Chegando em Florença, na Estação Santa Maria Novella, já senti de imediato o agito desta cidade que é uma das mais visitadas da Europa. Muita gente chegando e saindo, e naquele momento, a hora da chegada era minha, então tive pressa de aproveitar cada minuto dos dois dias que me reservavam na cidade.
Que frio!!! O único agasalho que me esquentava era este, por isto estou com ele em todas as fotos, scusi.
Saindo da estação, me chamou a atenção a arquitetura característica que lembra muito cidades do interior, mas com ar cosmopolita, lojas com marcas glamourosas ao lado de igrejinhas rústicas.
Igreja localizada
em frente à estação
Florença exibe arquitetura medieval, foi planejada em formato retangular e construída entre muros, que até hoje são vistos por lá. É uma cidade de fácil tráfego e pode ser conhecida à pé, pois suas maiores atrações são próximas umas das outras.
Depois de nos instalarmos no hotel, seguimos em direção à maior atração e um dos maiores cartões postais da cidade, a Duomo di Firenze, Catedral de Florença ou Cattedrale di Santa Maria del Fiore. Difícil descrever a beleza e grandiosidade desta obra que iniciou-se em 1296 e foi consagrada em 1436 pelo Papa Eugênio IV.
Aproximando da Catedral
com seus mosaicos coloridos em mármore
A imagem da Duomo é impactante e chegando perto é ainda mais admirável, devido aos detalhes que compõem o conjunto neogótico da fachada, dedicada à Virgem Maria.
Detalhes da fachada
e da lateral
Pinturas com cenas
e personagens religiosos
Seis séculos foram necessários para a conclusão da Duomo como a vemos hoje, com sua cúpula majestosa, fachada em mosaicos de mármores brancos de Carrara, verdes de Prato e vermelhos de Siena e seu interior misterioso.
Tapetes de mármores
Interior gótico
Cúpula representando o Juízo Final, afresco de Vasari e Zuccari
Candelabros centenários
Relógio de Uccello, que marca as horas em sentido anti-horário
Vitrais maravilhosos
Que catedral mais linda, por isto atrai tantos visitantes, muita história e arte reunidas em um só lugar. Foi construída no lugar da antiga Catedral dedicada à Santa Reparata, que funcionou durante nove séculos, antes de ser demolida. Visita mais do que recomendada indo à Florença.
Últimos posts por Gisele Prosdocimi (exibir todos)
- Plaza de Bolívar, em Bogotá, Colômbia - 8 de março de 2025
- Castelo Brown, em Portofino, Ligúria, Itália - 8 de fevereiro de 2025
- Gênova a Portofino de trem, Itália - 30 de janeiro de 2025