Florença

De ROMA para FLORENÇA – Viajando de trem na Itália

Chegou o dia de partirmos de Roma e seguirmos viagem, desta vez para Florença ou Firenze, como dizem os italianos.

Viajando de trem na Itália

Minha expectativa era enorme, porque sempre quis conhecer a cidade onde viveu Dante Alighieri, Leonardo da Vinci, Michelangelo, Maquiavel, Brunelleschi, Américo Vespúcio, Botticelli, Donatello… a lista de figuras ilustres é grande, além de ser considerada uma das mais belas cidades do mundo.

Um transporte muito confortável

Fui lá conferir e o meio de transporte escolhido foi o trem de alta velocidade, que saiu da estação Roma Termini e chegou à estação Santa Maria Novella, em Florença.
É sobre esta viagem que vou contar aqui, mais uma experiência maravilhosa antes de chegarmos à Capital da Toscana.
Não é lindo?

O trem é bem iluminado

Mesas dobráveis com tomadas para computadores e celulares

Este trem atinge a velocidade de 300 km por hora e o trajeto durou aproximadamente uma hora e meia, sendo possível até fazer um bate-e-volta de Roma, mas não dormir pelo menos dois dias em Florença e se perder pela cidade, é um pecado.
A lanchonete é muito simpática

e o cafezinho torna a viagem muito mais agradável

Poltronas confortáveis

e mesas caprichadas no restaurante

Confira as dicas da Klecia, do blog Fui ser Viajante, sobre o que visitar perto de Roma: 11 cidades perfeitas para um bate e volta. Vai valer muito a pena!
Lá fora, o cenário é dos mais interessantes, com belas paisagens rurais, montanhas nevadas, fazendas e plantações, que embora ainda fosse inverno, se mostravam em vários tons de verde.

A neve ainda podia ser avistada nas montanhas e o céu azul emoldurava a paisagem que eu via pela janela.

Fiquei tão encantada com a viagem que quando percebi já estávamos chegando à Florença, a paisagem já havia mudado e se tornado aquela típica e tão conhecida da região da Toscana, repleta de ciprestes.

Ciprestes à vista
e até em um acampamento de trailers
Construções próximas às linhas de ferro
e o click final, já fora do trem da viagem
Compramos nossos bilhetes na própria estação Roma Termini, mas os mesmos podem ser adquiridos antecipadamente no Brasil, pelo site da Rail Europe, o que agiliza e organiza melhor a viagem.
Gisele Prosdocimi

Amo viagens, fotografia e gastronomia, posto tudo aqui no blog com o objetivo de informar, registrar e compartilhar lugares e momentos maravilhosos com as pessoas que também curtem estes hobbies.

View Comments

  • Linda Florença, Gisele! De acordo com a revista Forbes Florença é uma das cidades mais belas do mundo. Considerada uma das cidades mais fáceis de andar, facilita ao turista apreciar à pé a cidade de Florença por meio da arquitetura de edifícios belíssimos, bem como desfrutar as espaçosas praças e claro tomar "aquele" café curtindo toda a História (com H maiúsculo mesmo) de onde teve início o berço do Renascimento italiano. Outro momento bacana do site são as fotos tiradas, de dentro do trem, da paisagem do percurso Roma-Florença, são verdadeiros "quadros" da artista "Natureza" prova da Grandeza de Deus e de nossa tão grande insignificância. Parabéns pela escolha da cidade! mais um gol do site. bj. Kátia Anair.

    • Muito obrigada por estar aqui comigo, Kátia, viajando e contemplando tanta beleza. Suas palavras são um grande incentivo para mim. Beijos.

  • Gisele,muito legais suas dicas de viagem de trens pela Europa, qual a média de preço de Roma para Florença, e o que é possível conhecer na cidade num bate e volta?Obrigada!

    • Olá, Vera Lúcia, que ótimo que gostou das dicas. Viajar de trem na Europa é uma delícia, além das outras qualidades que destaquei no post.
      Em relação ao custo, para uma viagem de bate e volta de Roma para Florença, saindo às 8:45 horas da manhã de um sábado, 03/02/18, pesquisei pra você no site da Rail Europe (www.raileurope.com.br) e achei o melhor preço por 28,90 Euros por pessoa, os dois trechos. Acho que está um ótimo preço e como Florença é uma cidade que concentra suas melhores atrações no centro histórico, dá para fazer tudo a pé e conhecer muita coisa em um único dia na cidade.
      Para começar, recomendo visitar o cartão postal da cidade, o Duomo ou Catedral Santa Maria del Fiore, que é imperdível. Em seguida, caminhe pelas ruas estreitas e movimentadas de Firenze, em direção à outro cartão postal da cidade (Firenze é cheio deles, rsrs), a Ponte Vecchio, muito interessante e repleta de joalherias espetaculares.
      Não deixe de conhecer o Pallazo Vecchio e o Pallazo Pitti, antigas residências da poderosa família Médici.
      A Piazza Della Signoria, onde o Pallazo Vecchio se encontra, é muito bonita e imperdível também, um local que rende ótimas fotos.
      Não deixe de visitar a Galleria Degli Uffizi, compre seus ingressos antes, pois é bem concorrida, e aprecie o David de Michelangelo, sua escultura mais famosa.
      Por fim, recomendo assistir o por do sol na Piazzale Michelangelo, de onde você poderá apreciar Florença e seus prédios com arquitetura singular, além do Rio Arno, que passa sob a Ponte Vecchio, criando um cenário deslumbrante e inesquecível.
      Espero ter podido ajudar e te estimular a fazer este bate e volta, que acredito que vá gostar demais. Mas, se puder, durma pelo menos uma noite na cidade e volte no último trem (20:00 h) do dia seguinte e aproveite dois dias inteiros em Florença. Vá conhecê-la com menos pressa e não irá se arrepender. Grande beijo e obrigada pela visita.

  • Vou fazer este trecho de trem e gostaria de saber se tem muitos tuneis ou se dá para aproveitar a paisagem. Me disseram que o trem passa por muitos tuneis e por isso, não é possível usar o wi-fi.

    • Oi Cinara, o percurso tem muitos túneis sim, porém dá também para apreciar bastante a paisagem, não se preocupe com isto. Em relação ao wi-fi, utilizamos a rede do trem e funcionou muito bem, só em túneis mais longos que ela não funciona, mas quando o túnel acaba, ela volta a funcionar imediatamente. Obrigada pela visita e ótima viagem, vai adorar!

Recent Posts

eSIM Internacional: O Futuro das Conexões Móveis ao Redor do Mundo

Facilidade na troca de operadoras, mais espaço nos dispositivos, maior segurança e confiabilidade, suporte a…

2 dias ago

Visita à Torre Grimaldina no Palazzo Ducale, em Gênova

Fizemos uma visita à Torre Grimaldina, quando fomos conhecer o Palazzo Ducale, em Gênova, Itália,…

2 meses ago

Praças de Mendoza, refúgios da cidade

Bem vindo(a) à Mendoza, uma cidade encantadora onde praças pitorescas são o coração pulsante da…

3 meses ago

Santissima Annunziata del Vastato, Gênova

A Basilica della Santissima Annunziata del Vastato é uma igreja localizada em Gênova, Ligúria, Itália.…

3 meses ago

Museu Arte Nova de Aveiro

Chegando ao encantador Museu Arte Nova de Aveiro Foi uma ótima decisão termos escolhido Aveiro…

4 meses ago

O que fazer em Jundiaí em 3 dias

O que fazer em Jundiaí em 3 dias é o roteiro de uma Press Trip deliciosa…

5 meses ago