenção.
São pequenos itens com diversas funções, desde instrumentos domésticos, adornos pessoais e objetos decorativos, além de tecidos com diversas finalidades.
Logo na entrada, trajes de casamento ricamente decorados estavam expostos em manequins formando um casal e em painéis pendurados nas paredes do salão.
O que me chamou muito a atenção foram os elaborados bordados que decoravam todas as roupas expostas, um trabalho delicado e colorido, coisa de artista mesmo.
As roupas infantis, chamadas de saekdong, também eram ricas em detalhes, principalmente enfeitadas com cores que remetem ao arco-íris, que por sua vez evoca pensamentos de sonhos puros das crianças.
Os dolboks são trajes infantis que os bebês vestiam em seu primeiro aniversário, representando os desejos para uma vida longa.
Ele variava de acordo com as circunstâncias econômicas de cada família. No geral, entretanto, era uma roupa completa e colorida, com chapéu e sapatos, com modelos femininos e masculinos.
Uma outra parte da exposição apresentava roupas do cotidiano dos adultos, com vestimentas para homens e mulheres distintamente, algumas com cores neutras e outras com cores fortes.
Um painel em telas de Led apresentavam danças típicas, com dançarinas com roupas e leques super coloridos, em um espetáculo de leveza, equilíbrio e cores.
Outro espaço cultural que recomendo é o Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil, localizado no Bairro da Liberdade, vale a pena incluir esta atração.
O Centro Cultural Coreano no Brasil também oferece diversas atividades ao público interessado, tais como aulas de gastronomia coreana, de aprendizado da língua coreana, aulas de Taekwondo, K-Pop Academy, entre outras.
Uma escada leva para o segundo andar onde o visitante encontra uma ótima biblioteca com diversos livros, periódicos e materiais multimídia, em coreano, português e inglês, onde é possível realizar empréstimos gratuitamente somente com um cadastro de usuário.
Por toda a biblioteca, vários objetos coreanos estão expostos entre os livros, mais uma oportunidade do visitante ter contato com o universo dos nativos da Coreia do Sul.
Conhecer esta atração em São Paulo foi uma grata surpresa, porque sou apaixonada por outros países e culturas.
E ter esta oportunidade de ver de perto parte da cultura e tradições do povo coreano me fez ter ainda mais certeza de que a capital paulistana é uma grande torre de Babel, onde a possibilidade de intercâmbio entre os povos é possível, rica e muito prazerosa.
Confira mais dicas de cultura e tradições em outros destinos indicados por blogs amigos:
Descobrir Viajando – As artes, festas e tradições dos Açores
6 Viajantes – Atrações Gratuitas no Natal Luz de Gramado
Viaje com Norma – Festas em Salvador Ba – Imperdível
- Porto Antico di Genova, Italia - 8 de novembro de 2024
- Hotel Wyndham Foz do Iguaçu - 8 de outubro de 2024
- Bate e volta de Santiago à Viña del Mar - 8 de agosto de 2024
Que legal. Eu adoro visitar novas atrações em São Paulo e nunca tinha ouvido falar do Centro Cultural Coreano, na próxima vez farei questão de visitar. Obrigada pela dica e informações.
Vá conhecer sim, Norma, vale muito a pena, depois me conte se gostou também. Obrigada à você!
Fiquei encantada comm o Centro Cultural Coreano no Brasil, parece encantador. Além do mais é sempre bom quando chega a nós um pouco da cultural de outros povos.
Também fiquei encantada com a delicadeza do vestuário e objetos, muito bom ter conhecido este espaço em São Paulo, Patrícia. Obrigada!