Brasil

Fim de semana em Brasília, o que fazer?

Fui com meu filho passar um fim de semana em Brasília, cidade que ainda não conhecia, mas que deseja visitar havia bastante tempo.

Conseguimos conhecer muitas atrações na cidade, pelo menos as mais importantes e imperdíveis, e que estão na seleção abaixo. Foi um final de semana inesquecível, vem com a gente descobrir a Capital Federal?

Eixo Monumental

Letreiro Eu amo Brasília, localizado no Eixo Monumental

Brasília tem originalmente seu projeto em formato de um avião e a parte mais conhecida turisticamente falando é o Eixo Monumental, uma grande avenida que contempla a maioria das atrações da cidade, localizado no “corpo da aeronave”.

Iniciamos nossa visita à cidade pelo Eixo Monumental, mais precisamente na parte mais alta e fomos descendo e descobrindo as atrações aos poucos, partindo do magnífico Memorial JK.

Memorial JK

Memorial JK

Melhor local para iniciar uma visita pela Capital Federal, localizado na parte mais alta do Eixo Monumental, o Memorial JK é uma das atrações imperdíveis na cidade.

A linda edificação tem em seu acervo muito da história do fundador de Brasília, o Presidente Juscelino Kubtischek, e de seu esforço na construção da nova Capital Federal.

Fotos, objetos pessoais e de decoração, vestuário, medalhas e homenagens, registros de próprio punho, são tantas as lembranças guardadas que fazem deste local uma verdadeira aula de história sobre Brasília e seu criador.

Câmara mortuária de JK com vitral de Marianne Peretti

Estátuas do Casal JK

Dona Sarah e Juscelino Kubtischek do lado de fora do Memorial JK.

Saindo do Memorial JK pudemos conhecer de perto as duas estátuas em especial homenagem ao casal JK, um ponto bastante procurado para fotos pelos turistas.

Memorial dos Povos Indígenas

Museu, centro cultural e de pesquisa dedicado à cultura indígena brasileira, projetado em forma de maloca redonda por Oscar Niemeyer, tem entre seu acervo peças raras e representativas de várias tribos indígenas.

Estádio Mané Garrincha

O Estádio Mané Garrincha ou Estádio Nacional de Brasília é uma antiga arena esportiva que foi totalmente reformulada e modernizada para receber jogos da Copa do Mundo de 2014.

Como uma das mais caras reformas de estádios para a Copa, foi palco de acusações de corrupção e desvios de recursos, criando bastante polêmica na época.

Museu Nacional da República

Outra obra modernista de Oscar Niemeyer, o Museu Nacional da República é um dos ícones do arquiteto na cidade, uma obra de arte para receber obras de arte.

Com sua cúpula branca ovalada e uma rampa tão característica das obras do famoso arquiteto, tem papel de destaque no Eixo Monumental.

Catedral de Brasília

A inigualável Catedral de Brasília vista pelo lado de fora

Outra atração que não pode ser deixada de lado em um fim de semana em Brasília é a Catedral de Nossa Senhora Aparecida, surpreende pela arquitetura e pelos maravilhosos vitrais de Marianne Peretti, a única mulher que participou da equipe de Oscar Niemeyer.

Do lado de fora existe uma pequena feirinha de artesanato e objetos típicos da região. Confira abaixo nosso vídeo mostrando o interior e algumas curiosidades da Catedral.

Torre de TV

Torre de TV iluminada

A Torre de TV é uma atração muito procurada pelos turistas, o principal motivo é a maravilhosa vista de 360 graus da cidade. Vale dar uma pausa para subir e ver a capital federal de cima.

Fonte da Torre de TV

A maravilhosa fonte da Torre de TV

Com o título de Maior Fonte Luminosa da América Latina, a Fonte da Torre de TV realmente merece a fama, é um local agradável e ótimo para refrescar do calor do clima de cerrado da Capital Federal.

Foi inaugurada em 2010 e proposta para a celebração dos cinquenta anos da fundação da cidade, faz parte do jardim projetado por Burle Marx e possui dois mil pontos de saída de água. É realmente muito linda!

Feira de Artesanato da Torre de TV

Barraca de flores secas do cerrado

Parada obrigatória para uma pausa para refrescar nas andanças pelo Eixo Monumental, haja pernas, e a feira de artesanato é um verdadeiro oásis, com restaurantes com comidas típicas, banheiros e barracas que oferecem o melhor do artesanato do Planalto Central.

Esplanada dos Ministérios

Esplanada dos Ministérios com seu verde gramado central

Haja fôlego para percorrer esta parte do Eixo Monumental com seus ministérios alinhados em prédios gêmeos univitelinos, mas não deixa de ser interessante passar por eles lendo suas denominações em letreiros de cobre, muitos deles vistos diariamente nos noticiários de TV.

Alameda dos Estados

Entre o Congresso Nacional e a Esplanada dos Ministérios está localizada a Alameda dos Estados, uma fila com as bandeiras de todos os estados brasileiros.

Palácio da Justiça

Considero a obra mais bonita de Niemeyer em Brasília, com suas lindas cascatas alternadas e arcos, além do grande espelho d´água, merece uma visitinha pelo menos por sua fachada marcante.

Palácio Itamaraty

Palácio do Itamaraty em Brasília

Outra importante obra de Niemeyer, conhecido também por Palácio dos Arcos, é a sede do Ministério das Relações Exteriores do Brasil, foi concebido para apresentar o Brasil aos visitantes estrangeiros e por isto é conhecido também como “a sala de visitas” do país.

Praça dos Três Poderes

Monumento Os Candangos

A região mais importante do Eixo Monumental é a Praça dos Três Poderes, isto se deve pela presença das sedes do Poder Legislativo, Executivo e Judiciário na Capital Federal.

Tem como marco a estátua Os Candangos, monumento em bronze erguido no ano de 1959, em homenagem aos trabalhadores que ajudaram a construir a nova capital federal.

Congresso Nacional

Congresso Nacional com as cúpulas do Senado Federal e da Câmara dos Deputados

Dispensa apresentações, devido à sua importância nas grandes decisões do país. O Congresso Nacional é o órgão que exerce constitucionalmente as funções do legislativo, tais como, elaborar e aprovar leis, além de fiscalizar o Estado Brasileiro.

Supremo Tribunal Federal

Supremo Tribunal Federal, à minha esquerda, a estátua da Justiça

A mais alta instância do poder judiciário brasileiro, sua função institucional é de servir com guardião da Constituição Federal de 1988, não cabendo recurso a nenhum outro tribunal sobre suas decisões, portanto, é o poder supremo.

Palácio do Planalto

Palácio do Planalto com sua famosa rampa

O Palácio do Planalto é a sede do Poder Executivo, local de trabalho do presidente da República e também obra do genial arquiteto Oscar Niemeyer.

Sua construção faz parte do projeto do Plano Piloto de Brasília e foi um dos primeiros edifícios construídos na capital.

Panteão da Pátria e da Liberdade Tancredo Neves

Esta atração é uma das que considero mais interessantes e bonitas do Eixo Monumental, está localizada na Praça dos Três Poderes e de cara chama logo a atenção por sua arquitetura moderna e atual.

Possui vitral de Marianne Peretti que ilumina o interior com seu colorido, além de embelezar a fachada do prédio; também é conhecido como Memorial Tancredo Neves e merece uma visita para conhecer seu acervo em homenagem ao ex-presidente e à sua luta pelas eleições diretas e democracia.

A maior bandeira do mundo

Ao lado do Panteão da Pátria e da Liberdade Tancredo Neves está localizado o mastro com a maior bandeira asteada do mundo, eleito pelo Guinness Book, medindo 286 metros quadrados e chegando a pesar 40 quilos.

Todo mês é realizada a troca da bandeira, evento que conta com o apoio das Forças Armadas que fazem revezamento no ato cívico.

Museu da Cidade

Museu da Cidade de Brasília

O Museu da Cidade é o mais antigo museu da cidade, foi inaugurado no mesmo dia que a capital federal, sendo um marco na construção de Brasília.

Projetado por Oscar Niemeyer, representou oficialmente a transferência da capital federal do Rio de Janeiro para Brasília. Seu acervo é pequeno e conta com textos registrados em mármore que relatam o processo de criação da cidade e os importantes personagens desta época.

Espaço Lúcio Costa

Merecidamente um espaço em homenagem ao vencedor do Concurso Nacional para o Plano Piloto de Brasília, Lúcio Costa.

Sua maior atração é a enorme maquete da cidade que fica no centro do salão, emoldurada por fotos e desenhos que contam um pouco da história da criação da capital federal.

Fim de semana em Brasília fora do Eixo Monumental

A capital federal tem muito a oferecer também fora do Eixo Monumental, confira nossas outras dicas de atrações para conhecer em um fim de semana em Brasília.

Pontão do Lago Sul

Todo o charme do Pontão do Lago Sul, em Brasília

O Pontão do Lago Sul ou simplesmente Pontão como também é conhecido, é um point na capital federal, uma excelente opção para se conhecer em um fim de semana em Brasília.

Localizado às margens do Lago Paranoá, possui bares e restaurantes charmosos e com gastronomia de qualidade, ambientes ideais para relaxar em casal, com a família ou com amigos. Adoramos!

Passeio de barco no Lago Paranoá

O Lago Paranoá é artificial e foi criado para amenizar o clima seco da capital federal, é uma das opções mais apreciadas pelos habitantes e visitantes da cidade, realmente uma atração que vale a pena usufruir.

Dois pontos de partida para passeios de barco no lago Paranoá estão localizados no Pontão do Lago Sul e no pier em frente ao Hotel Royal Tulip Alvorada, onde ficamos hospedados.

O por do sol é deslumbrante e, por conta disto, os passeios de barco são bastante procurados ao finais de tarde de dias ensolarados e bonitos. Recomendo!

Ponte Juscelino Kubtischek

Ponte JK

A Ponte JK foi inspirada no movimento de uma pedra que, quando arremessada, segue quicando sobre a superfície da água.

É um elemento importante da arquitetura da cidade, inaugurada em dezembro de 2002 e que liga o lago Sul ao Plano Piloto.

Pedalar de bike

Pedalar por Brasília, ótima pedida!

Fazia tempo que eu não pedalava e logo me animei quando meu filho falou: – Mãe, vamos alugar umas bikes para conhecer a cidade?

Topei, pegamos nossas bicicletas cor de rosa na estação mais próxima e partimos descendo o Eixo Monumental pelas inúmeras ciclovias que existem na região.

Foi delicioso, apesar da pouca prática, mas além de facilitar e agilizar nossa vida, foi uma maneira gostosa de conhecer mais atrações em um fim de semana em Brasília.

A Secretaria de Turismo disponibiliza três roteiros de bike na cidade, com diferentes níveis de dificuldade e atrações, confira no site e escolha o seu preferido.

Parque da Cidade

Parque da Cidade – Foto: Blog Sentidos do Viajar

A Sylvia, do blog Sentidos do Viajar, mora em Brasília e nos apresenta o Parque da Cidade com toda sua diversidade, considerado o maior parque urbano do mundo. Confira mais em Parque da Cidade – Centro Hípico de Brasília.

Este post faz parte da blogagem coletiva do grupo Pequenos Grandes Viajantes com o tema “O que fazer em…”. Confira abaixo as dicas de outros blogueiros amigos, vale a pena conferir:

Uma Viagem DiferenteO que fazer no Rio de Janeiro com chuva

Viajando com MoisésO que Fazer em São Thomé das Letras

Viagem e Cura O que fazer em Sampa

Família que Viaja JuntoRoteiro completo em Piranhas, Alagoas: o que fazer, onde ficar e onde comer

Elizabeth Werneck – Pontos turísticos do Rio Grande do Sul: veja onde ficar e o que fazer 

Oncotô Travel – O que fazer em Cabo de Santo Agostinho – Pernambuco

Viajando com Sy-  O que fazer em Pinto Bandeira

 Viajante EconômicaO que fazer perto de São Paulo: dicas de passeios

6 ViajantesO que fazer em Punta del Este com crianças

Gisele Prosdocimi

Amo viagens, fotografia e gastronomia, posto tudo aqui no blog com o objetivo de informar, registrar e compartilhar lugares e momentos maravilhosos com as pessoas que também curtem estes hobbies.

View Comments

  • Brasília parece uma cidade de outro planeta, né? É tão diferentona! Adorei saber o que fazer em um fim de semana na cidade. Me pareceu ter coisas para fazer uma semana inteira!

    • Brasília é uma cidade muito diferente mesmo, Marjorie, precisa conhecer para sentir o astral de perto, beijos.

  • Que fantástico artigo! É impressionante o quanto Brasilia tem de atrações não é! E a maioria dos brasileiros só vê a cidade pela perspectiva dos órgãos governamentais. Com certeza com todas as atividades que você nos apresentou dá até para passar mais que um fim de semana em Brasília né! Sucesso e volte sempre à nossa capital

    • Com certeza, Brasília é destino para vários fins de semana, Sylvia, a cidade tem muito a oferecer ao visitante, obrigada. Beijos.

Recent Posts

Visita à Torre Grimaldina no Palazzo Ducale, em Gênova

Fizemos uma visita à Torre Grimaldina, quando fomos conhecer o Palazzo Ducale, em Gênova, Itália,…

2 meses ago

Praças de Mendoza, refúgios da cidade

Bem vindo(a) à Mendoza, uma cidade encantadora onde praças pitorescas são o coração pulsante da…

3 meses ago

Santissima Annunziata del Vastato, Gênova

A Basilica della Santissima Annunziata del Vastato é uma igreja localizada em Gênova, Ligúria, Itália.…

3 meses ago

Museu Arte Nova de Aveiro

Chegando ao encantador Museu Arte Nova de Aveiro Foi uma ótima decisão termos escolhido Aveiro…

4 meses ago

O que fazer em Jundiaí em 3 dias

O que fazer em Jundiaí em 3 dias é o roteiro de uma Press Trip deliciosa…

5 meses ago

Visita ao Parque e Palácio das Mangabeiras – BH

Fizemos uma visita ao Parque e Palácio das Mangabeiras em Belo Horizonte, um passeio muito…

5 meses ago