O Mercado Central de BH é uma das melhores atrações para quem visita a capital mineira, confira neste post, muito do que ele tem a oferecer.
Para quem ainda não conhece o Mercado Central de BH ou nunca ouviu falar, vou apresentá-lo.
Trata-se do Terceiro Melhor Mercado do Mundo, ficando atrás somente do Mercat de la Boqueria, de Barcelona, Espanha, e do Borough Market, de Londres, Inglaterra.
Este título foi conquistado em uma matéria especial sobre os 10 melhores mercados do mundo, publicada na revista de bordo TAM nas Nuvens, edição de 01/2016.
O mais importante e antigo mercado de Belo Horizonte é tão tradicional que já virou até ponto de encontro dos belorizontinos para aquela cervejinha com os amigos, e a farra é boa, acredite, hahaha.
O Mercado Central é um espaço de encontro, harmonia, confraternização e compras, claro.
Acredito que o objetivo de comprar esteja realmente no final desta listinha, porque ir ao Mercado é bom demais e não precisa ter nada para adquirir lá, basta entrar e sentir toda a energia contagiante do lugar. Eu adoro!
Tá precisando de uma pimenta boa para acompanhar aquele prato caprichado? Ou algo para levar para os amigos na volta para a terra natal? Aqui tem, dos temperos mais variados às pimentas mais ardidas, páreo duro para o México.
São várias bancas vendendo os mais variados produtos derivados de ervas e pimentas, é até bonito de ver de tão colorido.
E lá você encontra a pimenta mais ardida do mundo, aquela famosa que derruba qualquer um, rsrs.
Se esqueceu que você está em Minas Gerais, terra de um dos melhores queijos do mundo?
E temos vários tipos também, dos frescais mineiros aos maduros estrangeiros, é tanto sabor que a gente experimenta que até se esquece e tem que provar tudo de novo, rsrs.
E Minas é terra de doce bão também, e não é pouca coisa não. São bancas, lojas e prateleiras que não acabam mais, e quer coisa melhor pra combinar com queijo?
Os de leite são os meus prediletos, puros, cremosos, delicados, sabores que me remetem à minha infância no interior de Minas.
Carnes e peixes também não faltam no Mercado, é uma variedade de opções de muita qualidade, esse é um dos principais motivos que atraem vários clientes assíduos.
A qualidade dos produtos é um diferencial, tudo selecionado para os mais exigentes paladares.
Eita, essa parte também é boa, nem que seja pra admirar, como é o meu caso. Adoro ver as garrafas com rótulos engraçados, como uma tal de Perseguida, pode uma coisa dessa?
A variedade de licores também é de encher os olhos e os sabores combinam bem com o paladar mineiro. Licores de jabuticaba, laranja, tangerina, café, e muitos mais. Bom demais da conta, uai!
Esta é uma parte que adoro no Mercado Central, dá gosto ver a arrumação das frutas em uma paleta de cores maravilhosa.
E são as mais frescas, as mais tenras, as mais doces, dá gosto colher desse pomar.
O abacaxi e melancia picados na hora já viraram atração, quem for ao Mercado tem que experimentar, é bom demais.
O Mercado é bem grande e tem espaço para tudo que se possa imaginar, até coisas difíceis de encontrar e de outras bandas do mundo também.
O pequi é um produto bastante encontrado em algumas regiões de Minas Gerais e em quase toda a região Centro-Oeste do Brasil, bom para comer com arroz, mas precisa ter cuidado com os espinhos na hora de morder, dizem que é perigoso. É oito ou oitenta, uns amam outros odeiam.
O Noni chama a atenção por ser bastante exótico e é considerado uma fruta medicinal, já ouvi dizer que tem que saber usar, pode ser perigoso para o sistema renal, vai entender porque está ali para ser vendido para qualquer pessoa que quiser comprar.
É muito utilizado no Havaí e na Polinésia para tratamento de diversas patologias.
Outros produtos vêm de várias regiões do Brasil, como as castanhas de caju, bem nordestinas e que caíram no gosto dos mineiros.
Agora cheguei no que mais gosto no Mercado Central, é um ótimo ponto de encontro, cheio de bares simples, ideais para provar o famoso fígado com jiló, acompanhado de cervejas bem geladas.
Possui ótimos restaurantes também, com comida mineira da boa, não espere por luxo, mas muito tempero e sabor em pratos elaborados e caprichados.
Várias lojas vendem diversos artigos religiosos, onde podemos encontrar imagens, incensos, terços, crucifixos, ervas para banhos, velas de todos os tamanhos e cores, colares de contas, tudo mesmo, e ninguém vai desrespeitar ninguém por isto. O Mercado é laico e isto é ótimo.
Quando a gente acha que já encontrou de tudo por lá, a gente encontra ainda mais coisas que chamam nossa atenção. É bonito de ver os corredores coloridos por objetos pendurados, de cobre, plástico, cordas, pedras, palha ou madeira.
As lojas de artesanato enchem nossos olhos, uma mistura de cores, materiais e muita criatividade.
As lojas de flores naturais ou artificiais também decoram o Mercado, além dos inúmeros aquários com peixes coloridos e raros.
Se você gosta de comida mineira de boa qualidade, não deixe de visitar Tiradentes, o blog Foco no Mundo dá todas as dicas para você aproveitar o melhor da cidade e onde comer muito bem por lá. Vale a pena conferir!
Este é um dos grandes diferenciais do Mercado Central, uma Cozinha Escola super bem montada, funcionando a pleno vapor e o melhor de tudo, gratuita.
Participei de uma aula e gostei demais, é muito profissional e possibilita uma oportunidade para quem não pode pagar por cursos particulares, além de poder gerar uma renda com as receitas diferenciadas, equilibradas e super saborosas. Aprovadíssimo!
Confira neste post a minha experiência na Cozinha Escola do Mercado Central: Aulas de Culinária no Mercado Central de Belo Horizonte, é grátis!!!
Este post faz parte de uma Blogagem Coletiva, do Grupo Pequenos Grandes Viajantes, com o tema “Comidas pelo Mundo”.
E nada melhor do que conferir também os posts dos outros blogueiros com suas dicas e experiências de Comidas pelo Mundo, não é? Veja abaixo:
Blog Across The Universe – Onde comer em Foz do Iguaçu
Blog Tá indo pra onde – Onde comer bem e barato na Polônia – os tradicionais “milkbars” da época socialista
Uma Viagem Diferente – 8 Hamburguerias para conhecer em Santo André – SP
Chicas Lokas na estrada – Comida vegetariana em São José dos Campos – SP
Recordações de Viagens – Gastronomia Porto-riquenha
Porto Antico di Genova (Porto Antigo de Gênova) é uma área portuária linda, histórica e…
Ficamos hospedados no Hotel Wyndham Foz do Iguaçu, e considero que foi uma excelente escolha…
Fizemos um bate e volta de Santiago à Viña del Mar, que considero um dos…
O Museu da Memória e dos Direitos Humanos, localizado em Santiago, Chile, é uma instituição…
Altar da Igreja Matriz de Santo Antônio Em uma viagem à Catas Altas, cidade próxima…
Facilidade na troca de operadoras, mais espaço nos dispositivos, maior segurança e confiabilidade, suporte a…
View Comments
Já fui várias vezes ao Mercado Central de BH e meu ponto preferido também é o Bar Fortaleza. rsrs Amo!
Então sabe bem que vale muito a pena, não é, Poliana? rsrs
Esse mercado é tudo de bom né? Lembro que quando fui queria trazer vários queijos para São Paulo hahaha, mas acabei trazendo só um pote de doce.
É um ponto que não pode ficar de fora numa visita a BH. Adorei o post
Não pode mesmo, Diego, é um lugar muito bacana em BH. Obrigada.
Conhecer mercados locais é tudo de bom, e a culinária mineira é tudo de bom... logo, um mercado em Belo Horizonte só pode estar entre os melhores do mundo mesmo hehehe.
Muito legal!
Também adoro conhecer mercados em minhas viagens, Helen, é tudo de bom mesmo. Obrigada.
Eu amo o Mercado Central de BH! Sempre que vou lá me abasteço de doces... Deu até saudades! Ótima escolha!
Também amo o Mercado Central de BH, Denise, vale muito a pena sempre dar uma passadinha por lá, rsr. Beijos.
Adoro o Mercado Central de BH e sempre que passei lá, comprei coisas gostosas! Recomendo demais para quem for visitar a cidade!
Que bom que já conhece, Fernanda, obrigada pela visita.
Eu adoro visitar mercados e este de BH pelo teu post é muito legal. Eu que amo queijo e doce com certeza iria fazer a festa em uma visita. Como já provei o sorvete de cachaça, fiquei curiosa com a gelatina.
Então você iria fazer a festa no Mercado Central de BH, Andréa, rsrs. A gelatina de cachaça é muito gostosa e diferente, precisa experimentar. Beijos.
Eu adooooroo mercados centrais! Sempre que eu viajo procuro colocar no roteiro!
Eu também adoro, Cíntia, sempre estão nas minhas listinhas das cidades que visito. Obrigada pela visita, beijo.
O Mercado Central em BH é mesmo imperdível, já conheço, mas vou voltar lá novamente. Obrigada pela dica.
Imagina, eu que agradeço, espero que volte mais vezes ao Mercado Central de BH. Beijos.