Viagens de trem na Europa são quase obrigatórias para quem cruza o oceano rumo ao Velho Mundo, e existem três bons motivos para isto: é bom, bonito e barato!
Estas três qualidades já bastariam, não é? Mas tem uma quarta que é tudo de bom: é rápido também!
É rápido por ser um meio de transporte super moderno, você geralmente pega o trem dentro da cidade e larga dentro de outra cidade, o que facilita demais sua vida.
Geralmente as estações de trem ficam dentro ou muito próximas dos centros das cidades, evitando que você precise pegar outro transporte para chegar à sua hospedagem.
Você também não vai perder horas no trânsito ou estradas para chegar lá, o que faz com que ganhe muito tempo. Eu recomendo sempre!
=========================================================================
Planejando sua viagem!
Planeje suas viagens com nossos parceiros e ajude o blog a te ajudar cada vez mais, e você não gasta nenhum centavo a mais por isto!
- Hospedagens com o Booking.com e Hotéis.com
- Seguros viagens com os melhores preços e condições com a Real Seguros
- Fretamento de veículos com a Rentcars
- Chip internacional com internet ilimitada com a EasySim4U
- Ingressos e passeios sem fila com a GetYourGuide
- e muito mais, confira na lateral direita do blog, a gente agradece!
=========================================================================
Então, como incentivo segue abaixo:
Minhas viagens de trem na Europa
Minha primeira viagem de trem na Europa foi de Paris para Versalhes, para conhecer o famoso Castelo de Versalhes, e que viagem!
De Paris à Versalhes
Eu marinheira de primeira viagem achei tudo a coisa mais linda e fiquei fascinada com tanta facilidade e conforto.
Peguei o RER que é o trem que sai de Paris rumo aos destinos próximos, e que passa pelas linhas de metrô da cidade.
De Roma à Florença
Minha segunda viagem de trem foi de Roma, saindo da Termini para a Estação Santa Maria Novella, em Florença.
Esta viagem demora somente 1 hora e 30 minutos e gerou até um post; quer saber mais como foi? Clique aqui!
Tive a oportunidade de fazer esta viagem por duas vezes e com o mesmo conforto e comodidade, uma excelente opção de acesso entre as duas cidades.
Vai viajar? Viagem com segurança é imprescindível. Cote seu seguro, sem compromisso, com a Real Seguros!
De Florença à Milão
Depois de passar dois dias em Florença segui de trem para Milão, saindo bem cedo da Estação de Santa Maria Novella.
Após 1 hora e quarenta minutos cheguei à estação mais movimentada de Milão, a Milano Centrale.
De Nice à Mônaco
Este é um trecho que dura aproximadamente 40 minutos de paisagens maravilhosas às margens do Mar Mediterrâneo.
O trem parte da Estação Niceville rumo à Gare de Mônaco, que fica bem no meio da cidade, uma facilidade para quem pretende assistir ao Grande Prêmio de Fórmula 1.
Leia neste post a nossa experiência, clicando aqui!
De Bruxelas à Bruges
Ah, a Bélgica! Quanta facilidade para andar de trem neste país e foi isto que fizemos em nossa oportunidade de conhecê-lo.
Para começar, a Estação Central de Bruxelas fica bem próxima à região turística mais visitada da cidade e dá para ir a pé.
O percurso demora apenas 1 hora e 10 minutos para se chegar à Bruges, um dos destinos mais desejados dos turistas que visitam a Bélgica.
Da estação seguimos caminhando a pé em direção ao centro histórico de Bruges, é bem perto e todos fazem desta forma.
De Bruges à Ghent
Ghent foi outro destino que fiz questão de incluir em nossa visita à Bélgica e valeu muito a pena.
De Bruges partimos de trem para Ghent em um percurso de no máximo 25 minutos, só que a estação fica um pouco afastada do centro da cidade.
Para quem chega de trem à cidade, precisa pegar um tram, um tipo de metrô de superfície, em um ponto que fica próximo à estação e seguir até o centro histórico.
Para retornar à estação, basta pegar novamente o mesmo tram, no ponto que parou na chegada.
De Bruxelas à Antuérpia
Esta viagem de trem fizemos com menos de 50 minutos, partindo de Bruxelas com destinos à linda estação de Antuérpia.
De Milão à Lugano
Fizemos um bate e volta à Lugano, passando um dia especial na cidade, ensolarado, regado à chocolate e delícias da região.
Chegando à Lugano
Esta viagem também gerou um post, uma experiência maravilhosa partindo da Itália em direção à Suíça. Leia aqui!
De Milão à Veneza
Partimos de Milão em direção à Veneza, onde passamos dois dias na cidade, uma viagem que deixou saudades.
O vídeo abaixo fala mais do que as palavras, assista e veja se não vale a pena chegar de trem à Veneza.
De Milão à Como
Como é um destino que eu tinha muito desejo de conhecer e estando em Milão foi muito fácil chegar até esta cidade às margens do lago de mesmo nome.
Em menos de 40 minutos chegamos à Como partindo da Estação Milano Centrale, que ficava bem perto de nosso hotel em Milão.
Uma dica importante é validar os bilhetes de trem antes de embarcar, porque os fiscais podem multar quem não estiver com os mesmos validados.
De Milão à Monza
O objetivo desta viagem foi irmos ao encontro do Grande Prêmio de Fórmula 1 em Monza, eu ficaria em Monza e meu marido e nosso filho iriam assistir à corrida.
Alguns trens partem de Milano Centrale diretamente para o parque próximo à Monza e onde fica o circuito.
Como pegamos o trem que ia direto ao parque e este fica afastado de Monza, acabei decidindo retornar sozinha para Milão e aproveitar um pouco mais da cidade.
Outros trens passaram nesta estação deixando vários passageiros que iriam assistir à corrida, enquanto eu aguardava meu trem.
Meu trem me deixou na Estação Porta Garibaldi, fiz umas comprinhas e peguei um metrô para a Estação Milano Centrale, que ficava perto do meu hotel. Pronto cheguei!
De Milão à Gênova
Partimos de Milão, da Estação Milano Centrale até a Estação Gênova Brignole, em um trajeto que durou aproximadamente 1 hora e meia.
O que mais me chamou a atenção nesta viagem de trem foi a beleza do trajeto, entrecortado por rios com pedras brancas e água esverdeada.
De Gênova à Cinque Terre
Cinque Terre era um sonho e quando descobri que ficava bem perto de Gênova, onde eu passaria 9 dias, tratei de tornar esse sonho realidade.
De Gênova foi fácil realizar o sonho, partindo da estação Gênova Brignole, a viagem demora cerca de 1 hora e 15 minutos, sendo que tem uma parada para troca de trem em Sestri Levante.
Em Cinque Terre o visitante tem que comprar o 5 Terre Express que dá direito à utilizar o trem que vai parando nos vilarejos, um sobe e desce que vale muito a pena.
De Gênova à Portofino
Estive em Portofino com meu marido e nosso filho, partimos também da estação Gênova Brignole até a estação de Santa Margherita Ligure, em um trecho de menos de meia hora.
Na estação passa um micro-ônibus que atravessa a cidade de Santa Margherita Ligure e leva até Portofino.
Portofino é um dos lugares mais lindos que já conheci na minha vida e não é para menos. O mar mediterrâneo abraça este destino com sua tonalidade verde esmeralda encantadora.
Barcos de todos os tamanhos atracam em sua pequena marina, de pequenos botes a iates luxuosos.
Suas lojas de grife, restaurantes típicos e o ar glamouroso fazem deste destino um dos mais desejados da Itália. Um luxo!
Almoçamos e passamos um dia maravilhoso em Portofino e na volta para Gênova, descemos do ônibus para conhecer Santa Margherita Ligure, voltamos à pé para a estação, que fica bem próxima.
Estas foram as minhas viagens de trem pela Europa, espero que venham muitas mais, experiências que me enriquecem e enchem minha alma de recordações e alegria.
Este post faz parte da Blogagem Coletiva #viajardetrem do Grupo Pequenos Grandes Viajantes, onde vários blogueiros contam suas viagens de trem por este mundo surpreendente.
Prestigie os posts e se surpreenda com as dicas incríveis dos blogueiros nos links abaixo:
-
Ligado em Viagem – Viagem de trem na Alemanha – Como comprar, andar e dicas – https://www.ligadoemviagem.com.br/2017/09/27/trem-alemanha/
- Gastando Sola Mundo Afora – De São João Del Rey a Tiradentes de Maria Fumaça, um passeio a moda antiga – Tiradentes – MG – http://www.abaretiba.blog.br/2017/09/de-sao-joao-del-rey-tiradentes-de-maria.html
- Viajonários – Dicas para viajar de trem pela Inglaterra – http://wp.me/p5MVZL-8dZ
-
Cantinho de Ná – Como é viajar de trem pela Espanha https://cantinhodena.com.br/2017/09/como-e-viajar-de-trem-pela-espanha/
-
Viajante Comum – De Ouro Preto a Mariana no trem da Vale http://www.viajantecomum.com/2017/09/26/de-ouro-preto-a-mariana-no-trem-da-vale
- Bodega Casa Vigil (El Enemigo), Mendoza - 22 de novembro de 2024
- Porto Antico di Genova, Italia - 8 de novembro de 2024
- Hotel Wyndham Foz do Iguaçu - 8 de outubro de 2024
Uaaau, você já aproveitou esse meio de transporte bom, bonito e barato em várias viagens! Como você disse, também acho a localização das estações de trem uma das maiores vantagens, visto que geralmente já ficam perto do centro histórico e você acaba economizando dinheiro e tempo quando comparado ao deslocamento até um aeroporto.
É isso mesmo, um transporte que vale a pena na Europa, eu adoro e recomendo a todos. Pena que no Brasil não existe esta estrutura toda, ia ser ótimo. Muito obrigada, beijos.
Pingback: Viajar de trem: um meio de transporte charmoso e eficiente
Ah, que delícia esse tanto de viagens de trem.
Esse meio de transporte é tão prático, tudo fica tão pertinho. Muito vantajoso.
Concordo com você Aline, é bem prático e faz tudo ficar perto, adoro. Obrigada.
Gi, quantas viagens lindas de trem você fez!
Ainda não conheço a Itália, mas certamente viajar de trem por lá será minha opção. Adorei a dica do 5 Terre! Deve ter cada vilarejo lindíssimo pelo caminho…
Valeu pelas dicas! São preciosas!
Beijão
Muito obrigada, Rayane, torcendo aqui para sua viagem à Itália ser tão linda quanto as minhas e faça tudo de trem, claro.
Muitas viagens legais de trem. Eu tb adoro e indico pois só viajo pela Europa de trem. Ótimo post !!!!!!
Muito obrigada, Lilian, já vi fotos suas a bordo de trens maravilhosos. Beijos.
Depois de ler um post desses a minha certeza é que qualquer dúvida sobre viagens de trem na Europa você é a pessoa a buscar! Quanta experiência linda! Obrigada por compartilhar! Beijos!
Oi, Cristina, que bom que gostou, adorei o elogio, muito obrigada, volte sempre.
Eu também amo viajar de trem e acho o meio de transporte mais prático! Adorei ler o seu relato e viajar um pouquinho com você por esses lugares belíssimos! Excelente post!
Muito obrigada, Ana, também adoro andar de trem, pena que existam tão poucas opções para passageiros aqui no Brasil. Beijos.
oi Gisele… eu também sou uma aficionada por viagens de trem! É tão prático né?! Entramos, sentamos confortavelmente e vamos apreciando as paisagens que costumam ser muito bonitas!
Isso sem contar que encontramos aqui e acolá muitas lindas estações de trem né?! A de Antuérpia, por exemplo, que ainda não conheço e você mostrou aqui é linda, linda! 🙂
Dos trechos que você já fez só temos em comum Roma – Florença, mas fiquei pela cidade por 15 dias mais ou menos e não queria sair mais nunca! rsrsrs
Você fez trechos maravilhosos! Vontade de pegar um trem bem agora! 🙂 bjus
Oi, Analuiza, obrigada pelo comentário. Que bom que gostou dos trajetos que fiz e te inspiraram a fazê-los também. Estou torcendo aqui para que se realizem. Beijo.
Fizemos os 2 primeiros trajetos desse post e muitos outros por outros países, os 3 ‘B’ (bom, bonito e barato) realmente são um incentivo para escolhermos os trens como meio de transporte na Europa e junto com rapidez, praticidade e conforto não tem como ser diferente.
Realmente, Cynara, o trem é imbatível na Europa, legal termos feito alguns trajetos em comum. Beijos e obrigada.
Gisele
Vi que vc esteve em Cinqueterre, chegando por Genova. Estou planejando chegar por Florença e voltar a Milão parando em Genova. Você acha que dá certo? Tem algum local que seria melhor nos hospedarmos, considerando que ficaremos, na minha ideia, 2 noites em Cinqueterre?
Oi Adriana, tudo bem? Sim, acho que dá muito certo, vocês estarão fazendo o inverso da minha viagem, que foi de Milão para Gênova e depois conheci Cinqueterre, retornando para Gênova, que era nossa base. Sugiro ficarem hospedados em La Spezia, nas estações comprem o 5 Terre Card Train que dá direito a fazerem todo o percurso das terres, parando e visitando cada uma com tranquilidade, já que terão dois dias no Parque.
Se tiverem mais um dia, sugiro também que fiquem pelo menos uma noite em Gênova antes de irem para Milão, onde poderão conhecer o Porto Antico, o Centro Histórico, o Aquário de Gênova, considerado o maior da Itália e um dos mais importantes da Europa, comer uma pasta com o tradicional molho pesto no Eataly, tomar um sorvete no charmoso bairro de Boccadasse e muito mais.
Uma cidade que considero imperdível na Ligúria e fica perto de Gênova é Portofino, dá para fazer um bate e volta de trem com folga, indo de manhã e retornando para Gênova à tardinha.
Se tiverem a oportunidade de conhecer Portofino, considerada a vila mais chique da Ligúria, não deixe de subir até o Castelo Brown e admirarem a maravilhosa vista da marina da cidade e do lindíssimo Mar Mediterrâneo. Leve água e lanchinhos, porque os preços por lá são bem salgados, rsrs.
Precisando de mais alguma informação, estou à disposição. Um beijo.
Oi Gisele, ótimo post!! Vamos para La Spezia partindo de Turim de trem também. Mas fiquei preocupada com uma troca de trem na estação Brignole em Gênova, o tempo de troca é de apenas 6 minutos. Não sei se essa estação é muito grande e dá pra se perder… Rs! Será que dá tempo?
Obrigada, Daiane. A estação Brignole, não é grande, aliás, nenhuma estação de Gênova é grande. Mas fique atenta já na porta de saída do trem para ir rápido para seu binário que vai dar tempo sim. Ótima viagem pra você!