Passar um fim de semana em São Paulo pode ser a oportunidade ideal para quem tem pouco tempo, mas deseja conhecer atrações super interessantes e de visitação rápida na capital paulista.
Selecionei 10 atrações que vão te dar uma ótima ideia do que São Paulo reserva para o visitante, certa de que desejará retornar e conhecer muito mais desta cidade efervescente e impressionante.
10 atrações para conhecer em um fim de semana em São Paulo
1- MASP
O MASP dispensa apresentações e por isto mesmo não deve ser ignorado, caso você tenha só um fim de semana em São Paulo, é atração cultural que vai abrilhantar sua passagem pela cidade.
Seu acervo conta com obras de importantes artistas brasileiros, tais como Di Cavalcanti, Alfredo Volpi e Cândido Portinari, dentre outros.
Merecem destaque também renomados artistas estrangeiros, como Pierre-Auguste Renoir, Pablo Picasso, Paul Cézanne, Amedeo Modigliani, Edgar Degas, Édouard Manet, Vincent van Gogh e muitos outros mais.
Localização: Av. Paulista, 1578 – Bela Vista – São Paulo – SP
2- Feira de Antiguidades do MASP
Para quem for visitar este importante museu em um domingo, pode fazer uma visita casada e conhecer também a Feira de Antiguidades do MASP, no vão livre da famosa edificação.
São barracas com peças de antiquários, tais como objetos de decoração, jóias e obras de arte, vale a pena dar uma conferida. Horário de funcionamento: Todo domingo das 8 às 17 horas.
Localização: Av. Paulista, 1578 – Bela Vista – São Paulo – SP
3- Japan House
Criada com o apoio do governo japonês tem como objetivo divulgar os elementos da cultura japonesa para a comunidade internacional.
A unidade de São Paulo é uma das três, junto com a de Londres, na Inglaterra, e a de Los Angeles, nos Estados Unidos, selecionadas para propagar todas as características do Japão, desde a cultura milenar até as perspectivas inovadoras.
Horário de funcionamento: Terça-feira à Sexta-feira das 10 às 18 horas. Sábados das 9 às 19 horas. Domingos e feriados das 9 às 18 horas. Segunda-feira: Fechado
Localização: Av. Paulista, 52 – Bela Vista – São Paulo – SP
4- Casa das Rosas
A Casa das Rosas é um dos raros exemplares de palacetes que predominavam na Avenida Paulista nos anos dourados dos barões do café.
Construída em estilo clássico francês, possui um dos mais lindos jardins de rosas de São Paulo, com fontes e inúmeras variedades de roseiras, de onde advém seu nome.
É um refúgio delicioso na agitada capital paulista, onde o visitante, além de conhecer seus cômodos com arquitetura preservada e passear por seus jardins, pode também saborear as delícias de sua cafeteria instalada na área externa.
Localização: Av. Paulista, 37 – Bela Vista – São Paulo – SP
5- Centro Cultural Coreano no Brasil
Conhecer o Centro Cultural Coreano no Brasil foi uma das gratas surpresas que um fim de semana em São Paulo me proporcionou.
Um espaço pequeno, porém recheado de cultura e tradição, é um dos locais que considero que vale a pena uma visita para se encantar com a delicadeza das exposições sobre a típica vida coreana.
É um ambiente para divulgação de materiais da cultura coreana e intercâmbio cultural entre Coreia e Brasil.
Horário de Funcionamento: Segunda à sexta de 10 às 19 horas, fechado para almoço de 12:30 às 13:30 horas. Sábado das 12 às 18 horas.
Localização: Av. Paulista, 460 – Bela Vista – São Paulo – SP
6- Gastronomia
São Paulo é considerada um templo da gastronomia nacional e internacional, e tem para todos os paladares, dos mais frugais aos mais requintados.
Em nossa última viagem à cidade fomos conferir as pizzas da Veridiana Pizzaria, uma das mais tradicionais e gostamos muito. Fica a dica!
Localização: Rua José Maria Lisboa, 493 – Jardins – São Paulo – SP, conta com mais duas unidades, uma em Higienópolis e outra em Perdizes.
7- Eataly
O Eataly surgiu da união das palavras em inglês Eat (Comer) e Italy (Itália) que juntas formam o nome de um dos templos gastronômicos mais respeitados do mundo.
A unidade de São Paulo é a primeira da América Latina e segue a filosofia de ser um espaço onde o visitante pode comer, comprar e aprender.
Vale a visita principalmente para se deliciar com um dos pratos preparados em seus restaurantes, ou apenas um café acompanhado de um doce delicado.
Localização: Av. Pres. Juscelino Kubitschek, 1489 – São Paulo – SP
Conhecemos também o Eataly de Nova York, nos Estados Unidos e o Eataly de Gênova, na Itália, confira abaixo nossas experiências:
NOVA YORK – Eataly – Se sentindo na Itália em Manhatan
Eataly de Gênova, o templo gastronômico da Ligúria
8- Beco do Batman
O Beco do Batman é um exemplo de como a arte de rua em São Paulo se tornou uma atração de destaque na cidade.
Seja em murais de artistas famosos, tais como o Kobra, seja de artistas menos conhecidos, mas não menos importantes, quando se trata de colorir os espaços urbanos com muita arte e cor, eles estão por toda parte.
O Beco do Batman cumpre muito bem seu papel de ser um espaço público, gratuito e democrático onde a arte de rua é valorizada, uma verdadeira galeria a céu aberto.
Localização: R. Medeiros de Albuquerque, 82-154 – Jardim das Bandeiras, São Paulo – SP
9- Bairro da Liberdade
O bairro da Liberdade é onde se concentra a comunidade japonesa em São Paulo, capital, local onde podemos encontrar desde lojas com produtos típicos do Japão, museus, restaurantes com culinária japonesa e até um pequeno e encantador jardim japonês.
Um torii (portão) vermelho recebe os visitantes que se encantam com suas ruas decoradas com lanternas vermelhas e toda a energia da tradição e cultura japonesa.
É um lugar que merece destaque em um fim de semana em São Paulo, com certeza será uma recordação inesquecível.
Localização: Centro, entre os bairros da Sé, Aclimação e Vila Mariana – São Paulo – SP
10- Feira da Liberdade
A Feira da Liberdade é muito tradicional e uma das atrações mais interessantes para se fazer em uma visita ao bairro da Liberdade.
Lugar ideal para provar alguns pratos típicos da culinária japonesa, tais como o tempurá, takoyaki e guioza, ou comprar algum produto ou artesanato japonês, é uma atração muito divertida e interessante.
Horário de funcionamento: Sábados e domingos das 10 às 18 horas.
Localização: Próximo à estação Japão – Liberdade, linha 1 do metrô – São Paulo – SP
Gostou das minhas 10 dicas do que fazer em um fim de semana em São Paulo? Espero que sim e que aproveite bastante!
Confira também as dicas de blogueiros amigos do que fazer em outros destinos, caso tenha pouco tempo de viagem:
De Lugar Nenhum – O que fazer em FEZ no Marrocos em dois dias
Viagem e Cura – O que fazer em Paraty em 2 dias
Entre Mochilas e Malinhas – Roteiro de 2 dias em Vassouras, no Vale do Café
Mulher Casada Viaja – O que Fazer em Boston em 2 Dias ou mais
Mundo Viajante – O que fazer em Curitiba em 1, 2, 3 ou 4 dias
Chicas Lokas na Estrada – O que fazer no Rio de Janeiro em 2 dias
- Porto Antico di Genova, Italia - 8 de novembro de 2024
- Hotel Wyndham Foz do Iguaçu - 8 de outubro de 2024
- Bate e volta de Santiago à Viña del Mar - 8 de agosto de 2024
São Paulo é uma cidade incrível e cheia de cultura e dessa parte eu sinto muita falta! Amei o artigo e já quero visitar tudo novamente.
Sempre bom voltar mesmo à São Paulo, Robba, a cidade surpreende a cada viagem. Feliz por ter gostado do post. Abraço!
Eu amo a capital paulista!! Tem muita coisa pra fazer, então quando se tem apenas um fim de semana em São Paulo é preciso priorizar algumas coisas. Ainda não conheço a Feira da Liberdade… Adoraria! Ótimas dicas!
A Feira da Liberdade é bem legal, você vai adorar, Denise, tenho certeza. Beijos e obrigada.
São Paulo é uma das minhas cidades favoritas no mundo e um fim de semana nesse burburinho é tudo que eu estou precisando no momento. AMEI todas as suas dicas sobre o que fazer em um fim de semana em São Paulo e espero conseguir colocar em prática logo
Oi, Luana, que legal, espero que consiga o mais breve possível sim. Obrigada e volte sempre! Beijo.
Gisele, eu vi teus posts do IG sobre o Centro Cultural Coreano no Brasil, e fiquei curiosa, pois ainda não estive lá. Adoro turistar na Paulista e fui várias vezes à Liberdade nos últimos meses. São inúmeras possibilidades gastronômicas, seja num fim de semana em São Paulo ou mesmo durante dias de trabalho. Mas você resumiu bem!
Que bom que você gostou, Márcia, fico feliz, porque você tem muita experiência quando o assunto é São Paulo. Obrigada! Beijo!
Adoro passear em SP e tenho a vantagem de morar perto, então é muito fácil ir pra lá num bate-volta ou num fim de semana. Amo andar pela Paulista! Fico atenta também às exposições temporárias, tem sempre algo bacana em algum dos espaços culturais da cidade. E pra quem nunca foi à SP, seu post é perfeito para começar!
Que sorte a sua, Cintia, São Paulo é uma cidade que sempre surpreende os visitantes e tem muito a oferecer mesmo. Obrigada, grande beijo!
Dicas de ouro pra quem tem só um fim de semana em São Paulo, já salvei o seu post. Mega abraço 💙
Obrigada, Izabela, que bom que gostou e que vai aproveitar quando for também. Abraço.