Adoro visitar os mercados das cidades para onde viajo e o Mercado Municipal de Budapeste, também conhecido como Nagy Vásárcsarnok, não ficaria de fora por nada desse mundo. Sabe quando eu iria perder esta atração? Nunquinha!!!
Meu primeiro contato visual com o Mercado Municipal de Budapeste foi andando pela famosa rua comercial e turística, a Váci Utca, bem no final dela, onde ele se exibe para todos, impossível não reparar nele.
Não deixe de conhecer também em sua visita à Budapeste, o maravilhoso Bastião dos Pescadores – Linda homenagem às Tribos Magyares.
O imperdível Mercado Municipal de Budapeste
Logo de cara, o prédio, construído em 1897, impressiona pelo seu telhado rendado e colorido, uma das características de algumas construções da cidade, além do seu porte majestoso que chama logo a atenção.
Um grande portão recebe os visitantes e por dentro o Mercado de Budapeste não decepciona, com seus três andares lotados de produtos e artesanato regional.
Uma variedade de cores nas barracas enchem nossos olhos; frutas, flores, bordados, difícil sair de lá sem comprar nada.
Claro que comprei alguma coisa, trouxe páprica e um imã de geladeira fofo, da pimenta que produz o exótico condimento, para minha coleção.
E andei muito por ali e por todos os andares, conhecendo e experimentando alguns produtos, e observando o que havia de diferente dos nossos mercados brasileiros.
De tudo que vi no Mercado de Budapeste algumas coisas me chamaram a atenção, que são muito diferentes da nossa cultura e nossos hábitos.
A arquitetura do Mercado Municipal de Budapeste
A arquitetura agrada o olhar
É um prédio amplo, limpo, com barracas grandes e muito bem distribuídas entre largos corredores. É fácil locomover entre elas e escolher o que deseja sem grande tumulto de pessoas. Ponto para o mercado.
Os temperos
Como não falar da páprica, um condimento típico húngaro e o produto que é a maior atração do Mercado?
E lá tem aos montes, de todos os formatos, cores e preços. Impossível sair de lá sem uma unidade do produto, e tem outros temperos também.
A Pálinka
A Pálinka é uma bebida típica da Hungria, uma aguardente de frutas, de gosto forte e característico, bastante apreciada pelos húngaros e disponível em vários sabores.
As frutas
As frutas são de uma apresentação incrível, coloridas, firmes e doces, e é o que mais chama a atenção, depois das pápricas.
Os embutidos
Os húngaros adoram comidas de sabor forte e picante e os embutidos são alimentos sempre presentes na culinária húngara, sendo os produzidos em Szeged os mais procurados.
Os doces típicos
Confesso que não experimentei nenhum dos doces do Mercado de Budapeste, mas olhando as fotos depois me arrependi, parecem tão gostosos quanto são bonitos.
O artesanato
O último andar é reservado ao artesanato, onde podemos encontrar roupas produzidas manualmente, além dos bordados coloridos, uma tradição húngara que também enfeita as ruas da cidade.
Essa é a melhor parte da experiência de conhecer alguns mercados pelo mundo, ver de perto os hábitos alimentares dos nativos e os produtos que eles produzem e consomem, a verdadeira essência do viver ali. Recomendo sempre!!!
Quer saber mais o que fazer em Budapeste? Confira as nossas dicas e não perca nenhuma das melhores atrações da capital da Hungria. Recomendo!
- Porto Antico di Genova, Italia - 8 de novembro de 2024
- Hotel Wyndham Foz do Iguaçu - 8 de outubro de 2024
- Bate e volta de Santiago à Viña del Mar - 8 de agosto de 2024
Que limpeza…que organização…show…..
Muito obrigada, Rubens, você ia adorar conhecer o Mercado de Budapeste.
Budapeste é linda e o mercado um charme. Tirei mais fotos do exterior do que do interior, porque estava hospedada ali do lado e vi o mercado várias vezes! Muito legais suas fotos. Só uma correção: o mercado foi construído em 1897, não 1987. acho que foi erro de digitação, né?
Olá, Márcia. Que bom que gostou das fotos, fico feliz mesmo. Que bom também você ter reparado na data que coloquei errado, realmente foi um erro de digitação, muito obrigada pela ajuda. Grande abraço e bem vinda.
Adoro conhecer os “Mercadões”, como nos referimos aqui em SJC rs. A história da cidade toda se encontra ali e isso é incrível! Poder conhecer e degustar das comidas, doces e trazer um pouco pra nós é muito legal, adoro programas assim!! Sempre vamos à mercados quando estamos viajando e sempre trago algo também, nem que seja uma cachacinha pro bar do marido, pois o mais legal é ficar a lembrança!
Amei as suas fotos, sempre tive vontade de conhecer Budapeste, todos que foram sempre elogiam e parece realmente fascinante!
Beijos.
Olá Paula, obrigada pela visita. Se tiver oportunidade de conhecer Budapeste vai se apaixonar pela cidade, não perca.
Meu sonho conhecer Budapeste!
Sem contar que em todas as viagens nós buscamos conhecer os Mercados Municipais. É incrível ver de perto essa cultura gastronômica dos lugares.
É incrível mesmo, Eloah e Budapeste vale muito a pena conhecer. Não perca o Mercado quando for, vale muito a pena mesmo.
Gisele, visitar mercados é uma forma excelente de descobrir um pouco mais sobre a cultura de cada lugar. Este de Budapeste, em especial, parece tudo de bom!
Concordo com você, Ana Carolina, eu amo conhecer mercados exatamente por isso. Grande beijo e obrigada.
Tbm adoro visitar os mercados, Gisele. Lindíssimo esse de Budapeste. A cidade está na minha lista, quero muito conhecer.
Não perca, Mariana, vale muito a pena mesmo. Obrigada.
Que mercado amplo hein? Você mostra tudo, seus posts são ótimos!!!
Muito obrigada, Adriana, que bom que gosta. Adorei, hahaha…
Que tudo! Eu simplesmente.. ADORO mercados! Babei nesse aí.. rs
Imagina lá então, Keul, ia babar muito mais. Obrigada pela visita.
Adoro conhecer esses mercados e esse parece ser muito bom!!! Ótima dica!!!
Obrigada, Viviane, é muito bom mesmo, vale a pena conhecer.
Oie.. também adoro visitar os mercado municipais por onde passo. Adoro ver as novidades locais. Parabéns pelo post! Está à altura do mercado de Budapeste! Bjss 🙂
Muito obrigada, Bianca, volte sempre então, será um grande prazer.
Que mercado mais fofo e colorido pelo que pude perceber nas fotos. Não conheço Budapeste, mas com certeza, se algum dia for para lá, vou colocar esse mercadão no meu roteiro. Gosto de conhecer mercados pela curiosidade de ver os nomes dos alimentos em uma outra língua rs, sei que pode parecer estranho, mas sempre que viajo, costumo passar horas no mercado xeretando as plateleiras do mercado, em busca de algo diferente. E posso dizer que fiquei com água na boca de ver as gostosuras desses doces típicos de Budapeste 🙂
Abraços
Não deixe de visitar o mercado mesmo, Josiane, e experimentar de tudo, claro. Abraços e muito obrigada.
que mercado lindo, eu adorei passear por ali e gostei muito das barracas de especiarias e das frutas, uma pena que não comprei nada, pois fiquei com medo de me barrarem.
Também sou adepta à visitação de mercados e feiras é um dos meus passeios preferidos!
Adoro visitar mercados e feiras também, Flávia, mas comprando pouquinho não teria problema não. Na próxima não perca a oportunidade!
Que saudade gigantesca de Budapest! Estive lá duas vezes mas não visitei o mercado, eu certamente irei numa proxima pra comprar muitos doces! haha
Adorei suas fotos, mostrou bastante do mercado e o que tem por lá!
Beijos :*
Muito obrigada, Taís, que bom que gostou. Não perca a oportunidade na próxima vez que visitar a cidade. Beijos.
adorei esse mercado por ser beeem amplo! tem alguns mercados que dão uma sensação esquisita, as vezes parece que sufoca quanto tem muita gente!! e nuuunca tinha visto groselha sem ser suco, que coisa louca!!
Também gosto muito de conhecer os mercados locais, dá pra absorver bastante da cultura local. E Budapeste é um sonho! Quando chegar a hora de realizar, com certeza irei conhecer este belo mercado!
Então não deixe de conhecer Budapeste Itamar, é uma cidade de sonho mesmo. Grande abraço.
Que mercado lindooo Gi, arrasou. Vontade enorme de conhecer depois de ler o seu post. Verdade acho que você vacilou em não ter provado os doces hahahaha
Muito obrigada, Matheus, que bom que gostou. Realmente hoje vejo que devia ter provados os doces, tenho que voltar então. rsrs
Nossa, fico doida pra temperos, acho que iria adorar esse lugar <33 Também coleciono ímãs, amo quando tem fácil pra comprar assim. 😀 Linda a arquitetura e o clima do mercado.
Obrigada, Katarina, você ia amar os temperos e produtos desse mercado. Beijos
Que legal esse mercado, uma pena que quando fomos ele estava fechado e não conseguimos visitá-lo em funcionamento.
Uma pena mesmo, Edson, mas como você mora aí na Europa, tem mais chance de reverter isso, né?
Gisele fantástico seus comentários. Adoro visitar os mercados. Estou de viagem para Hungria e estarei por 4 dias em Budapest e visitarei o Mercado. Se vc tiver algo mais sobre Budapest por favor envie.
Olá Hilma,
Boa noite!
Obrigada pelo gentil comentário comentário, adorei.
A Hungria é um destino incrível e Budapeste uma cidade maravilhosa e que encanta todos que a visitam, amei conhecer.
Ainda não escrevi sobre tudo que vi em Budapeste, mas seguem os links para que possa ter uma idéia do que encontrar.
http://wp.me/p7tope-1DF
Budapeste: Memorial “Sapatos às Margens do Danúbio” | Destinos Por Onde Andei…
wp.me
Em Budapeste, vários monumentos relembram a história do povo húngaro, e um dos mais importantes é o Memorial “Sapatos às Margens do Danúbio”. Confira!
http://wp.me/p7tope-Py
Budapeste – O primeiro goulash a gente nunca esquece! | Destinos Por Onde Andei…
wp.me
Visitar Budapeste, a capital da Hungria e não experimentar o tradicional goulash é impraticável e uma daquelas experiências que valem muito a pena.
http://wp.me/p7tope-2z
BUDAPESTE – Bastião dos Pescadores – Linda homenagem às Tribos Magyares | Destinos Por Onde Andei…
wp.me
Quando o dia amanheceu em Budapeste, após nossa chegada na noite anterior, contei neste post que saímos para conhecer a capital da Hungria e fomos criando intimidade com a cidade, considerada “A Pérola do Danúbio” ou “A Paris do Leste Europeu”.…
http://wp.me/p7tope-Vn
New York Café, muito luxo em Budapeste | Destinos Por Onde Andei…
wp.me
Conheça o New York Café em Budapeste e entenda porque é considerado o Café mais belo do Mundo. Uma verdadeira obra prima na capital húngara!
http://wp.me/p7tope-2v
BUDAPESTE – Passeio de barco pelo Rio Danúbio | Destinos Por Onde Andei…
wp.me
Um passeio de barco pelo Rio Danúbio, que foi a inspiração para a famosa valsa “Danúbio Azul”, de Johann Strauss filho, célebre compositor austríaco, é um dos programas mais maravilhosos que alguém pode fazer em Budapeste. O Rio Danúbio fica…
http://wp.me/p7tope-2E
BUDAPESTE – Primeiras impressões sobre a “Pérola do Danúbio”. | Destinos Por Onde Andei…
wp.me
Incluímos Budapeste em nosso roteiro de viagem por três bons motivos. Primeiro, porque haveria uma corrida da temporada de Fórmula1 2015 acontecendo exatamente no meio de nossa viagem pela Europa e meu marido e filho não perderiam isto por nada…
http://wp.me/p7tope-1SO
8 Castelos pelo Mundo que valem a pena conhecer! | Destinos Por Onde Andei…
wp.me
Conhecer castelos era um sonho de criança e consegui realizar visitando alguns dos mais belos e interessantes do Mundo. Entre nesse mundo comigo e confira.
Espero que faça ótima viagem e que estes posts sirvam para te ajudarem à programar sua visita à Budapeste, a Pérola do Danúbio.
Grande beijo e obrigada pela visita.
Gisele Prosdocimi
Pingback: Top 10 países incríveis para recordar! | Destinos Por Onde Andei...
Pingback: 16 LOCAIS PARA VOCÊ VIAJAR DO SOFÁ - Fui por aí