Suiça

Lugano, Suíça, bate e volta a partir de Milão

Lugano é a cidade suíça mais italiana que existe, exatamente pela proximidade com o país da bota, o que faz dela um ótimo destino para um bate e volta partindo de Milão.

O idioma oficial é o italiano, é banhada pelo Lago de Lugano que lhe confere uma paisagem deslumbrante, com a água em tonalidade azul e as montanhas verdes como moldura, um lugar realmente espetacular.

Um destino maravilhoso

Saímos de Milão de manhã e após uma hora aproximadamente já havíamos chegado ao nosso destino, na Suíça, na região do Ticino, que é linda demais.

A paisagem da viagem é de encher os olhos

com lagos, montanhas e barquinhos

Antes porém, paramos na estação de Chiasso, já na Suíça, para a troca obrigatória do trem que nos levaria para Lugano e assim prosseguimos nossa viagem.

Estação de Chiasso

Descemos na Estação Lugano Paradiso, anterior à Estação Lugano que fica próxima ao Funicular que leva ao centrinho da cidade, mas este estava em reforma.

Uma estação bem simples

Lugano é linda!

Da Estação Lugano Paradiso seguimos a pé para um dos pontos turísticos da cidade e que eu queria muito conhecer, o jato de água à beira do Lago de Lugano e que por sorte estava funcionando, lindo.

Á medida que descíamos já íamos avistando o lago

Não é lindo?

Seguimos por uma alameda paralela ao lago e em direção ao centro histórico, e durante o percurso podíamos admirar toda a beleza da região.

À medida que o jato de água ia ficando cada vez mais longe

a cidade ia se exibindo para nós

um painel com o mapa da cidade nos indicava que já havíamos andado bastante

Lugano é um local que atrai muitas pessoas interessadas em arte e nas ruas encontramos muitas obras que enfeitam a cidade.

Peças em metal,

madeira

e pedra.

Pássaros em metal ornamentam a fonte de água potável

E aí, gostando de Lugano? O blog Viajando na Janela nos sugere outra cidade encantadora na Suíça em O que fazer em Zurique: roteiro de um dia [econômico!]. Vale a pena conferir todas as dicas para curtir muito a cidade sem perder tempo e dinheiro.

Muita arte e beleza em Lugano

E local para projeção das artes é o que não falta na cidade, bons exemplos são o LAC – Lugano Arte e Cultura, um centro cultural com a proposta de se tornar uma das mais importantes instituições culturais da Suíça e a Sotheby´s, uma empresa que atua no ramo de leilões e venda de objetos de arte, artigos e bens de alto valor.

Uma árvore linda em frente à Sotheby´s

Enquanto caminhávamos pela alameda, íamos observando a tranquila movimentação da região. Crianças, jovens e idosos circulavam pelo local, onde cães guiados por seus donos compartilhavam do mesmo espaço em total harmonia.

Caminhamos pela alameda paralela ao Lago de Lugano

de onde observávamos os barcos de passeio, este com a bandeira suíça.

A grandeza do lago

que é invadido pelos pequenos píeres

Estação Lugano – Centrale, onde barcos maiores atracam

E foi prosseguindo com nosso passeio “super relaxante” que chegamos ao centro histórico e mais um dos pontos fortes de Lugano.

Flores por toda parte

Fontes

de água potável

Delícias da cidade

Agora que a brincadeira ia começar, hora de experimentar as delícias que o centro histórico nos reservava.

Lojas com o autêntico

chocolate suíço

Quer ver mais desta loja recheada de chocolates? Confira tudo no post Chocolates suíços deliciosos, a Läderach tem.

barracas de frutas e legumes

A tradicional Salumeria Gabbani

com seus presuntos

e sanduíches maravilhosos

E o Grand Café Al Porto, uma antiga cafeteria da cidade

E muito mais do que isto o centro histórico tem a oferecer, lindas lojas de grife, artistas expondo seus trabalhos e uma arquitetura linda.

A loja da grife Cartier

a Prefeitura de Lugano

prédios históricos

retratados em obras de artistas da cidade

e outros mais

e janelas enfeitadinhas de flores

Após passearmos bastante pela cidade seguimos em direção à Estação Lugano, e foi quando ficamos sabendo que o funicular que facilitaria a nossa vida na subida íngreme estava fechado para reforma.

Encaramos uma subida considerável

mas com detalhes que poderiam passar despercebidos

como esta graciosa floricultura

E quando finalmente chegamos à estação pudemos admirar a cidade do alto e registrar a linda paisagem que se tem de lá.

Ao fundo o lago azul,

detalhes da cidade

dos trilhos do funicular

e da minha felicidade em primeiro plano.

Depois foi só seguir viagem pelo caminho lindo que levava de volta à Milão, com lagos, montanhas e uma vontade de retornar assim que for possível.

Paisagem pelo caminho de volta

com registros encantadores

Super indico esse passeio para quem estiver em Milão ou nas proximidades, pois vale realmente muito a pena conhecer Lugano.

Gisele Prosdocimi

Amo viagens, fotografia e gastronomia, posto tudo aqui no blog com o objetivo de informar, registrar e compartilhar lugares e momentos maravilhosos com as pessoas que também curtem estes hobbies.

View Comments

• Seu material fotográfico é excepcional. Bom poder conhecer um lugar por palavras e por imagens.

• Que comentário maravilhoso, Carlos Roberto e Gleidys, alegrou meu dia. Muito obrigada pelo carinho e visita, grande abraço.

• Confesso que fiquei muito triste de ler esse post perto da hora do almoço, me deu uma fooooome! Lugano parece ser lindo mesmo, olha essas fotos!! Quando for a Milão vou tentar reservar um dia para esse bate e volta, parece valer muuito a pena! :D

• Que paisagem incrível! Amei a praça, a árvore e fiquei babando no chocolate suiço, hahaha. Post lindo!

• Que charme de cidade <3 fiquei encantada com a paisagem (e babando nas fotos de comida!).

Mas nem tem como ser diferente né? Essas paisagens de montanha e lago são sempre encantadoras :)

• Gisele, a Suíça é um país lindo! Não conheci Lugano, mas pretendo ir. Fui a Lucerna e fiz um passeio pelas montanhas que foi maravilhoso! Adorei suas fotos, aumentaram ainda mais minha vontade de conhecer a cidade.

• Gisele, encantador seu post, suas fotos e a forma de seu relato em cada imagem... uma delícia de ler e reler, e de sonhar com Lugano!!!!

• Muito obrigada, Daniela, que bom que você gostou. Adorei os elogios, me incentivam a produzir posts cada vez melhores. Beijos

• Que lugar lindo. É sempre gratificante conhecer um lugar tão incrível como este fazendo bate e volta... Belo post!

• Muito obrigada, Itamar, realmente facilita a vida da gente montar uma base e conhecer o entorno dessa forma.

• Sabe o que eu queria agora? Um chocolate suíço!!! rsrs. Deu água na boca. Suas fotos estão maravilhosas! Adorei aquela que ao fundo está o lago azul. Mais um lugar encantador para a minha wish list!

• Ôpa, Alessandra, que beleza sugerir um destino novo para alguém, não deixe de conhecer Lugano, é um lugar muito especial.

Recent Posts

Visita à Torre Grimaldina no Palazzo Ducale, em Gênova

Fizemos uma visita à Torre Grimaldina, quando fomos conhecer o Palazzo Ducale, em Gênova, Itália,…

2 meses ago

Praças de Mendoza, refúgios da cidade

Bem vindo(a) à Mendoza, uma cidade encantadora onde praças pitorescas são o coração pulsante da…

3 meses ago

Santissima Annunziata del Vastato, Gênova

A Basilica della Santissima Annunziata del Vastato é uma igreja localizada em Gênova, Ligúria, Itália.…

Museu Arte Nova de Aveiro

Chegando ao encantador Museu Arte Nova de Aveiro Foi uma ótima decisão termos escolhido Aveiro…

4 meses ago

O que fazer em Jundiaí em 3 dias

O que fazer em Jundiaí em 3 dias é o roteiro de uma Press Trip deliciosa…

Visita ao Parque e Palácio das Mangabeiras – BH

Fizemos uma visita ao Parque e Palácio das Mangabeiras em Belo Horizonte, um passeio muito…