Conhecemos o Embalse Potrerillos no caminho do nosso tour de Alta Montanha, em Mendoza, Argentina, um dos passeios mais bonitos que fizemos na região.
O Embalse Potrerillos é uma represa construída para conter o fluxo do rio Mendoza, fornecendo controle de enchentes, hidroeletricidade e água para irrigação.
Está localizado a pouco mais de 70 Km de Mendoza, utilizamos a Rota 7, muito bem pavimentada e que leva ao Chile.
Alugamos um veículo na Rentcars, nosso parceiro aqui do blog, e foi muito interessante ver como a paisagem foi mudando a partir de Mendoza.
Leia nossas dicas de Onde comer em Mendoza, Argentina, vale a pena conferir!
Passamos pelas enormes plantações de uvas das vinícolas, a cordilheira dos Andes nos acompanhando em vários trechos da estrada, até chegarmos ao Embalse Potrerillos, a Puente del Inca e o Cerro Aconcágua.
Quando nos aproximamos da represa, já conseguimos observar a extensão e beleza deste lago que atrai muitos turistas.
Os visitantes vão ao local com o objetivo de praticarem esportes náuticos, se refrescarem em suas águas verde azuladas ou simplesmente para admirarem a bela paisagem, como fizemos.
Estacionamos nosso veículo muito perto das águas e pudemos ver de perto sua tonalidade e o surpreendente relevo montanhoso, já que o Embalse Potrerillos está localizado entre a Cordilheira dos Andes e a Pré-cordilheira.
O clima estava muito agradável, era um dia lindo e ensolarado, o que nos presenteou com um cenário ainda mais deslumbrante.
A vegetação rasteira facilita enxergarmos as montanhas com seus picos nevados a quilômetros de distância.
Quando retornamos, passamos novamente pelo Embalse Potrerillos e ainda pudemos registrar alguns pequenos barcos a vela navegando em suas águas tranquilas.
A paisagem montanhosa é um show a parte, parece competir com a beleza do grande lago azul.
Esta é uma viagem que ficará para sempre em nossas memórias, pois é um plus para quem visita Mendoza, um ótimo programa além das vinícolas, fica a dica.
Este post faz parte de uma blogagem coletiva com o tema “Água”, confira abaixo as experiências das queridas amigas blogueiras:
Travel Tips Brasil – Circuito mágico das águas Peru
Mulher Casada Viaja – Lado Argentino das Cataratas do Iguaçu: o que saber antes de ir
Viajante Econômica – De Puerto Varas a Bariloche pelo Cruce Andino
Entre Mochilas e Malinhas – Ópera de Arame e Parque das Pedreiras em Curitiba
- Porto Antico di Genova, Italia - 8 de novembro de 2024
- Hotel Wyndham Foz do Iguaçu - 8 de outubro de 2024
- Bate e volta de Santiago à Viña del Mar - 8 de agosto de 2024
Oi Gi, adorei seu relato sobre o Embalse Potrerillos. Que lugar lindo, amiga! Nem imaginava que existia esse lugar perto de Mendoza. Quando eu fui foi foco total nos vinhos, rs.
Morro de vontade de voltar, com certeza vou incluir esse lugar no meu roteiro.
Bjs
Mari
Oi, Mari, sei que vai voltar, então, se liga aí nesta atração que faz parte do Tour de Alta Montanha, onde também estão incluídos a Puente del Inca e o Cerro Aconcágua. É maravilhoso, você vai ver, amiga. Grande beijo e obrigada.
Que lugar lindo o Embalse Potrerillos! Parece um passeio ótimo para quem estiver na região de Mendoza. Maravilhoso o contraste da água com as montanhas da cordilheira, uma paisagem tão diferente da do Brasil, não?
Sim, é muito diferente, Cíntia. A região é muito bonita e este passeio vale muito a pena. Beijos.
Amiga, você sempre me surpreende com lugares incríveis como este Embalse Potrerillos. Ainda não conhecemos Mendoza, mas quero tirá-la da lista em breve. É claro que já vou colocar está represa nas atrações que quero visitar.
Sou apaixonada por paisagens de montanhas com lagos e este Embalse Potrerillos já me conquistou com suas fotos e relatos.
Obrigada pela dica. Beijos
Que bom que gostou, Cecília. Depois me conte sua experiência quando voltar desta viagem maravilhosa. Beijos.
Oi, Gisele,
Nossa, nunca tinha ouvido falar de Embalse Potrerillos, que lindo e que ótima opção de passeio na região de Mendoza! Mais um pouquinho e você cruzava a fronteira e estaria na Laguna del Inca, também muito bonita. Beijos
Oi, Márcia, o Chile está logo ali pertinho, esta lagoa deve ser muito linda também, adoraria conhecer mesmo. Que bom que gostou desta minha dica em Mendoza, Argentina. Grande beijo e obrigada.