Quando pensei em escrever sobre o que mais amei em Paris, me lembrei de tanta coisa que se contasse aqui o texto ficaria enorme, então tentei reduzir a somente 10 motivos para amar Paris, sabendo que cometeria grandes injustiças com a Capital da França.
Já contei em outro post que Paris foi a primeira cidade que conheci em minha primeira viagem internacional e o quanto me surpreendeu com suas belezas, arte e cultura, transformando para sempre a minha vida, tanto que me tornei blogueira de viagens poucos anos depois e a culpa é da Cidade Luz.
Vamos aos meus argumentos:
1- A rica história francesa:
Uma história marcada por reis, papas e imperadores, batalhas e guerras, vitórias e derrotas, pobreza e riqueza, muito de tudo isto está em Paris, espalhado por museus e monumentos, parques e praças, ao alcance de todos que visitam esta cidade surpreendente.
Desde a Torre Eiffel, onde Hitler desfilou com seus generais na Segunda Guerra Mundial, até a Champs Elisées, a linda avenida onde o general Charles de Gaulle comandou as tropas da Resistência Francesa após a liberação de Paris, tudo é história.
2- A cidade é um Museu a céu aberto:
Você pode até dizer: – Ah, mas eu já ouvi isso antes!!!
Eu também já ouvi, mas só fui entender quando pude ver ao vivo e a cores tudo que está contido nestas poucas palavras e me surpreender com o que encontrei espalhado pelos quatro cantos de Paris. Esculturas, fontes, monumentos, tudo ali, se abrindo diante de meus olhos, além da arquitetura singular.
Place de la Concorde
Obelisco de Luxor, retirado do Templo de Luxor
3- Museus fantásticos:
Tá bom, Paris é “um museu a céu aberto“, mas não é por isto que você vai deixar de conhecer as riquezas expostas nos sensacionais museus da cidade, o melhor está guardado neles e são imperdíveis. Se está nos livros, está lá ao seu alcance, aproveite.
Hall de entrada do Museu do Louvre
4- Uma cidade muito fotogênica:
Quer sair bem na foto? Visite Paris e os cenários de suas doces lembranças serão maravilhosos, encantadores, inesquecíveis, como os meus.
Torre Eiffel
Rio Sena e Jardim das Tulherias ao fundo
5- Topografia favorável:
Paris é plana, com exceção da região de Montmartre, e pelo menos onde interessa aos turistas, facilitando as longas caminhadas pela cidade. Por isto que por lá o verbo flanar, que significa “caminhar sem destino certo, andar sem rumo”, faz todo o sentido.
Saint Germain des Prés, um dos bairros mais animados e planos
6- Ótimos transportes públicos:
OK, você cansou de flanar, porque a cidade é grande e as pernas não permitem mais, então pode optar pelos transportes públicos extremamente eficazes, como: metrô, ônibus e tramway (bondes elétricos modernos que ligam aos subúrbios), além das ecológicas bicicletas que podem ser alugadas. Lembrou que Paris é plana?
Estação Solferino em Saint Germain de Prés
Bicicletas para aluguel em Paris
7- Passeios bate e volta:
Quem visita Paris acaba saindo da cidade e conhecendo alguns pontos turísticos no seu entorno e boas opções não faltam: Castelo de Versalhes, Euro Disney, Jardins de Monet em Giverny, Mont Saint Michel, etc. Entenda o etc como muitas coisas boas para conhecer mesmo e pertinho de Paris.
Jardins do Castelo de Versalhes
8- Doces:
Paris definitivamente não é um local para se fazer dietas, porque a oferta de sobremesas é enorme e são tão bonitas, gostosas e sofisticadas que a gente acaba sucumbindo à vontade e experimentando muitas opções. Porém, em viagens é hora de relaxar e aproveitar, deixe o regime para quando retornar prá casa. Alguém resiste aos crepes deliciosos e aos coloridos macarons?
Difícil escolher
entre tantas opções
9- Baguetes, crepes, queijos e vinhos:
Nem só de doces vive o turista em Paris, a gente acaba experimentando as baguetes variadas (ótima opção para lanches mais econômicos), os crepes leves, os queijos excepcionais e os vinhos idem. Mas para mim, imperdível mesmo é a famosa sopa de cebola, tem que provar, é o máximo em tradição e sabor, adoro.
Vinho e cerveja
Crepe salgado
e crepe doce
10- Flores em qualquer estação:
Uma das coisas que mais me chamou a atenção em Paris foram as flores. São lindas, viçosas, coloridas e encontradas em qualquer estação do ano. Até mesmo no inverno elas estão lá, enfeitando a cidade e o cenário de suas fotos. Uma explosão de cores e formas, um brinde aos olhos.
Jardim próximo à Torre Eiffel
Tulipas
e mais tulipas
Conheça também as passagens parisienses: conexões entre ruas, classes e épocas, um outro ponto de vista sobre Paris.
E ainda tem mais, muito mais, mas isto é assunto para outros posts.
Tem alguma outra sugestão sobre Paris? Deixe seu comentário abaixo, vou adorar saber.
- Porto Antico di Genova, Italia - 8 de novembro de 2024
- Hotel Wyndham Foz do Iguaçu - 8 de outubro de 2024
- Bate e volta de Santiago à Viña del Mar - 8 de agosto de 2024
Amei tuuuudoooo!! Já quero ir pra Paris!!
Oi, Kátia, que ótimo que tenha gostado, quando for me leva com você? rsrsrs