A Escadaria Selarón no Rio de Janeiro é uma atração que vem ganhando a atenção de vários turistas que visitam a cidade, além dos próprios moradores.
É uma obra do pintor chileno Jorge Selarón, que teve a brilhante idéia de começar a enfeitar a escadaria de 215 degraus com azulejos das cores da bandeira brasileira, como forma de homenagear o povo brasileiro.
E nada mais justo do que iniciar este post com a imagem do criador desta obra revolucionária, que atrai centenas de pessoas diariamente ao centro histórico do Rio de Janeiro.
Escadaria Selarón Rio de Janeiro
A escadaria Selarón fica entre dois bairros bastante famosos da Cidade Maravilhosa, a Lapa e Santa Teresa.
Jorge Selarón iniciou a reforma da escadaria em 1990, porém em 1998, quando sua obra já estava quase acabada, ele conheceu uma loja que vendia azulejos europeus antigos e ficou fascinado com sua descoberta.
Conheça alguns dos azulejos que mais me chamaram a atenção na escadaria:
Tratou de ir adquirindo vários azulejos aos poucos e decorando assim a escadaria, que ele chamou de obra mutante e em permanente evolução.
Ele gostava de ir trocando os azulejos, como forma de sempre variar a aparência da escadaria e deixou registrado em um grande azulejo amarelo, que só acabaria a obra no último dia de sua vida. E assim aconteceu!
Foi encontrado morto e carbonizado na mesma escadaria que criou e o imortalizou, em 10 de janeiro de 2013, sendo que sua morte ainda permanece sem esclarecimento.
Abaixo mais uma mostra dos azulejos lindos que encontrei por lá. Diga nos comentários os que você gostou mais.
São mais de 2.000 azulejos que ele acumulou, comprando ou ganhando de turistas e visitantes da sua obra.
A escadaria também é conhecida como Escadaria do Convento de Santa Teresa e oficialmente como Rua Manuel Carneiro.
Fica bem próxima de outras duas atrações da cidade, os Arcos da Lapa e um mural com a imagem de Ayrton Senna levantando uma das muitas taças que ganhou na vida.
Um passeio no Bonde de Santa Tereza é um programa imperdível para quem visita os Arcos da Lapa e região, uma super dica da Denise do blog Chicas Lokas.
Em maio de 2005, a escadaria foi tombada pela Prefeitura do Rio de Janeiro e Jorge Selarón homenageado com o título de cidadão honorário, merecidamente, já que ele amava tanto a cidade e o Brasil, país que escolheu para viver.
Conheça também o Museu do Amanhã, outra atração maravilhosa na cidade do Rio de Janeiro!!!
- Porto Antico di Genova, Italia - 8 de novembro de 2024
- Hotel Wyndham Foz do Iguaçu - 8 de outubro de 2024
- Bate e volta de Santiago à Viña del Mar - 8 de agosto de 2024
Não conheço a escadaria ainda, mas seu post é o mais completo que já li. Nunca tinha visto aqueles azulejos e não sabia da trágica morte dele lá na própria obra. Que triste. Muito bom o post
Muito obrigada, Adriana, fico feliz que tenha gostado do post. Tendo oportunidade, não deixe de conhecer a Escadaria Selarón, é muito interessante. Grande beijo!
Eu sou doida por essa escadaria! Sempre que vou lá passo horas olhando os detalhes. Adorei seu texto, não conhecia toda a história. Abraço
Oi Marcela, muito obrigada, que bom que gostou do post. Também adorei observar os detalhes da escadaria.
Já fui ao Rio duas vezes e ainda não consegui conhecer a Escadaria Selaron. Esse post só fez minha vontade aumentar, rs. Adorei conhecer um pouco mais dessa história!
Vale a pena conhecer mais esta atração no Rio de Janeiro, Débora, gostei demais e super recomendo! Obrigada!
A história dessa escadaria é maravilhosa! E é um lugar super fotogênico também, são tantas cores, formas! Um lugar lindo de verdade!
Concordo com você, Klécia, é um lugar especial no Rio de Janeiro e que vale muito a pena conhecer. Beijos.
Ah! Precisamos muito fazer um roteiro de viagem legal pelo Rio de Janeiro e a escadaria de selaron com certeza vai fazer parte. Que coisa linda. E muito legal saber sua história.
Precisa mesmo conhecer, Edson, tenho certeza de que irão gostar muito. Grande abraço e obrigada pela visita.
Pingback: Santa Teresa - O que fazer, Onde ficar, Onde comer?