Existe uma variedade incontável de mercados espalhados pelo mundo, e cada um mais maravilhoso que o outro, não tenho dúvida disso, porém os mercados de comida são os meus prediletos, porque adoro cozinhar.
Mercados de comida são atrações que sempre faço questão de incluir em minhas viagens, junto com os melhores museus do destino visitado, é claro.
São nos mercados de comida e nos museus que encontramos grande parte da identidade de um povo, como cultura, sabores, tradições, costumes, arte e toda a sabedoria e memória de sua gente.
Hoje vamos visitar alguns mercados de comida que encontrei em algumas de minhas viagens pelo mundo, e olha que ainda não viajei o tanto que ainda desejo e pretendo, rsrs.
Que venham muitas viagens e mercados maravilhosos ainda para todos nós! Vem comigo?
Pense em um mercadinho super charmoso, em uma atração bem famosa, de uma das cidades mais incríveis do mundo. É o Grande Central Market, localizado no Grand Central Terminal, em Nova York.
O Grand Central é a maior estação de trens de Nova York e por onde passam os trens metropolitanos e o metrô da cidade, recebendo aproximadamente 750.000 pessoas diariamente.
Devido à este movimento enorme de pessoas, o Grand Central possui um comércio bastante variado e inclusive conta com restaurantes também.
Não poderia mesmo faltar um mercado pequeno, mas completo, como o Grand Central Market, onde o cliente pode encontrar de tudo, desde especiarias, flores, carnes, peixes, bebidas, doces e até frutas e legumes variados e de excelente qualidade.
Nova York sempre surpreendendo os visitantes, com pinceladas de arte, cultura e o melhor da gastronomia mundial.
E falando em mercadinho charmoso em Nova York, fomos conhecer também o Eataly, que não deixa nada a desejar aos amantes de gastronomia e apreciadores de produtos de qualidade.
O nome veio da junção das palavras Eat (comer, em inglês) e Italy (Itália, em inglês), a idéia era reunir em um mesmo teto produtos italianos de qualidade, e o resultado foi o melhor possível.
A famosa rede tem unidades em várias cidades do mundo e sempre com o mesmo padrão, oferecendo produtos provenientes da Itália, em ambientes caracterizados e remetendo ao país da bota.
Os visitantes tanto podem comprar os produtos diretamente das prateleiras ou atendidos pelos funcionários, quanto se deliciarem com os pratos servidos em alguns restaurantes espalhados pelo mercado.
Se prepare para esperar por um tempo razoável, mas que vai valer a pena!
E conhecemos mais uma unidade do Eataly, desta vez em Gênova, na Ligúria, Itália.
O Eataly em Gênova está localizado no Porto Antico, uma região muito bonita e turística da cidade.
No Brasil também existe um unidade do Eataly, localizada na cidade de São Paulo.
A rede vende produtos de excelente qualidade, dentre eles, uma enorme variedade de vinhos, pães, massas, molhos, frutas e verduras, além de azeites para todo gosto e bolso.
O pesto genovese, produto típico da região, também é encontrado em grande quantidade, afinal, a receita é originária de Gênova, o que enche os genoveses de orgulho.
Provamos duas vezes da boa gastronomia do local, onde experimentamos pratos de massa, peixe e a pizza de massa crocante e saborosa.
Está aí um mercado imperdível na cidade, aliás, onde tiver algum Eataly, pode entrar, que é garantia de ótimos momentos.
Adoro conhecer também mercados de rua, as famosas e pitorescas feiras, com todo seu colorido e astral divertido; dei de cara com uma destas pelas ruas de Milão.
Confira em Minha deliciosa experiência em uma feira livre de Milão.
Para minha surpresa, não deixou nada a desejar comparada com os melhores mercados que conheci, tanto em relação à qualidade dos produtos quanto à organização.
Produtos coloridos e frescos, parecia que foram colhidos naquele momento, e na Itália parecem ainda mais especiais, sou suspeita, porque adoro este país.
O Mercado Municipal de Budapeste, o Nagy Vásárcsarnok, foi uma grata surpresa em nossa visita à capital da Hungria.
O Mercado está localizado ao final da Váci Utca, a famosa rua dos turistas, duas atrações que se encontram e oferecem experiências maravilhosas aos visitantes.
Com seu telhado ricamente ornamentado, seduz todo visitante pela sua arquitetura exterior e interior, além de seus produtos exóticos e interessantes.
Entre os produtos preferidos pelos turistas, a páprica tem lugar de destaque, e como adoro cozinhar, trouxe comigo uma porção desta especiaria tão característica e típica da Hungria.
O produto é apresentado em várias embalagens e tamanhos, e é uma ótima opção para presentear quem ama cozinhar também, trouxe para minha irmã que adorou.
O Mercado Central de Santiago é muito conhecido por quem visita a cidade, principalmente por ser bem típico e oferecer produtos desconhecidos de muitos turistas.
Dentre as atrações estão os variados pescados e frutos do mar, muitos só encontrados no Chile, o que faz com que a experiência seja única.
Dentre eles, a centolla, um crustáceo gigante tanto nas medidas quanto no valores, o que inviabiliza para muitos experimentar o prato.
Eu fui uma que nem quis sentir o sabor de tão refinada iguaria, vai que eu tome gosto pela coisa e não consiga mais viver sem. Deus me livre $$$!!!
E chegamos à um dos mercados que adoro, o Mercado Central de Belo Horizonte, uma atração imperdível para quem visita a capital mineira.
E não é só os turistas que se encantam com este mercado, nós moradores de BH também somos fãs e frequentamos bastante.
Seja para comprarmos produtos de qualidade, seja para tomarmos aquela cervejinha estupidamente gelada, batendo um papo com os amigos, sempre acompanhada do famoso tira-gosto, o fígado com jiló.
Tem de tudo no Mercado Central de Belo Horizonte e para todo gosto, frutas, verduras, cafés, queijos, especiarias, cachaças, peixes, aves, carnes, artigos religiosos, artesanato, bares e restaurantes.
É um local para relaxar, curtir e passar boas horas se deliciando com produtos que te farão lembrar da excelente culinária mineira e da simpatia e hospitalidade dos mineiros.
Não deixe de experimentar o famoso pão de queijo, receita feita com muito carinho e tradição, garanto que vai sentir saudades daqui.
Afinal, tem gente que gosta de mercados tanto quanto eu e também adora compartilhar suas experiências.
É o caso das amigas blogueiras, Cecília, do blog Viajante Econômica, que conta sobre uma nova atração na Baixada Santista, em Mercado de Peixes de Santos: pescados e gastronomia juntos, a Lilian, do blog Uma Senhora Viagem, conta tudo que viu em 10 Lindos Mercados no mundo, e por fim, a Bárbara, do blog Experiência Bárbara, mostrando o que há de melhor em 12 mercados no mundo que vão te surpreender!
Porto Antico di Genova (Porto Antigo de Gênova) é uma área portuária linda, histórica e…
Ficamos hospedados no Hotel Wyndham Foz do Iguaçu, e considero que foi uma excelente escolha…
Fizemos um bate e volta de Santiago à Viña del Mar, que considero um dos…
O Museu da Memória e dos Direitos Humanos, localizado em Santiago, Chile, é uma instituição…
Altar da Igreja Matriz de Santo Antônio Em uma viagem à Catas Altas, cidade próxima…
Facilidade na troca de operadoras, mais espaço nos dispositivos, maior segurança e confiabilidade, suporte a…
View Comments
Adoro mercados onde posso ver como é a alimentação dos moradores dos países que visito. Acho que conhecendo mercados de comida pelo mundo, aprendemos a valorizar nossas frutas e verduras que temos em abundância no Brasil. Aliás, nunca fui ao Eataly, nem em São Paulo. Preciso conhecer, ainda mais depois de saber destes que você já conheceu. Beijos
Ah, Cecília, realmente, você tem toda razão, temos muita fartura e variedade em nosso país, dá para perceber nos nossos mercados e cafés da manhã de hotéis do Brasil, os estrangeiros devem ficar maravilhados. Quanto ao Eataly, você precisa conhecer, vale muito a pena! Beijos.
Oi, Gi
Essa seleção de mercados de comida pelo mundo está de dar água na boca. Realmente adquirir ingredientes típicos de certos lugares e depois preparar comidinhas é uma das melhores recordações do lugar.
Dentre esses mercados de comida pelo mundo o que mais me impactou foi o de Budapeste embora todos sejam muito legais.
Parabéns pelo post.
Beijocas
Oi, Lilian, são mercados bem legais mesmo, cada um mais interessante e bonito que o outro. Muito obrigada, querida. Beijos.
Sou como você Gisele, adoro visitar mercados de comida pelo mundo. Mas não consigo imaginar como fígado com jiló seja bom. Não pelo jiló, que adoro, mas pelo fígado!!!!
Oi, Bárbara, e eu sou exatamente o contrário, adoro fígado e odeio jiló, na hora que como, tiro o jiló, com certeza e mando ver no fígado, com uma cervejinha bem gelada, hehe. Beijos.
Adoro visitar mercados e sempre me disponho a experimentar comidas locais. Sua postagem me deixou com água na boca.
Também adoro conhecer mercados pelo mundo, Sylvia, são passeios que valem muito a pena. Beijos.