Blogagens Coletivas

Praças de Mendoza, refúgios da cidade

Bem vindo(a) à Mendoza, uma cidade encantadora onde praças pitorescas são o coração pulsante da cultura local.

Erguidas como refúgio da população em caso de terremotos na região, as praças de Mendoza são um símbolo da cidade e agradáveis áreas de lazer.

Nesta jornada fascinante, exploraremos as praças de Mendoza e mergulharemos na alma Argentina.

Em uma visita à Mendoza, não deixe de fazer também o Tour Alta Montanha de carro, vale muito a pena.

Praças de Mendoza, Argentina

Plaza Independencia

Fonte da Plaza Independencia

A principal, centro de outras quatro praças satélites, é a Plaza Independencia, cujas atrações incluem o Museu de Arte Moderna, um teatro e muitos bancos para descanso.

Ali parece ser o centro da cidade, onde tudo acontece e as pessoas se reúnem durante o dia inteiro e até à noite, quando a praça vira uma verdadeira festa.

Uma grande fonte luminosa à noite atrai os moradores e visitantes em busca de um espetáculo musical e visual que encanta à todos.

Emblema da cidade em neon na Plaza Independencia

Um grande painel em neon merece destaque com o emblema e cores da cidade, uma atração que não passa despercebida em uma visita à Plaza Independencia.

É nesta praça que se encontra também o lindo letreiro colorido com o nome da cidade, super instagramável e que dá um ar de modernidade ao espaço.

Plaza España

Mosaicos da Plaza España

A Plaza España é a minha praça predileta em Mendoza, devido à beleza de seus mosaicos tão bem preservados e que homenageiam a influência espanhola.

Seu monumento foi feito de mármore travertino de San Juan. Destaca-se a figura de uma mulher que simboliza a Espanha, grande e poderosa, e a mulher mais jovem representa a Argentina, símbolo de força e energia.

Quanto ao friso que se encontra na base do monumento, foi da autoria do artista Manuel Escudero e é composto por sete cenas em cerâmica pintada. 

Representa a fundação da cidade de Mendoza por Pedro del Castillo em 1561, a descoberta da América, o trabalho missionário das ordens religiosas e cenas de “Dom Quixote de la Mancha” e “Martín Fierro”, com parágrafos alusivos.

Bancos e luminárias de azulejos em estilo espanhol

É cercada por árvores de médio e grande porte, verdes gramados, uma linda fonte central e possui bancos e luminárias enfeitadas com azulejos em estilo espanhol, uma verdadeira obra de arte e um espetáculo para os olhos!

Plaza Italia

Plaza Italia, ideal para se refrescar em dias de muito calor

Um oásis encantador é a Plaza Italia com sua fonte central, obra de Luis Perlotti, e que representa a irmandade ítalo-argentina.

Ali está instalada desde 1919 a “Loba Capitolina”, uma escultura de bronze de uma loba amamentando os gêmeos Rômulo e Remo, inspirada na lenda da fundação de Roma.

Caramanchões e vapores d´água refrescam o espaço

O vapor de jatos d´água refrescam o espaço, como estava um dia muito quente quando a visitamos, passamos um bom tempo sentados nos bancos embaixo de seus caramanchões enfeitados por trepadeiras, nos refrescando e observando o ritmo dos mendocinos.

A Plaza Italia é cercada por cafés charmosos e repleta de eventos culturais ao ar livre durante todo o ano, uma delícia de lugar em Mendoza que recomendo demais.

Plaza San Martin

Monumento à San Martin na praça de mesmo nome

Nosso hotel em Mendoza foi o NH Mendoza Cordillera que fica bem em frente à Plaza San Martin, uma região muito agradável e bem localizada da cidade.

Por este motivo foi a primeira praça que visitamos, é muito bem cuidada, com muitas árvores e uma estátua central equestre do General San Martin, que teve participação decisiva nas campanhas pela independência da Argentina.

Possui ao seu redor instituições financeiras e um importante comércio, é mais um ótimo lugar de descanso das longas caminhadas e passeios pela cidade de Mendoza.

Praças de Mendoza – Plaza Chile

Plaza Chile com suas lindas palmeiras

Não podemos deixar de mencionar a Plaza Chile, que consideramos a mais mal preservada, porém de uma paz e tranquilidade inigualáveis.

Com muitas palmeiras, uma fonte central, bancos desenhados com mosaicos em motivos chilenos e poucos transeuntes, é um local de descanso garantido em Mendoza.

Seu nome é uma homenagem ao país vizinho que prestou grande ajuda após o terremoto de 1861 e simboliza a amizade entre os dois países.

Símbolo desta união é a presença do Monumento aos Libertadores do Chile e da Argentina, onde José de San Martin e Bernardo O´Higgins unem as mãos sobre uma espada.

Não deve ser ignorada jamais em um passeio pelas praças de Mendoza, pois faz parte da memória e história da cidade.

Confira abaixo sugestões de outros passeios em destinos maravilhosos espalhados pelo mundo pelo olhar de queridas amigas blogueiras:

Mulher Casada ViajaIlha de Bled: um passeio de barco entre tradições e lendas

Entre Mochilas e MalinhasGaleria do Rock: ponto de encontro dos roqueiros em São Paulo

O Berço do MundoSede das Nações Unidas em Nova York

Chicas Lokas na Estrada Passeio de Maria Fumaça: São João del Rei – Tiradentes

Travel Tips BrasilRuínas de Tulum – para os amantes de história e da natureza

Let’s Fly Away: Explorando a Opera House de Sydney: visita guiada imperdível

Dani Turismo: Parque Estadual da Pedra Azul – na Serra Capixaba 

Viajante EconômicaUm dia nas Montanhas Dolomitas na Itália

PLANEJE SUAS VIAGENS AQUI!

Organize suas viagens com nossos parceiros abaixo e ajude o blog a te ajudar cada vez mais, e você não gasta nenhum centavo a mais por isto!

– Hospedagens com o Booking.com

– Seguros viagens com os melhores preços e condições com a Real Seguros

– Fretamento de veículos com a Rentcars

– Chip internacional com internet ilimitada com a EasySim4U e Viaje Conectado

– Ingressos e passeios sem fila com a GetYourGuide

e muito mais, confira na lateral direita do blog, a gente agradece!

Gisele Prosdocimi

Amo viagens, fotografia e gastronomia, posto tudo aqui no blog com o objetivo de informar, registrar e compartilhar lugares e momentos maravilhosos com as pessoas que também curtem estes hobbies.

View Comments

  • Que belo roteiro pelas praças de Mendoza. Quando estive na cidade fiquei surpresa por ser tão arborizada e com amplos espaços públicos. As praças são encantadoras e a sua descrição de cada uma enriquece demais a experiência de quem for para lá. Amei o post.

  • Que lindas as praças de Mendoza, difícil escolher qual é a mais bonita! Aliás, tenho visto tanta gente indo pra Mendoza que acho que está na hora de ir conhecer também rsrs Não conheço nada dessa região da Argentina e só vejo os posts de lugares lindos e passeios bacanas.

  • Caramba, Mendoza homenageia mais o estrangeiro nas suas praças, do que as suas próprias riquezas. A Praça de Espana faz muito lembrar a praça homónima em Sevilha, por causa da cor dos mosaicos. Eu também adoro sentar-me numa praça a ver os habitantes passar, imaginar as suas vidas, de onde vêm, para onde vão... sobretudo se tiverem boas sombras.
    Lindo post

  • Gisele, que ideia legal compartilhar as praças de Mendoza. Gosto de visitar parques e praças, e em geral quando se falar de Mendoza o enfoque vai para as vinícolas.

    Muito bom saber sobre os símbolos, estátuas e outros elementos dos lugares que visitamos, trazem mais valor ao que vemos.

    • É muito interessante visitar as praças em Mendoza, Márcia, gostamos muito e recomendamos. Beijos.

  • Mendoza é tão bonita, né?
    Quando fui estava mais focada nas vinícolas e não explorei muito a cidade. Mas adorei ver o seu passeio pelas praças de Mendoza.
    São muito bonitas! Já sei que numa próxima visita posso caminhar por elas também.

    Bjs

    • Na próxima ida à Mendoza não deixe de incluir um passeio pelas praças, Mari, vai gostar muito. Beijos.

  • Eu adoro visitar as regiões mais verdes das cidades e se hospedar perto de uma das praças acaba sendo um plus na viagem.
    Uma amiga também se hospedou nesse hotel e gostou da localização

    • É uma região ótima para se hospedar mesmo, Dani, um dos melhores pontos da cidade, recomendo. Beijos.

  • Olá, Gi. Achei muito interessante seu post sobre as praças de Mendoza. Sou super fã de praças e achei super legal saber que os moradores aproveitam estes recantos da cidade para descansar, conversar e se divertir.
    Na minha cidade faltam praças, sabia? Acho que por isso tenho tanto fascínio por elas. Mendoza está na minha lista e vou me programar para visitar e conhecer estas lindas praças.
    beijos

    • Não sabia deste detalhe em sua cidade, Cecília, interessante. Você vai gostar muito quando puder conhecer Mendoza. Recomendo, beijos.

  • Ainda não conheço Mendoza e adorei sua lista de praças da cidade! Adoraria passear por todas elas! A Plaza Italia parece ser realmente um oásis encantador! Ótimo post!

Recent Posts

eSIM Internacional: O Futuro das Conexões Móveis ao Redor do Mundo

Facilidade na troca de operadoras, mais espaço nos dispositivos, maior segurança e confiabilidade, suporte a…

7 dias ago

Visita à Torre Grimaldina no Palazzo Ducale, em Gênova

Fizemos uma visita à Torre Grimaldina, quando fomos conhecer o Palazzo Ducale, em Gênova, Itália,…

2 meses ago

Santissima Annunziata del Vastato, Gênova

A Basilica della Santissima Annunziata del Vastato é uma igreja localizada em Gênova, Ligúria, Itália.…

3 meses ago

Museu Arte Nova de Aveiro

Chegando ao encantador Museu Arte Nova de Aveiro Foi uma ótima decisão termos escolhido Aveiro…

4 meses ago

O que fazer em Jundiaí em 3 dias

O que fazer em Jundiaí em 3 dias é o roteiro de uma Press Trip deliciosa…

5 meses ago

Visita ao Parque e Palácio das Mangabeiras – BH

Fizemos uma visita ao Parque e Palácio das Mangabeiras em Belo Horizonte, um passeio muito…

6 meses ago